1.
Identificação
Nome
do cursista
|
Ivanete
Meira Sagaz
Iolanda
Maria Echer
|
Nome
da Escola: E.B.M VILA RICA
Local (cidade/estado)
Chapecó -SC
|
|
Série:
PRÉ I Número de
alunos: 17
|
|
Professores
envolvidos:Ivanete Meira Sagaz
|
2.
Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Reconhecendo
as partes do meu corpo
|
O
que instiga / mobiliza a fazer o estudo?
3.
Justificativa
As
crianças do pré-I, com idade de 4 anos, elas vem de um maternal
intregral, como vem crescendo suas curiosidades também,por isso
sentio–se a necessidade de propor atividades pedagógicas,
lúdicas para as crianças com momentos de aprendizagens, e
conscientização as funções específicas de cada parte do
corpo, e seus sentidos, tendo a noção de conhecimento do próprio
corpo, e o primeiro passo para que as crianças se reconheçam
como individuo, percebendo e aceitando as diferenças.
Também
iremos identificar os orgãos e sentidos (paladar, tato, olfato,
audição e visão) que são impresendíveis para a sobrevivência
do ser.
|
Por
que?
4.
Objetivo (s)
|
O
que vamos fazer?
5.
Conteúdos
|
Quais
Conceitos? (por ex: Língua portuguesa: diferentes tipo de gêneros
textuais)
6.
Disciplinas envolvidas
As
linguagens oral e escrita, matemática,movimento,natureza e
sociedade.
|
7.
Metodologia / Procedimentos / Cronograma
Rodinhas
de conversa sobre corpo humano;
Conversas
informais enfatizando o tipo de cor de olhos, cabelos, pele;
Utilizar
o espelho para importância da percepção do eu;
Mostrar
gravuras e pedir que identifiquem as partes do corpo humano;
Alfabeto
com as partes do corpo, recortar e colar gravuras em cada letra
que identifica o desenho;
Músicas
(com diferentes movimentos; - POP POP, VEM DANÇAR;. ( cd kid);
-A
janelinha abre (movimentos com as mãos);
-Minha
boneca de lata;
-Cabeça,
ombro, joelho, pé. (Xuxa e Eliana);
-
Dá um abralo no amigo;
Com
massa de modelar (construir com as crianças bonecos de massa,
para que representem o corpo;
Contação
de história -A margarida friorenta, autora Fernanda Lopes De
Almeida, falar sobre o frio. -Ca Milão,o comilão, autor Ana
Machado, trabalhar a higiene dos alimentos. -Eu me mexo, autor
Mandy Suhr e Mike Gordon.
Trabalhar
as partes do corpo, com diferentes atividades como: pintura, das
partes do corpo, confeccionar quebra cabeça sobre o corpo,
desenhar o corpo, desenhar os amigos, colar roupas nos desenhos
sobre o corpo.
Brincadeiras
com movimentos do corpo e bola.
Brincadeiras do seu mestre mandou que trabalhe orientação espacial . Seu mestre mandou ficar dentro/fora, longe/perto. em cima/embaixo , de um lado/do outro. Colocar uma fita métrica para medir os alunos e trabalharem as diferenças de tamanho do menor para o maior . Pecerber-se que vão crescendo com o tempo. Brincadeira do espelho. Um colega é o espelho e outro se vê neste. Todo o movimento que o colega fizer o espelho imita.
Atividades
pedagógicas, e de rotina, (lanche, banheiro, higiene).
Vídeo-
Corpo Humano(smartkids).
-Gugudada-
As partes do corpo.( YOU TUBE)
|
|
|
|
|
Como
o projeto será desenvolvido? (Descrição de como será
desenvolvido)
8.
Recursos a serem utilizados (tecnológicos
ou não)
Vídeos,livros,músicas,
internet.
|
9.
Registro do processo
Será
através da observação das crianças, durante as atividades
propostas, escrito e fotografado algumas atividades.
|
10.
Avaliação e Resultados esperados
A avaliação será através
de registro e observação e manifestações do desenvolvimento de
cada criança dentro de suas fases de desenvolvimento e
possibilidades se ainda precisam de mediação
|
11.
Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Blog
da escola Vila Rica.
|
Poster,
Painel, Blog, Evento.....
12.
Referências Bibliográficas
Chapecó,
Secretaria de educação (org)
Curriculo:
Cnstruido na rede Municipal. ( as linguagens oral e escrita,
matemática, natureza e sociedade, artística e do movimento).
CD-
kid infantil
CD-Eliana
Video:
Corpo Humano (smartkis, youtube).
Literatura:
A margarida friorenta, autora Fernanda Lopes De Almeida, falar
sobre o frio. -Ca Milão, o comilão, autor Ana Machado,
trabalhar a higiene dos alimentos. -Eu me mexo, autor Mandy Suhr e
Mike Gordon.
|
Sites,
vídeos, livros...filmes
http://www.youtube.com/watch?v=_NSkoWouWME
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.