sexta-feira, abril 27, 2012


Curso de Introdução à Educação Digital- 40h
Núcleo de Tecnologia Municipal de Chapecó-SC
Professora-tutora: Ana Maria Espindola Fernandes.

O HOMEM A MÁQUINA O PROGRESSO E O FUTURO X EDUCAÇÃO

Professor Silvino R. Michatowski
Licenciado em Ensino Religioso


Durante anos se discute a evolução, se o homem surgiu a partir do macaco pela ciência, ou se foi criado por Deus, pelo entendimento de vários seguimentos religiosos. A questão é que estas perguntas continuam e as respostas insistem em permanecerem obscuras, sendo respeitadas pela liberdade de entendimento e de conhecimento das pessoas cada uma em sua individualidade.
A humanidade continua sua jornada em busca de respostas, de alternativas, de soluções, de opções, de desenvolvimento, de conquistas, de avanços, e de novas criações para seu bem estar e para melhorar as condições de vida, no presente e no futuro.
Pensar, perguntar o que se pode fazer para facilitar o dia-a-dia? Quais são os problemas, e que solução pode ser usada para tal? O que pode ser substituído? Melhorado?

As respostas são urgentes e precisam emergir rapidamente, não há mais tempo, daqui a pouco pode ser tarde demais, alguém poderá encontrar a resposta antes de mim, me causando prejuízo, sim. Mas afinal do que estou falando? Estou falando da maquina, da tecnologia, da informática, das novas linguagens, da globalização, do avanço, da interação e principalmente da mecanização humana, baseada no avanço tecnológico que esta ai para ajudar o homem,ou para sustentar um sistema capitalista a qualquer custo? Faço este questionamento para fugir da normalidade de afirmar e reafirmar que toda tecnologia é benéfica e que é e sempre será para a praticidade, para facilitar todas as necessidades. A que custo? Pela destruição da natureza, pela poluição, pelo aquecimento global? Pelo acumulo de riqueza de poucos e pelo aumento da miséria de milhões?
Estamos correndo, todos ao mesmo tempo na mesma direção, neste caso, rumo ao futuro, fazendo questão de cerar os olhos para as realidades sociais, afinal que culpa temos se alguns não estudaram? E os que estão estudando hoje tem condições de acompanhar os avanços tecnológicos para facilitar o ensino-aprendizagem? Com as atuais estruturas e investimentos na educação vai demorar um pouco, e o avanço na produção do conhecimento tecnológico não permite, é preciso para já, para o momento, de preferência agora.
Outro questionamento que faço é em relação á segurança. Estamos seguros, confortáveis, tranquilos enquanto tentamos imaginar o porque as coisas acontecem tão rapidamente? Um caos social se alastra. Progresso de um lado, atraso de outro. O futuro a Deus pertence, pode ser uma boa desculpa para quem não está muito disposto em acompanhar a evolução tecnológica.
Da forma que são ampliados os horizontes, a informação pela tecnologia e a necessidade urgente de progredir, a educação precisa acompanhar tal evolução para melhorar a qualidade do ensino.
O aluno fora da escola esta mais avançado em conhecimento ou pelo menos tem mais equipamentos, infraestrutura, tempo e apoio. Portanto melhorar a educação a partir do aluno, da escola, do governo das famílias? O esforço é visível, a necessidade é urgente, precisamos ter condições e tempo, conforme salientado anteriormente. Pois a tecnologia na educação precisa ser usada, a educação melhorada, o conhecimento ampliado, e o futuro, bem, o futuro ao homem pertence.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.