1.
Identificação 
| 
Nome do cursista | 
Anna Renate Bunkowski Zanetini | 
| 
Nome
   da Escola:  Maria Fumaça                                         
     Loca:  Chapecó- SC 
    | |
| 
   Série: 4º ano 
Número
   de alunos:     22 | |
| 
Professores
   envolvidos: 
Juliana
   Paiva e Ernesto Brito | |
2.
Problemática a ser estudada / Definição do Tema
| 
   A
   importância da reciclagem para a Preservação do Meio
   Ambiente; | 
3.
Justificativa
| 
   O Meio Ambiente não pode ser tratado como algo insignificante e
   distante do dia-a-dia dos alunos, e sim fazer parte de suas vidas.
   É pertinente a conscientização da necessidade da preservação
   do Meio Ambiente para a vida de todos os seres vivos. A Reciclagem
   é parte fundamental desta preservação, pois o excesso de lixo é
   prejudicial e deve ser separado e recolhido com frequência e
   levado para locais adequados contribuindo significativamente para
   a diminuição da poluição do solo, da água e do ar. 
    | 
4.
Objetivo (s)
| 
   Objetivos da atividade: 
   Demonstrar os benefícios do uso racional dos recursos naturais e
   da reciclagem do lixo; 
 
   Incorporar a rotina da coleta seletiva na vida dos alunos; 
   Criar o hábito de ouvir histórias conscientizando sobre
   reciclagem; 
   Desenvolver nos alunos a capacidade de escrever textos do gênero
   carta; | 
5.
Conteúdos 
| 
   Documentário “Ilha das Flores” 
   Filme “Turma da Mônica: Um plano para
   salvar o planeta” 
   Visita de campo ao projeto “Verde Vida”; | 
)
 
6.
Disciplinas envolvidas
| 
Ciência.Português | 
7.
Metodologia / Procedimentos / Cronograma
| 
   As
   atividades terão início com uma sessão de exibição dos vídeos
   relacionados anteriormente, iniciando pelo documentário Ilha das
   Flores, seguido pela exibição do vídeo “Turma da Mônica: Um
   plano para salvar o planeta”. Após a exibição dos filmes,
   será feito um debate em sala de aula para avaliar as impressões
   dos alunos sobre o que foi apresentado. Após este momento de
   debate, o professor fará explicações adicionais sobre
   reciclagem e o destino correto do lixo, levando em conta as
   dúvidas levantadas pelos alunos no momento anterior. 
   Na aula
   seguinte, a turma será levada em uma visita de campo ao “Programa
   Oficina Educativa Verde Vida”, uma cooperativa de reciclagem que
   opera em Chapecó através da coleta de resíduos em condomínios
   residenciais e empresas, além de desenvolver oficinas visando a
   inclusão social de crianças e adolescentes em situação de
   vulnerabilidade socioeconômica. Lá os alunos conhecerão os
   processos de coleta, separação e destino correto do lixo, além
   de conhecer as oficinas oferecidas pelo programa, com o objetivo
   de mostrar que a reciclagem, muito além dos aspectos ambientais,
   pode ser uma importante ferramenta de inclusão social e de
   geração de renda para famílias carentes. 
   Na aula
   seguinte, será promovido um novo debate entre os estudantes, após
   o qual a turma redigirá, com a orientação e auxílio do
   professor, uma carta aos seus colegas de escola, na qual
   apresentarão argumentos sobre a importância da reciclagem e do
   descarte correto dos resíduos. | 
8.
Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
| 
Vídeo,
   data show, lápis, cadernos; | 
9.
Registro do processo
| 
O
   registro do processo será através observações e
   consequentemente anotações. | 
10.
Avaliação e Resultados esperados
| 
   Os alunos serão observados atentamente pelo
   professor a avaliados de forma qualitativa durante todo o
   desenvolvimento da atividade, levando em conta o seu envolvimento
   em todos os processos, em especial suas contribuições nos
   momentos de debate. 
    | 
11.
Divulgação / Socialização do Projeto realizado
| 
   A socialização do projeto será um momento para os educandos
   demonstrarem o conhecimento adquirido compartilhando com os demais
   alunos. Compartilhar o conhecimento e interagir para uma educação
   significativa, emancipadora. 
    | 
12.
Referências Bibliográficas
| 
   BRASIL. Parâmetros
   curriculares nacionais: língua portuguesa.  1º e 2º
   ciclos. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997.
   Disponível em:
   <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf>.
   Acesso: 19 set. 2013 
   BULL,
   Jane. Recicle!
   São Paulo: Publifolha, 2009. 
   DAGA, A. C. et al. Conteúdos e
   Metodologia do Ensino de Linguagem II: caderno pedagógico.
   Florianópolis: DIOESC/UDESC/CEAD/UAB, 2012. 
   Reciclagem:
   Perguntas e Respostas.
   Revista Veja. Online. Disponível em
   http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/reciclagem/.
   Acesso em: 20 set. 2013. | 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.