terça-feira, junho 17, 2014

Reconhecendo as partes do meu corpo



1. Identificação
Nome do cursista
Ivanete Meira Sagaz
Iolanda Maria Echer
Nome da Escola: E.B.M VILA RICA Local (cidade/estado) Chapecó -SC
Série: PRÉ I Número de alunos: 17
Professores envolvidos:Ivanete Meira Sagaz

2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Reconhecendo as partes do meu corpo
O que instiga / mobiliza a fazer o estudo?

3. Justificativa
As crianças do pré-I, com idade de 4 anos, elas vem de um maternal intregral, como vem crescendo suas curiosidades também,por isso sentio–se a necessidade de propor atividades pedagógicas, lúdicas para as crianças com momentos de aprendizagens, e conscientização as funções específicas de cada parte do corpo, e seus sentidos, tendo a noção de conhecimento do próprio corpo, e o primeiro passo para que as crianças se reconheçam como individuo, percebendo e aceitando as diferenças.
Também iremos identificar os orgãos e sentidos (paladar, tato, olfato, audição e visão) que são impresendíveis para a sobrevivência do ser.

Por que?

4. Objetivo (s)
  • Objetivo geral: Desenvolver as diferenças funções do corpo humano e seus cuidados estimulando através de atividades físicas e motoras a atenção, percepção a linguagem oral e escrita a cooredenação, lateralidade, criatividade e etc...
  • Objetivos específicos:
  • Identificar as principais partes internas e externas do corpo e suas funções para ampliar seu conhecimento
  • Trabalhar as diferenças;
  • Despertar bons hábitos de higiene;
  • Explorar desenho, recortes, que identifique o corpo humano;
  • Ampliar a linguagem oral, atravé da música;
  • Reconhecer os orgõas dos sentidos estabelecendo relações com as funções básicas de cada um com o propósito de ampliar seu vocabulário;
  • Criar momentos lúdicos do faz de conta e imaginação;

O que vamos fazer?

5. Conteúdos
  • Corpo humano: Sistemas, funções, estruturas ( externas e internas).
  • Órgãos dos sentidos (tipos e funções).
  • Coordenação motora ampla e fina.
  • Movimentos corporais.

Quais Conceitos? (por ex: Língua portuguesa: diferentes tipo de gêneros textuais)

6. Disciplinas envolvidas
As linguagens oral e escrita, matemática,movimento,natureza e sociedade.

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
Rodinhas de conversa sobre corpo humano;
Conversas informais enfatizando o tipo de cor de olhos, cabelos, pele;
Utilizar o espelho para importância da percepção do eu;
Mostrar gravuras e pedir que identifiquem as partes do corpo humano;
Alfabeto com as partes do corpo, recortar e colar gravuras em cada letra que identifica o desenho;
Músicas (com diferentes movimentos; - POP POP, VEM DANÇAR;. ( cd kid);
-A janelinha abre (movimentos com as mãos);
-Minha boneca de lata;
-Cabeça, ombro, joelho, pé. (Xuxa e Eliana);
- Dá um abralo no amigo;
Com massa de modelar (construir com as crianças bonecos de massa, para que representem o corpo;
Contação de história -A margarida friorenta, autora Fernanda Lopes De Almeida, falar sobre o frio. -Ca Milão,o comilão, autor Ana Machado, trabalhar a higiene dos alimentos. -Eu me mexo, autor Mandy Suhr e Mike Gordon.
Trabalhar as partes do corpo, com diferentes atividades como: pintura, das partes do corpo, confeccionar quebra cabeça sobre o corpo, desenhar o corpo, desenhar os amigos, colar roupas nos desenhos sobre o corpo.
Brincadeiras com movimentos do corpo e bola.
Brincadeiras do seu mestre mandou que trabalhe orientação espacial . Seu mestre mandou ficar dentro/fora, longe/perto. em cima/embaixo , de um lado/do outro.
Colocar uma fita métrica para medir os alunos e trabalharem as diferenças de tamanho do menor para o maior . Pecerber-se que vão crescendo com o tempo.
Brincadeira do espelho. Um colega é o espelho e outro se vê neste. Todo o movimento que o colega fizer o espelho imita.
Atividades pedagógicas, e de rotina, (lanche, banheiro, higiene).
Vídeo- Corpo Humano(smartkids).
-Gugudada- As partes do corpo.( YOU TUBE)




Como o projeto será desenvolvido? (Descrição de como será desenvolvido)

8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Vídeos,livros,músicas, internet.

9. Registro do processo
Será através da observação das crianças, durante as atividades propostas, escrito e fotografado algumas atividades.

10. Avaliação e Resultados esperados
A avaliação será através de registro e observação e manifestações do desenvolvimento de cada criança dentro de suas fases de desenvolvimento e possibilidades se ainda precisam de mediação

11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Blog da escola Vila Rica.
Poster, Painel, Blog, Evento.....

12. Referências Bibliográficas
Chapecó, Secretaria de educação (org)
Curriculo: Cnstruido na rede Municipal. ( as linguagens oral e escrita, matemática, natureza e sociedade, artística e do movimento).
CD- kid infantil
CD-Eliana
Video: Corpo Humano (smartkis, youtube).
Literatura: A margarida friorenta, autora Fernanda Lopes De Almeida, falar sobre o frio. -Ca Milão, o comilão, autor Ana Machado, trabalhar a higiene dos alimentos. -Eu me mexo, autor Mandy Suhr e Mike Gordon.


Sites, vídeos, livros...filmes
http://www.youtube.com/watch?v=_NSkoWouWME





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.