quinta-feira, abril 28, 2011

Educação e Tecnologias: Mudar pra valer!

Educação e Tecnologias: Mudar para valer!
José Manuel Moran

IDENTIFICAÇÃO

Turma: Professora do Ensino Fundamental - Geografia
Professora: Bernardete T. C. Bilhar
Tutora: Ana Maria Espíndola Fernandes

A tecnologia está revolucionando nossa vida no cotidiano. É preciso que a educação também esteja conectada a essas tecnologias, para estabelecermos ações, que facilitem a aprendizagem, pois a escola sempre foi e é hoje um importante ponto de referência para o aluno.
Devemos estimular nossos alunos para a inovação. Os recursos estão a nossa disposição para aprender e ensinar. Para tanto, é preciso evoluir, modificar nossas propostas, aprender aplicando na prática. As aulas podem ser presenciais e parte à distância, obtendo mais eficácia para alunos a partir da quinta série, pois a medida que vão crescendo a interação à distância vai aumentando.
É importante que os alunos aprendam de várias formas estando juntos ou conectados. Com o acesso on line , da pesquisa instantânea na escola, mesmo os mais carentes, estarão conectados com o mundo e realizando uma parte do ensino aprendizagem.
Precisamos estar comprometidos com a educação inovadora da tecnologia e concretizá-la em sala de aula.

Reflexões

Identificação

Turma: Articuladora pedagógica
Nome: Margarete Tironi
Tutoras: Ana Maria Espindola Fernandes
Período de realização: Mar/jun/2011


Tema: Reflexões filosóficas sobre as questões ambientais


A inserção humana no ambiente, requer, a compreensão pautada na interdependência de todas as formas de vida, nos efeitos ao longo do tempo que ocorrem através dos processos naturais e na interferência antrópica "imposta" aos distintos espaços, seja ela intencional ou não.

Leonardo Boff (1999) propõe que "a natureza vista como um todo não impõe prescrições. Aponta para tendências e regularidades que podem ir em várias direções. Cabe ao ser humano desenvolver uma sensibilidade tal, que lhe permita captar essas tendências e tomar suas decisões. A natureza não dispensa de decidir e de exercer a sua liberdade. Só então é possível se mostrar um ser ético.
Esse espaço de intervenção e criação do ser humano consciente e responsável é um dado da natureza. Assim como ela continuamente busca, faz e refaz dinamicamente uma medida, da mesma forma dev,e o ser humano buscar a justa medida. Não de uma vez por todas, mas sempre em atenção ao que está ocorrendo na natureza, na história e nele mesmo. A medida justa muda. O que não muda, é a permanente busca da justa medida (p. 115-116, 1999).

REFERÊNCIA

BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano. Rio de Janeiro: vozes, 1999.

Tecnologia e Educação

Turmas: Informática
Professora: Solange Fatima Terres de Oliveira Gasperini
Tutora : Ana Maria Espindola Fernandes
Tema: Educação e Tecnologia


Educação e Tecnologias: Mudar para valer!
 As tecnologias são só apoio, mas elas nos permitem realizar atividades de aprendizagem de formas diferentes às de antes. Podemos aprender estando juntos em lugares distantes, sem precisamos estar sempre juntos numa sala para que isso aconteça.
  O conviver virtual vai tornar-se quase tão importante como o conviver presencial. A escola precisa uma gestão administrativa e pedagógica mais flexível, com tempos e espaços menos predeterminados, com modos de acesso a pesquisa e de desenvolvimento de atividades mais dinâmicas.
Passando pelos corredores das salas das universidades, o que se vê é quase sempre uma pessoa falando e uma classe cheia de alunos. A escola pode ser um espaço de inovação, de experimentação saudável de novos caminhos. Manter o currículo e as normas, tal como estão, na prática é insustentável.
Professores, alunos e administradores podem avançar muito mais  organizando currículos mais flexíveis, aulas diferentes. A rotina, a repetição, a previsibilidade é uma arma letal para o desestímulo da aprendizagem.
As secretarias de educação precisam ser mais proativas e incentivar mudanças, flexibilização, criatividade, não basta tentar remendos com as atuais tecnologias. Temos que fazer muitas coisas diferentes.

Desafios da Internet

IDENTIFICAÇÃO:
Turma: MaternalI
Professora: Lisabete Pires
Tutora: Ana Maria Espindola Fernandes


Desafios da internet para o professor



Com a chegada da internet nos defrontamos com novas possibilidades, desafios e incertezas no processo de ensino aprendizagem.
A relação pedagógica vai facilitar a pesquisa individual e grupal dos professores e alunos, pois propicia a troca de experiências, tanto de quem está perto ou longe geograficamente.
O professor vai ampliar a sua forma de prepar melhor sua aula e  modificar a forma de avaliação e comunicação com os seus alunos, procurando a melhor maneira de trabalhar aquele tema com seus alunos usando vários materiais disponíveis.
O papel do professor não é só de coletar informações, mas de trabalhá-la e escolhê-la confrontando visões metodológicas e resultados.

As Múltiplas Formas De Aprender

IDENTIFICAÇAO

TURMA: MATERNAL I : MATUTINO/ VESPERTINO
PROFESSORA : CEDONI APARECIDA ALVES

TUTORA ; ANA MARIA ESPINDOLA FERNANDES

AS MÚLTIPLAS FORMAS DE APRENDER


A sala de aula não é mais a mesma. A tecnologia passa a fazer parte cotidiana de alunos e professores. A educação a distância não é mais uma atividade isolada ela forma grupos de aprendizagens interagindo de forma virtual.
Esse processo exige um profissional que não apenas conheça a tecnologia, mas que seja capaz de transformar o espaço escolar, modificar e inovar o processo de ensino aprendizagem.
Em entrevista, professor Moran faz uma análise da importância da tenologia na educação e o papel do professor nessa nova realidade.
Que transformações as novas teconoligas trouxeram para a educação?
O que se pode esperar para os próximos anos?
José Manuel Moran
As tecnologia estão presentes cada vez mais facilitando a vida das pessoas o celular e a internet trazem mais comodidade, e ampliam as possibilidades na realização de atividades.

As Múltiplas Formas De Aprender

IDENTIFICAÇÃO

Turma: Marternal: vespertino/Berçário: Matutino
Professora: Tania Oliveira Puerari
Tutora: Ana Maria Espindola Fernandes
Periodo de realização: 3 meses

Tema:

AS MÚLTIPLAS FORMAS DE APRENDER


A sala de aula não é mais a mesma. A tecnologia, passa a fazer parte do dia a dia de alunos  e professores. A educação a distância não é mais uma atividade isolada, ela cria grupos de aprendizagem interagindo de forma pessoal e grupal.
Esse processo exige um profissional que não apenas conheça a tecnologia, mas que seja capaz de transformar o espaço escolar, modificar e inovar o processo de ensino-aprendizagem.
Entrevista exclusiva com o professor. Moran faz uma análise da importância da tecnologia na educação e o papel do professor nessa nova realidade.

A distância e o presencial

A DISTÂNCIA E O PRESENCIAL CADA VEZ MAIS PRÓXIMOS

IDENTIFICAÇÃO:

PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
PROFESSORA: TATIANE RUHOFF
TUTORA: ANA MARIA ESPINDOLA FERNANDES
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: MARÇO A JUNHO




A inserção no mundo das tecnologias é um caminho importante para preparar as pessoas para o mundo atual, para uma sociedade complexa, que exige domínio das linguagens e recursos digitais.
Informatização é mais do que colocar computadores. É conectar todos os espaços e elaborar políticas de capacitação dos professores, gestores, funcionários e alunos para a inserção das tecnologias no ensino e aprendizagem de forma inovadora. Uma boa escola precisa de professores mediadores, vivos, criativos, experimentadores, presenciais e virtuais. De mestres menos ‘falantes’, mais orientadores. De menos aulas informativas e mais atividades de pesquisa, e experimentação.
Desafios e projetos. Uma escola que fomente redes de aprendizagem, entre professores e entre alunos. Onde todos possam aprender com os que estão perto e também longe, conectados. Onde os mais experientes possam ajudar aqueles que têm mais dificuldades. O futuro será aprender em qualquer tempo e lugar, de forma personalizada e, ao mesmo tempo, colaborativa. Assim, teremos flexibilidade curricular e facilidade de estarmos juntos, conectados audiovisualmente.

Educação e Tecnologia

CURSISTA: FABIULE GOMES
turma:Maternal
tutora:Ana Maria Espindola Fernandes

É dificíl entender como em uma década onde fala-se em tanta tecnologia termos escolas distantes dessa realidade, o que mais ouvimos hoje é em tecnologia educacional, mas ainda podemos ver grande parte dos educadores que nem sequer conseguem “mexer” no computador. nossos alunos que parecem nascer sabendo manusear o computador exigem mais e mais dos professores e os mesmos sentem-se estar perdidos em um mundo desconhecido.
O investimento é alto e exige tempo e dedicação dos profissionais, porém vale apena pois é muito mais fácil entender o que se passa no mundo digital do que ficarmos tão distante de nossos alunos preocupando-se em não saber o que fazer.
Hoje é possével trabalhar conteúdos com muito mais facilidade e compreenção por parte dos alunos, o uso de sites e blogs educacionais tem se expandido muito e a pesquisa dos professores é rica em diversidade. também é possível compreender melhor o mundo das crianças e adolescentes, o que facilita muito na processo educativo.


Chapecó,28 de Abril de 2011.

Para onde Caminhamos na Educação?

Para onde caminhamos na educação?
Moram
Identificação:
Turma:Maternal III
Nome: Isane Cominetti Bigolin
Tutora: Ana Maria Espindola Fernandes
Período de Realização:março a junho

As tecnologias começam separadas - computador, celular, internet, mp3, câmera digital - e caminham na direção da convergência, da integração, dos equipamentos multifuncionais que agregam valor. O computador continua importante, mas ligado à internet, à câmera digital, ao celular, ao mp3, ou computadores de mão.
O telefone celular é a tecnologia que mais surpreende atualmente: é móvel e rapidamente incorporou o acesso à Internet, a foto digital, aos programas de comunicação (voz, TV), o entretenimento (jogos, música) e outros serviços.
Estas tecnologias convergentes e combinadas modificam profundamente todas as dimensões da nossa vida. A internet, principalmente, está trazendo fundamentalmente nestes últimos anos uma mobilidade muito maior, a possibilidade de realizar atividades ou tarefas sem necessariamente ir a um lugar determinado.
As redes estão começando a provocar mudanças profundas na educação presencial e à distância. Na presencial, desenraízam o conceito de ensino-aprendizagem localizado e temporário. Podemos aprender de vários lugares, ao mesmo tempo, on line, juntos e separados. Como nos bancos, temos nossa agência (escola) que é nosso ponto de referência; só que agora não precisamos ir até lá o tempo todo para poder aprender.
As redes também estão provocando mudanças profundas na educação à distância. Antes a EAD era uma atividade muito solitária e exigia muita auto-disciplina. Agora, com as redes, a EAD continua como uma atividade individual, combinada com a possibilidade de comunicação instantânea, de criar grupos de aprendizagem, integrando a aprendizagem pessoal com a grupal.
A educação presencial está incorporando tecnologias, funções, atividades que eram típicas da educação à distância, e a EAD está descobrindo que pode ensinar de forma menos individualista, mantendo um equilíbrio entre a flexibilidade e a interação.

terça-feira, abril 19, 2011

Novo Curso de Introdução à Inclusão Digital


No dia 21 de Março de 2011, iniciaram as atividades  do segundo curso no NTM de Chapecó-SC. Estão participando professores da Rede Pública Municipal. 
O curso será de 40h, com atividades presenciais e a distância. Será ministrado pela professora Ana Maria Espindola Fernandes sob a coordenação da professora Mariza de Lurdes Lamaison, coordenadora do NTM em Chapecó.