sexta-feira, maio 11, 2012

Mudanças acontecem


Luiza Rolim Hubner 
MUDANÇAS ACONTECEM...
Durante muitos e muitos anos, o homem solucionou diversos problemas, para isso inovou e diversificou meios para adequar a vida humana às tecnologias. Essas novas tecnologias que colaboraram para a evolução do homem, vêm adentrando de forma significativa na sociedade, esta por sua vez, faz com que surjam novas formas de pensar, analisar e cogitar sobre esses novos avanços tecnológicos que mudaram e ainda continuam mudando a história da civilização humana.
O surgimento da informática trouxe inúmeros fatores relevantes para o desenvolvimento do homem. Há vários fatores que colaborou para isso, um deles é a tecnologia internet, que deixou a vida humana mais fácil e ágil no que diz respeito à comunicação e também no que se refere a outros aspectos significantes como o social, o econômico e o cultural.
A tecnologia é um meio, e como tal, em qualquer contexto, deve ser utilizada como ferramenta para aprimorar, apoiar e desenvolver o aprendizado, qualquer que ele seja a fim de obter a melhoria na qualidade de vida e dos relacionamentos humanos e sociais.
As novas tecnologias trouxeram grande impacto sobre a Educação desenvolvida nos dias atuais, criando novas formas de aprendizado, disseminação do conhecimento  e novas relações entre professor e aluno.
Nas escolas, isto não poderia ser diferente. Deixamos de lado as pesadas enciclopédias e substituímos seu uso pelas enciclopédias digitalizadas e pela consulta a portais virtuais. Passamos a utilizar sistemas eletrônicos e apresentações coloridas para tornar as aulas mais atrativas e, muitas vezes deixamos de lado a tradicional lousa e giz. Muitos trabalhos passaram a ser subsidiados pelas informações disponíveis na rede e, com isso, trouxeram benefícios e riscos, mudando as tradicionais formas de aprender e ensinar.
Para concluir, acredito que estamos vivendo um tempo que merece entusiasmo, pois temos recursos como nunca antes em nossa história e, capacidade e potenciais para desenvolvermos muitos outros. Estamos chegando perto de vermos os jovens brasileiros sedentos pelo aprendizado, levando este interesse por toda a vida. É chegado o momento de acordarmos com três objetivos em mente: adquirir conhecimento, aprender e compartilhar! Também chegaremos ao ponto em que as fronteiras físicas servirão para nos lembrar de que a separação, a segregação, é algo que aprendemos, mas não gostamos, pois nos separou da nossa verdadeira natureza.  E assim, deixaremos um novo registro em nosso DNA para as próximas gerações: que a união é a única forma de conviver e de aprender, e desta forma, de evoluir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.