quinta-feira, setembro 24, 2015

CURRÍCULO X TECNOLOGIA


A intodução da informática nas escolas, com a metodologia de projetos vai exigir mudannças nos currículos.
Segundo Lea Fagundes, se a escola oferecer trabalho em projetos, a grande diferença é um currículo por projetos dos alunos. Não será mais um ensino de massa, o projeto é do aluno, ou de um grupo de aprendizes. Os projetos serão diversificados, mas interdisciplinares.
O uso da tecnologia vai contribuir para o professor gerenciar a “interconectividade” entre espaços e tempos diferentes, bem como, inovar sua prática pedagógica. Na situação atual, a sala é vazia de objetos da natureza e da cultura, e o ambiente é pobre de informações e de oportunidades para exploração e práticas. O computador vem para dar acesso ao que está distante e invisivel, é uma ferramenta para tornar as aulas ainda mais atrativas.
Neste contexto o professor exerce novas funções como:
  • Ativação da aprendizagem
  • Articular (pesquisador)
  • Orientador de projetos
  • Especialista (professor da área)
O aluno aprende sendo um pesquisador, ou seja, a aprendizagem dos conteúdos se dá na busca de soluções para questões que estão sempre surgindo neste ambiente enriquecido. Na verdade, o conhecimento melhora e aumenta, apartir de um equilíbrio que resultou da assimilaçãio de uma novidade. Assim o sujeito se torna mais competente para assimilar novos conteúdos e resolver novos problemas.

                                                        Marta L. M. Tedesco e Avalcir Rita Begnini

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.