terça-feira, junho 17, 2014

A importância da reciclagem para a Preservação do Meio Ambiente




1. Identificação
Nome do cursista
Anna Renate Bunkowski Zanetini
Nome da Escola: Maria Fumaça Loca: Chapecó- SC
Série: 4º ano
Número de alunos: 22

Professores envolvidos:

Juliana Paiva e Ernesto Brito

2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema

A importância da reciclagem para a Preservação do Meio Ambiente;


3. Justificativa

O Meio Ambiente não pode ser tratado como algo insignificante e distante do dia-a-dia dos alunos, e sim fazer parte de suas vidas. É pertinente a conscientização da necessidade da preservação do Meio Ambiente para a vida de todos os seres vivos. A Reciclagem é parte fundamental desta preservação, pois o excesso de lixo é prejudicial e deve ser separado e recolhido com frequência e levado para locais adequados contribuindo significativamente para a diminuição da poluição do solo, da água e do ar.



4. Objetivo (s)

Objetivos da atividade:
Demonstrar os benefícios do uso racional dos recursos naturais e da reciclagem do lixo;
Incorporar a rotina da coleta seletiva na vida dos alunos;
Criar o hábito de ouvir histórias conscientizando sobre reciclagem;
Desenvolver nos alunos a capacidade de escrever textos do gênero carta;


5. Conteúdos

Documentário “Ilha das Flores”
Filme “Turma da Mônica: Um plano para salvar o planeta”
Visita de campo ao projeto “Verde Vida”;


)

6. Disciplinas envolvidas

Ciência.Português


7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma

As atividades terão início com uma sessão de exibição dos vídeos relacionados anteriormente, iniciando pelo documentário Ilha das Flores, seguido pela exibição do vídeo “Turma da Mônica: Um plano para salvar o planeta”. Após a exibição dos filmes, será feito um debate em sala de aula para avaliar as impressões dos alunos sobre o que foi apresentado. Após este momento de debate, o professor fará explicações adicionais sobre reciclagem e o destino correto do lixo, levando em conta as dúvidas levantadas pelos alunos no momento anterior.
Na aula seguinte, a turma será levada em uma visita de campo ao “Programa Oficina Educativa Verde Vida”, uma cooperativa de reciclagem que opera em Chapecó através da coleta de resíduos em condomínios residenciais e empresas, além de desenvolver oficinas visando a inclusão social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Lá os alunos conhecerão os processos de coleta, separação e destino correto do lixo, além de conhecer as oficinas oferecidas pelo programa, com o objetivo de mostrar que a reciclagem, muito além dos aspectos ambientais, pode ser uma importante ferramenta de inclusão social e de geração de renda para famílias carentes.
Na aula seguinte, será promovido um novo debate entre os estudantes, após o qual a turma redigirá, com a orientação e auxílio do professor, uma carta aos seus colegas de escola, na qual apresentarão argumentos sobre a importância da reciclagem e do descarte correto dos resíduos.



8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)

Vídeo, data show, lápis, cadernos;


9. Registro do processo

O registro do processo será através observações e consequentemente anotações.


10. Avaliação e Resultados esperados

Os alunos serão observados atentamente pelo professor a avaliados de forma qualitativa durante todo o desenvolvimento da atividade, levando em conta o seu envolvimento em todos os processos, em especial suas contribuições nos momentos de debate.


11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado

A socialização do projeto será um momento para os educandos demonstrarem o conhecimento adquirido compartilhando com os demais alunos. Compartilhar o conhecimento e interagir para uma educação significativa, emancipadora.


12. Referências Bibliográficas



BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa.  1º e 2º ciclos. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf>. Acesso: 19 set. 2013

BULL, Jane. Recicle! São Paulo: Publifolha, 2009.

DAGA, A. C. et al. Conteúdos e Metodologia do Ensino de Linguagem II: caderno pedagógico. Florianópolis: DIOESC/UDESC/CEAD/UAB, 2012.

Reciclagem: Perguntas e Respostas. Revista Veja. Online. Disponível em http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/reciclagem/. Acesso em: 20 set. 2013.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.