A intodução da informática nas escolas, com a
metodologia de projetos vai exigir mudannças nos currículos.
Segundo Lea Fagundes, se a escola oferecer trabalho em
projetos, a grande diferença é um currículo por projetos dos
alunos. Não será mais um ensino de massa, o projeto é do aluno, ou
de um grupo de aprendizes. Os projetos serão diversificados, mas
interdisciplinares.
O uso da tecnologia vai contribuir para o professor
gerenciar a “interconectividade” entre espaços e tempos
diferentes, bem como, inovar sua prática pedagógica. Na situação atual, a sala é vazia de objetos da
natureza e da cultura, e o ambiente é pobre de informações e de
oportunidades para exploração e práticas. O computador vem para
dar acesso ao que está distante e invisivel, é uma ferramenta para tornar as aulas ainda mais atrativas.
Neste contexto o professor exerce novas funções
como:
- Ativação da aprendizagem
- Articular (pesquisador)
- Orientador de projetos
- Especialista (professor da área)
O aluno aprende sendo um pesquisador, ou seja, a
aprendizagem dos conteúdos se dá na busca de soluções para
questões que estão sempre surgindo neste ambiente enriquecido. Na
verdade, o conhecimento melhora e aumenta, apartir de um equilíbrio
que resultou da assimilaçãio de uma novidade. Assim o sujeito se
torna mais competente para assimilar novos conteúdos e resolver
novos problemas.
Marta
L. M. Tedesco e Avalcir Rita Begnini
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.