quinta-feira, setembro 10, 2015

O circo chegou


1. Identificação

Turma: Pré Matutino e Vespertino Faixa Etária: 3 a 6 anos
Professor: Augusto Brambilla Oltramari
Período de Realização: De 03/08/2015 até 24/09/2015
Tema: O Circo Chegou

2. Justificativa

Preservar e estimular a tradição da arte circense! Pouco a pouco, os palhaços junto com os circos foram perdendo espaço para o cinema, a televisão, os videogames... A infância ficou mais curta e a ingenuidade virou um fator de risco . Preservar a magia do circo é manter viva essa criança que temos dento de nós mesmos!
O ato de brincar oferece a oportunidade de a criança ser criança, compartilhar de situações, socializar experiências, desenvolver autonomia expressividade e criatividade.”
A brincadeira e do jogo simbólico traduzem o mundo para a realidade infantil, possibilitando a criança a desenvolver a sua inteligência, sua sensibilidade, habilidades e criatividade, além de aprender a socializar-se com outras crianças e com os adultos. A partir deste pressuposto, vamos aproveitar o interesse das crianças para brincar mais, cantar mais, soltar a imaginação e aprender mais ainda.

3.Objetivos

OBJETIVO GERAL

Desenvolver o gosto pela arte circense, conhecendo sua arte e seus artistas.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

Ampliar o vocabulário, articulando e utilizando como significado novas palavras e expressões a fim de facilitar o processo de alfabetização para as crianças de 5 e 6 anos.

Estimular habilidades de oratória buscando fazer com que as crianças desenvolvam suas próprias histórias.

Utilizar e explorar diversos movimentos corporais buscando fazer com que as crianças utilizem as expressões corporais para se comunicar.

Dramatizar situações do cotidiano e narrativas no sentido de desenvolver o gosto pela arte circense.

Conhecer a diversidade textual existente e explorar diferentes matérias e possibilidades de leitura e releitura para promover, nas crianças de 3 e 4 anos o gosto pela leitura.


4. CONTEÚDOS
.
5. PRÁTICA SOCIAL INICIAL.


As crianças do pré já:
Se comunicam entre elas de forma verbal.
Conseguem manter atenção nas atividades


7. INSTRUMENTALIZAÇÃO


Assistir filmes sobre o Tema:
Pinóquio,
Dumbo,
Turma da Mônica: Um dia no Circo.
Conversa informal sobre circo.
Decorar a sala com o tema
Montar chapéu do Palhaço:
Fazer cartola de dobradura
Dia de mágica.
Cartolina
Tesoura
Lápis de escrever
Lápis de cor
Giz de cera
Rolo de papel Higiênico
Livros:
Pinóquio
Palito de churrasco
Fitilho
Papel Crepom
Forminha de Brigadeiro
Pratinho de papel
Papel Pardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.