quinta-feira, abril 28, 2011

Tecnologia e Educação

Turmas: Informática
Professora: Solange Fatima Terres de Oliveira Gasperini
Tutora : Ana Maria Espindola Fernandes
Tema: Educação e Tecnologia


Educação e Tecnologias: Mudar para valer!
 As tecnologias são só apoio, mas elas nos permitem realizar atividades de aprendizagem de formas diferentes às de antes. Podemos aprender estando juntos em lugares distantes, sem precisamos estar sempre juntos numa sala para que isso aconteça.
  O conviver virtual vai tornar-se quase tão importante como o conviver presencial. A escola precisa uma gestão administrativa e pedagógica mais flexível, com tempos e espaços menos predeterminados, com modos de acesso a pesquisa e de desenvolvimento de atividades mais dinâmicas.
Passando pelos corredores das salas das universidades, o que se vê é quase sempre uma pessoa falando e uma classe cheia de alunos. A escola pode ser um espaço de inovação, de experimentação saudável de novos caminhos. Manter o currículo e as normas, tal como estão, na prática é insustentável.
Professores, alunos e administradores podem avançar muito mais  organizando currículos mais flexíveis, aulas diferentes. A rotina, a repetição, a previsibilidade é uma arma letal para o desestímulo da aprendizagem.
As secretarias de educação precisam ser mais proativas e incentivar mudanças, flexibilização, criatividade, não basta tentar remendos com as atuais tecnologias. Temos que fazer muitas coisas diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.