terça-feira, maio 03, 2011

As múltiplas formas de Aprender

Identificação

Função: Gestora
Nome:Clair Rosane Winck de Souza
Função: Professora
Jania Aparecida Leite da Cunha
Tutora:Ana Maria Espindola Fernandes
Período de realização:Março/jun/2011


AS MÚLTIPLAS FORMAS DE APRENDER



A sala de aula não é mais a mesma. A tecnologia passa a fazer parte do cotidiano dos alunos e professores, transformando os profissionais, que estão mais flexíveis e maduros.
As tecnologias começam separadas e caminham na direção da convergência, da integração dos equipamentos multifuncionais que agregam valor.
As redes, principalmente da internet, estão começando a provocar mudanças profundas na Educação presencial e a distância. Onde podemos aprender de vários lugares ao mesmo tempo, juntos ou separados, possibilitando a comunicação instantânea entre grupos de aprendizagem.
O giz e o quadro ainda estão muito presentes em algumas instituições de ensino, onde não possibilitam a infraestrutura tecnológica de apoio aos professores e alunos.
Por outro lado já temos um número significativo de professores desenvolvendo projetos e atividades mediadas por tecnologias, mesmo faltando o domínio técnico-pedagógico que lhes permitirá, nos próximos anos, modificar e inovar os processos de ensino e aprendizagem.
Bem como um profissional de educação que integrará melhor as tecnologias com afetividade, o humanismo e a ética. Será um professor mais criativo, experimentador, orientador de processos de aprendizagem presencial e a distância.
A escola precisa fazer a ponte continuamente entre teoria e prática, avançar mais em atividades a distância como parte do processo de aprendizagem.
A utilização intensiva desses programas reforça a organização lógica do pensar e agir, porém é preciso desenvolver o senso crítico no processo de construção e de organização da aprendizagem, mantendo o equilíbrio entre o contato físico e virtual, equilibrando a demanda de informação instantânea e comunicação virtual com a convivência afetiva e carinhosa com as pessoas, com as quais nos relacionamos, encontrando tempo para meditar, refletir e descansar de forma simples e desconectada da tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.