1.
Identificação
Turma:
Pré Matutino e Vespertino Faixa Etária: 3 a 6 anos
Professor:
Augusto Brambilla Oltramari
Período
de Realização: De 03/08/2015 até 24/09/2015
Tema: O
Circo Chegou
2.
Justificativa
Preservar
e estimular a tradição da arte circense! Pouco a pouco, os palhaços
junto com os circos foram perdendo espaço para o cinema, a
televisão, os videogames... A infância ficou mais curta e a
ingenuidade virou um fator de risco . Preservar a magia do circo é
manter viva essa criança que temos dento de nós mesmos!
O ato de brincar oferece a oportunidade de a criança ser criança, compartilhar de situações, socializar experiências, desenvolver autonomia expressividade e criatividade.”
A brincadeira e do jogo simbólico traduzem o mundo para a realidade infantil, possibilitando a criança a desenvolver a sua inteligência, sua sensibilidade, habilidades e criatividade, além de aprender a socializar-se com outras crianças e com os adultos. A partir deste pressuposto, vamos aproveitar o interesse das crianças para brincar mais, cantar mais, soltar a imaginação e aprender mais ainda.
O ato de brincar oferece a oportunidade de a criança ser criança, compartilhar de situações, socializar experiências, desenvolver autonomia expressividade e criatividade.”
A brincadeira e do jogo simbólico traduzem o mundo para a realidade infantil, possibilitando a criança a desenvolver a sua inteligência, sua sensibilidade, habilidades e criatividade, além de aprender a socializar-se com outras crianças e com os adultos. A partir deste pressuposto, vamos aproveitar o interesse das crianças para brincar mais, cantar mais, soltar a imaginação e aprender mais ainda.
3.Objetivos
OBJETIVO
GERAL
Desenvolver
o gosto pela arte circense, conhecendo sua arte e seus artistas.
OBJETIVOS
ESPECIFICOS
Ampliar
o vocabulário, articulando e utilizando como significado novas
palavras e expressões a fim de facilitar o processo de alfabetização
para as crianças de 5 e 6 anos.
Estimular
habilidades de oratória buscando fazer com que as crianças
desenvolvam suas próprias histórias.
Utilizar
e explorar diversos movimentos corporais buscando fazer com que as
crianças utilizem as expressões corporais para se comunicar.
Dramatizar
situações do cotidiano e narrativas no sentido de desenvolver o
gosto pela arte circense.
Conhecer a
diversidade textual existente e explorar diferentes matérias e
possibilidades de leitura e releitura para promover, nas crianças de
3 e 4 anos o gosto pela leitura.
4. CONTEÚDOS
- Ampliação e articulação correta das palavras.
- Oratória
- Expressões corporais
- Dramatização/Teatro
- Diversidade Textual: contos, fábulas, histórias, letra de músicas, receitas, canto, paródia.
- Releitura de imagens e histórias
.
5. PRÁTICA SOCIAL
INICIAL.
As crianças do pré já:
Se comunicam entre elas de
forma verbal.
Conseguem manter atenção
nas atividades
7. INSTRUMENTALIZAÇÃO
Assistir
filmes sobre o Tema:
Pinóquio,
Dumbo,
Turma
da Mônica: Um dia no Circo.
Conversa
informal sobre circo.
Decorar a sala com o tema
Decorar a sala com o tema
Montar
chapéu do Palhaço:
Fazer
cartola de dobradura
Dia de mágica.
Cartolina
Tesoura
Lápis de escrever
Lápis de cor
Giz de cera
Rolo de papel Higiênico
Livros:
Pinóquio
Palito de churrasco
Fitilho
Papel Crepom
Forminha de Brigadeiro
Pratinho de papel
Papel Pardo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.