quinta-feira, outubro 01, 2015

Currículo x Tecnologias

Trabalho realizado sobre Currículo x Tecnologias.

Cursistas: Elisandra Beatris Kempf e Sandra Mara Moraes

Os currículos atuais de nossas escolas têm sido propostas para atender a massificação do ensino. Não se planeja para cada aluno, mas sim para muitas turmas de alunos numa hierarquia de series, do ensino por idades, e essa organização e feita para os 30 ou 40 alunos de uma classe.
            Nas expectativas-piloto no Projeto EducaDi/CNPq, os alunos não precisavam estudar os mesmos conteúdos ao mesmo tempo. Os projetos eram diferenciados, mas interdisciplinares. Onde cada aluno explorava melhor os conteúdos no seu tempo, segundo seu ritmo, e podia ser atendido em suas necessidades, onde ao mesmo tempo se conectavam com os outros alunos e professores, em outros espaços/tempos diferentes.
            Essa experiência mostra o quanto os professores tem se surpreendido com as informações que os alunos trazem pra sala de aula, mesmo esses não sendo tratados no currículo da escola, onde se observou como as crianças optam por questões diferentes, originais e relevantes, onde podem gerar projetos com diversas oportunidades de muitas buscas e experiências.    
           
Algumas novas funções para o professor exercer no seu novo contexto:
Função de ativação da aprendizagem;
O professor e tão aprendiz quanto o aluno, pois ambos não funcionam apenas cognitivamente, onde a abordagem construtivista propõe tanto o universo físico, quanto o universo social.
Trabalhar promovendo a percepção do seu próprio valor, promovendo a autoestima, a alegria de conviver e cooperar.
Promover e estimular a livre expressão de cada um, sobre sua forma de aprender o mundo, convivendo com as diferenças, e avaliando de forma individual e em grupos.

Função de articular;
Cabe ao professor articular as formas de trabalho eleitos pelos alunos, com seus objetivos, interesses e estilos de apreender, gerenciando a organização do ambiente de aprendizagem, programando o uso dos recursos tecnológicos.


 Função do orientar de projetos;
Orientar e acompanhar projetos de investigação estimulando e auxiliando na viabilização da busca e organização das informações do grupo.
Acompanhar as atividades dos alunos, orientando na busca por perguntas que estimulem seu pensamento e reflexão, com a necessidade de descrever o que estão fazendo, documentando com registros qualitativos e quantitativos as constatações dos alunos sobre seu próprio aprendizado, promovendo feedback individual e coletivo.

Função do especialista (professor de área);
Exerça ou não a função de ativar, articular ou orientar, o professor sempre terá de exercer sua função de especialista. Por especialista, num currículo por projetos de aprendizagem, entende-se a função de coordenar os conhecimentos específicos de sua área de formação, com as necessidades dos alunos de construir conhecimentos específicos.
Nas series iniciais, o professor pode ser um especialista pedagogo, mas o articulador poderá solicitar a colaboração de especialistas de outras áreas como ciências, matemática, informática, robótica, teatro, jornalismo etc, que estejam assessorando um grupo de estudantes mais avançados.
Onde a visão de cada especialista num grupo de professores poderá enriquecer o ambiente de aprendizagem onde se desenvolvem os diferentes grupos.     

Como o aluno aprende:
O aluno aprende num processo de construção e esse processo é continuado. Sendo que, para que um conhecimento novo possa ser construído, ou para que esse conhecimento anterior seja melhorado, expandido, aprofundado, é preciso que um processo de regulação comece a compensar as diferenças, ou as insuficiências do sistema assimilador. É preciso equilibrar esse conhecimento para que ele melhore e aumente.


     

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