terça-feira, maio 03, 2011

As Múltiplas Formas De Aprender

Identificação:
Turma: Gestora
Nome: Márcia Muraro
Tutoras: Ana Maria Espindola Fernandes
Período de realização: bril/Junho/2011

AS MÚLTIPLAS FORMAS DE APRENDER

O professor Moran coloca a EAD, como um processo gradativo e fundamental na atualidade, na construção de novos caminhos rumo a aprendizagem de forma global e pessoal.
Mas deixa claro que o profissional da Educação tem que estar a quem de suas expectativas, com conhecimento amplo, e inovador visando o processo de aprendizagem. Sujeito este, que tem como finalidade mediar e transformar o conhecimento de maneira positiva. Nesse sentido o profissional tem que ter conhecimento do todo para poder realizar a transformação.
A tecnologia proporciona ao ser humano, inúmeras formas de ampliar seu conhecimento, dando a ele condições de interagir com o meio onde vive amplamente, e desta forma abrir um leque de possibilidades a cerca da aprendizagem. A tecnologia oportuniza o sujeito a  interagir com várias pessoas ao mesmo tempo, numa diversidade cultural e social ampla.
As redes funcionam de uma forma a agregar muitos assuntos ao mesmo tempo de maneira diferente e também causa grande expectativa no processo de aprendizagem como um todo.
Ele afirma que são várias as formas de aprender e que a profissional ainda esta bitolado a quadro negro achando que a aprendizagem se dá a partir de sua presença. Além do que ainda falta muito a investir na educação para qualificar a educação, principalmente na área da pesquisa.
O professor tem que estar preparado para as mudanças atuais, com afetividade, humanismo e ética. Tem que ser um orientador, experimentador do processo de aprendizagem presencial e a distância. Um professor capaz de desafiar, instigar, motivar e dialogar com seus alunos, desta maneira não haverá necessidade da presença do professor, alternando esses momentos de aula, com orientação grupal, desenvolvimento de pesquisa com colegas de outras instituições, e que levem os alunos a trabalhar virtualmente. É necessário aprender a cooperar a distância com espírito de colaboração e não de competição.
A escola deve ser estimuladora da pesquisa diária para aqueles, que tenham acesso as tecnologias, fazendo a ponte entre teoria e prática, entre realidade local, nacional e internacional. Esta prática deve ser incorporada tendo como exemplo o ensino superior e passo a passo atingir o ensino médio e fundamental.
Para Moran a aulas a distância têm uma conexão ampla e flexível para ambas as partes, pois proporcionam fazer leitura contextual, organizar o pensamento e desenvolver o senso crítico no processo de construção, além de ser um instrumento que oferece várias imagens, som, informação que pode ser usado como um meio de sedução informativa e de interação emocional ao conhecimento se usada de forma correta e contextualizada.
A tecnologia deve ser usada como um meio e não como uma finalidade. Educar também é um meio para levar sujeitos a se construírem, podendo tomar suas próprias decisões, por isso é importante que estejamos atentos as mudanças individuais e coletivas.
Termos visão democrática, e utilizarmos a tecnologia para incentivar, a troca de informações e as decisões compartilhadas. A tecnologia está a nosso serviço, pois somos nós que a conduzimos, sendo assim, é importante estar atentos para utilizarmos de forma sensata, equilibrada e inovadora esta tecnologia que tem tomado conta de nossa vida cotidiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.