quarta-feira, agosto 03, 2011

Educação e Tecnologia.


Educação e Tecnologia.
Gabriela Malvessi Lima

O avanço das novas Tecnologias da Informação e Comunicação vem proporcionando maior acessibilidade a todos os tipos de usuários, independente de sua classe social ou diversidade cultural. No entanto, essas TICs não são frequentemente utilizadas na educação, pois, muitas vezes, os próprios docentes não possuem conhecimentos sobre essas ferramentas. São exemplos de ferramentas tecnológicas que podem ser usadas na educação: blog, chat, fórum, youtube, twitter (o microblog mais falado atualmente), bem como utilização de softwares educativos, entre muitos outros. Mas essa situação está mudando graças a essas tecnologias que estão sendo implantadas nas escolas e os professores sendo levados a aprender sobre isso.
Diante disso, afinal, é possível trabalhar com tais ferramentas sem perder o rendimento de aprendizagem, isto é, ter um controle para que os alunos não se dispersem e não utilizem estas ferramentas para entretenimento pessoal?
O docente tem que saber como lidar com essas ferramentas, visto que, no que diz respeito a seu uso toda tecnologia traz com si uma ambiguidade. Por tanto, cabe ao professor desenvolver mecanismos para mediar de forma eficiente e eficaz estas atividades, com certeza isso é possível, o professor deve fazer cursos que promovam conhecimento sobre o uso correto das tecnologias na educação, professores instruíos igual a alunos mais interessados e comprometidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.