quinta-feira, abril 28, 2011

Reflexões

Identificação

Turma: Articuladora pedagógica
Nome: Margarete Tironi
Tutoras: Ana Maria Espindola Fernandes
Período de realização: Mar/jun/2011


Tema: Reflexões filosóficas sobre as questões ambientais


A inserção humana no ambiente, requer, a compreensão pautada na interdependência de todas as formas de vida, nos efeitos ao longo do tempo que ocorrem através dos processos naturais e na interferência antrópica "imposta" aos distintos espaços, seja ela intencional ou não.

Leonardo Boff (1999) propõe que "a natureza vista como um todo não impõe prescrições. Aponta para tendências e regularidades que podem ir em várias direções. Cabe ao ser humano desenvolver uma sensibilidade tal, que lhe permita captar essas tendências e tomar suas decisões. A natureza não dispensa de decidir e de exercer a sua liberdade. Só então é possível se mostrar um ser ético.
Esse espaço de intervenção e criação do ser humano consciente e responsável é um dado da natureza. Assim como ela continuamente busca, faz e refaz dinamicamente uma medida, da mesma forma dev,e o ser humano buscar a justa medida. Não de uma vez por todas, mas sempre em atenção ao que está ocorrendo na natureza, na história e nele mesmo. A medida justa muda. O que não muda, é a permanente busca da justa medida (p. 115-116, 1999).

REFERÊNCIA

BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano. Rio de Janeiro: vozes, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.