Devemos apostar
numa escola moderna que venha de encontro com o conhecimento e o uso
da tecnologia, sendo que o educando seja parte desse projeto
inovador e que contemple tanto o corpo docente, como o corpo discente
da escola do futuro .
Vale ressaltar
, que hoje existem em algumas universidades situadas em algumas
capitais, quadros inteligentes conectados a um computador que, além
de manterem a velha função da escrita, também possibilitam que o
professor selecione, exiba e modifique informações armazenadas no
seu computador ou na internet. Isso quer dizer que já dá para
turbinar as apresentações convencionais de telas do computador,
aquilo que muita gente no mundo acadêmico ou dos negócios chama de
data show. Do lado dos alunos, os cadernos logo se tornarão item de
museu: eles serão substituídos pelos chamados tablet PCs, micros em
forma de prancheta, conectados sem fio à rede de computadores da
escola. Com eles, dará para fazer anotações na tela e acessar a
internet. Mas a grande vantagem é que o conteúdo da aula ficará
disponível para quem quiser e a qualquer momento, porque as
anotações do professor e dos alunos, as telas da "lousa"
e o áudio das explicações poderão ser baixadas em casa via
internet.
Observo através
de inúmeras reportagens e documentários que no
mundo inteiro, inúmeros pesquisadores buscam soluções tecnológicas
para incrementar o ambiente de ensino e proporcionar cenários mais
atraentes para uma geração que já nasceu na era digital. No que
depender da criatividade e das pesquisas, vai ser cada vez mais
interessante ir à escola. Mediante desse cenário inovador, acredito
que todos nós teremos que nos aprofundar no que se refere ao uso das
tecnologias , pois ainda, não possuímos um total domínio com as
tecnologias existentes e tão pouco estamos acompanhando as novas.
Devemos ser conscientes de que nossos alunos nasceram no mundo
digital, dominam e gostam de tecnologias, estamos um pouco atrasados
no que tange esse assunto, e jamais devemos pensar que somos os
detentores do conhecimento. Na verdade, temos muito a aprender e
fazer uma reciclagem, isto é, o que está dando certo devemos dar
continuidade ,e aquilo que está ultrapassado devemos nos adaptar com
o mundo virtual e unir o conhecimento com a tecnologia. Ela vai
unir modernos recursos da informática com o melhor do que existe,
para tornar o estudo mais dinâmico e atraente para o educando. Boa
parte dos novos recursos já está no mercado, mas, como essa
renovação tem um custo elevado, a revolução nas salas de aula
acontece a conta-gotas.
Sendo
assim, acreditamos que a escola do futuro passe por inúmeras
inovações e que a visão de
futuro vai além: o quadro-negro perde espaço para uma tela
interativa de largas dimensões, na qual o professor precisa apenas
tocar para buscar imagens, textos ou fazer simulações de projetos.
Para transformar o conteúdo das aulas em objetos palpáveis, a
sugestão é que os alunos tenham acesso a impressoras
tridimensionais. Creio que não podemos pensar que a malandragem
tomará conta dessa inovação, pois a sala do futuro também poderá
jogar contra você. Afinal, não é difícil que a lista de chamada
seja aposentada e a presença passe a ser registrada por
reconhecimento de impressão digital ou de retina.
Dessa forma as
informações no mundo virtual viajam em segundos, por todos os
continentes, essa fantástica mágica da tecnologia nos proporciona
acompanhar tudo o que acontece no mundo em questão de minutos.
Professora: Rosana Rodrigues
Licenciatura: Letras -Português e Espanhol
Acredito que o modelo de escola do futuro já esta em desenvolvimento, a exemplos como a escola da ponte em Portugal, onde os conteúdos a serem trabalhados são definidos pelos alunos, q que eles também tem a responsabilidade de organizar os espaços para a realização das aulas, e alunos com maior rendimento assumem o papel de educador para com os colegas com menor rendimento.
ResponderExcluirNas escolas do futuro o professor deixará de ser um mentor e passará a ser um mediador dos conteúdos. Na escola do futuro os conteúdos devem ser ensinados em aulas que trazem a teoria para a pratica, já que ao meu entendimento os alunos do futuro já viram para a escola com uma vasta bagagem teórica, e a nos professores caberá estabelecer o aporte pratico para essa teoria. Usando os recursos tecnológicos a nosso favor e instigando os nossos alunos a usá-las de forma mais criteriosa.
O que obrigara aos educadores teóricos a repensarem sua forma de ensino para não se tornarem “obsoletos” e sem oportunidades no mercado de trabalho. Ao mesmo tempo que obrigará e já vem obrigando a nós professores, o aperfeiçoamento de seu conhecimento das novas tecnologias para saber como utilizá-las adequadamente em nossas aulas.
Augusto Brambilla Oltramari
Professor de Educação Física