terça-feira, maio 03, 2011

Aprender é (re) Significar Informações

Identificação
Turma: Gestora Escolar
Nome: Terezinha de Fátima Lisboa Tormen
Tutoras: Ana Maria Espindola Fernandes
Período de Realização: Abril/Junho 2011



APRENDER É ( RE) SIGNIFICAR INFORMAÇÕES

O ato de aprender é um processo contínuo que se dá de formas diferentes. A partir da própria experiencia com parceiros mais experientes, ao sentir, se relacionar, experimentar, refletir,estabelecer vínculos, interagir com os outros e com o mundo, no diálogo, pela necessidade ou pelo interesse em alcançar determinado objetivo, pelo hábito, pela motivação, pelo prazer, quando é desafiado de forma que estejam equilibrados.
Aprende certamente, quando observa que a informação antes desconexas, dispersas,se integram ao contexto e passam a ter sentido num movimento permanente de (re)significação.
O escritor Carl Rogers aborda no livro Liberdade para Aprender, a aprendizagem sobre duas perspectiva a saber: a aprendizagem de sílabas a que ele define como sem sentido, donde não há significado algum aprender silabas desconexas e a aprendizagem experiencial que é “plena de sentido” e expressa “ algo significante”. ( Rogers, 1977,p 19 e 20).
Rogers aponta também que se observarmos atentamente, aprender por meio de silabas é tarefa difícil para quem está aprendendo, não significa nada e as sílabas pi, ro, ma, be etc.
Por outro lado, imaginemos uma criança que toca em uma tomada, ao sentir o impacto da descarga elétrica compreende de forma autônoma o significado da palavra “choque”. Aprende a partir do contexto,por meio da própria experiencia, torna-se capaz perante a necessidade de estar atenta, pois pode sofrer outro impacto diante de objetos semelhantes se não perceber a ameaça. (Rogers,197).
Quando o aprendente consegue de maneira autônoma executar uma atividade que antes não lhe era possível dado a ausência de conhecimentos, faz do próprio processo de aprendizagem uma contínua abertura à experiência e à incorporação, dentro de si mesmo, do processo de mudança, evidencia-se no mundo a aprendizagem socialmente mais útil.(Rogers, P.164).

Tere

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.