1.
Identificação
Nome do cursista
|
Anna Renate Bunkowski Zanetini
|
Nome
da Escola: Maria Fumaça
Loca: Chapecó- SC
|
|
Série: 4º ano
Número
de alunos: 22
|
|
Professores
envolvidos:
Juliana
Paiva e Ernesto Brito
|
2.
Problemática a ser estudada / Definição do Tema
A
importância da reciclagem para a Preservação do Meio
Ambiente;
|
3.
Justificativa
O Meio Ambiente não pode ser tratado como algo insignificante e
distante do dia-a-dia dos alunos, e sim fazer parte de suas vidas.
É pertinente a conscientização da necessidade da preservação
do Meio Ambiente para a vida de todos os seres vivos. A Reciclagem
é parte fundamental desta preservação, pois o excesso de lixo é
prejudicial e deve ser separado e recolhido com frequência e
levado para locais adequados contribuindo significativamente para
a diminuição da poluição do solo, da água e do ar.
|
4.
Objetivo (s)
Objetivos da atividade:
Demonstrar os benefícios do uso racional dos recursos naturais e
da reciclagem do lixo;
Incorporar a rotina da coleta seletiva na vida dos alunos;
Criar o hábito de ouvir histórias conscientizando sobre
reciclagem;
Desenvolver nos alunos a capacidade de escrever textos do gênero
carta;
|
5.
Conteúdos
Documentário “Ilha das Flores”
Filme “Turma da Mônica: Um plano para
salvar o planeta”
Visita de campo ao projeto “Verde Vida”;
|
)
6.
Disciplinas envolvidas
Ciência.Português
|
7.
Metodologia / Procedimentos / Cronograma
As
atividades terão início com uma sessão de exibição dos vídeos
relacionados anteriormente, iniciando pelo documentário Ilha das
Flores, seguido pela exibição do vídeo “Turma da Mônica: Um
plano para salvar o planeta”. Após a exibição dos filmes,
será feito um debate em sala de aula para avaliar as impressões
dos alunos sobre o que foi apresentado. Após este momento de
debate, o professor fará explicações adicionais sobre
reciclagem e o destino correto do lixo, levando em conta as
dúvidas levantadas pelos alunos no momento anterior.
Na aula
seguinte, a turma será levada em uma visita de campo ao “Programa
Oficina Educativa Verde Vida”, uma cooperativa de reciclagem que
opera em Chapecó através da coleta de resíduos em condomínios
residenciais e empresas, além de desenvolver oficinas visando a
inclusão social de crianças e adolescentes em situação de
vulnerabilidade socioeconômica. Lá os alunos conhecerão os
processos de coleta, separação e destino correto do lixo, além
de conhecer as oficinas oferecidas pelo programa, com o objetivo
de mostrar que a reciclagem, muito além dos aspectos ambientais,
pode ser uma importante ferramenta de inclusão social e de
geração de renda para famílias carentes.
Na aula
seguinte, será promovido um novo debate entre os estudantes, após
o qual a turma redigirá, com a orientação e auxílio do
professor, uma carta aos seus colegas de escola, na qual
apresentarão argumentos sobre a importância da reciclagem e do
descarte correto dos resíduos.
|
8.
Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Vídeo,
data show, lápis, cadernos;
|
9.
Registro do processo
O
registro do processo será através observações e
consequentemente anotações.
|
10.
Avaliação e Resultados esperados
Os alunos serão observados atentamente pelo
professor a avaliados de forma qualitativa durante todo o
desenvolvimento da atividade, levando em conta o seu envolvimento
em todos os processos, em especial suas contribuições nos
momentos de debate.
|
11.
Divulgação / Socialização do Projeto realizado
A socialização do projeto será um momento para os educandos
demonstrarem o conhecimento adquirido compartilhando com os demais
alunos. Compartilhar o conhecimento e interagir para uma educação
significativa, emancipadora.
|
12.
Referências Bibliográficas
BRASIL. Parâmetros
curriculares nacionais: língua portuguesa. 1º e 2º
ciclos. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997.
Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf>.
Acesso: 19 set. 2013
BULL,
Jane. Recicle!
São Paulo: Publifolha, 2009.
DAGA, A. C. et al. Conteúdos e
Metodologia do Ensino de Linguagem II: caderno pedagógico.
Florianópolis: DIOESC/UDESC/CEAD/UAB, 2012.
Reciclagem:
Perguntas e Respostas.
Revista Veja. Online. Disponível em
http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/reciclagem/.
Acesso em: 20 set. 2013.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.