terça-feira, maio 03, 2011

As múltiplas formas do aprender

Identificação
Turma -Coordenadora pedagógica
Nome- Marice T. Foschiera
Tutoras-Ana Maria Espindola Fernandes
Período de realização-abril a junho 2011.




As múltiplas formas do aprender

Em nossos dias precisaríamos que as salas de aula fossem muito além do quadro e do giz, porém mesmo estando nossas escolas equipadas com muitas opções de atividades para melhorar a qualidade na educação, está sendo difícil se desvencilhar deste artefato tão criticado.
Hoje nossas crianças se comparadas a nós são mestrandas em tecnologias pois convivem fora da escola com um emaranhado de equipamentos tecnológicos, porém não sabem escrever a punho seu próprio nome. O que está acontecendo com esta geração que não se prende a aprendizagem? Será que nossas escolas estão mesmo tão fora da realidade? Será que as múltiplas formas do aprender sistematizado é tão difícil assim?
Por que as múltiplas formas do aprender no senso comum, sãotão facilitadas para essas crianças, que não estão preocupadas em se envolver com aquilo que realmente a vida exigirá e cobrará no futuro, sem dó nem piedade?
O texto que a professora Heliany postou no dia 17 de julho de 2008 na página da VIVO BIO fala de tecnologias, jogos, apoios e brincadeiras para facilitar a aprendizagem, me parece que hoje, não há mais escolas que não proporcionem essas atividades a seus educandos, no entanto a qualidade na aprendizagem vem caindo significativamente,
Vejo que o problema já não está mais apenas nas escolas, mas sim, na falta de sintonia entre escola e comunidade onde todos falassem a mesma linguagem, aí sim teríamos chance de criarmos múltiplas formas de melhorar a qualidade de aprendizagem e assim termos índices qualitativos e quantitativos realmente inovadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.