terça-feira, maio 15, 2012

A TECNOLOGIA E AS MUDANÇAS


SILVIA FÁTIMA BIANCHI


A tecnologia deveria ser uma ferramenta de evolução do Homem. mas acontece que depositamos nela parte do controle da nossa vida. Quer seja a televisão, quer seja o computador ou o celular. Como é que rapidamente o que não existia passa a ser fundamental passado alguns anos? A necessidade já existia ou foi criada depois?
O impacto das mudanças tecnológicas no mundo ão tão fortes, que muitos afirmam ser impossível viver sem informática. Em todo o mundo a tecnologia possibilitou mudanças na saúde, educação, trabalho, e principalmente no lazer.
Hoje em dia, crianças aprendem a utilizar computadores em tão pouco tempo, que superam adultos. Além disso, as possibilidades são tantas com a informática que é possível acessarmos conta bancária sem sairmos de casa, fazermos compras pelo computador e recebermos em poucos tempos com toda a comodidade e conforto.
A tecnologia da informação na área da imagem com os photoshops, podemos modificar características externas de uma pessoa em segundos, como: cor da pele, emagrecer, tirar imperfeições e outras, possibilita a comunicação visual através da web cam. Isso tudo é informação, tornando a vida de muita gente mais prática e rápida, no mundo que não para de acontecer mudanças, a todo minuto uma nova tecnologia é criada, tornando outras obsoletas.
Assustador é o fato de vivermos em função da tecnologia e não contrário. Aquilo que criamos deveria ser útil na sua função e libertar o Homem para outras tarefas, as tais que "inexplicavelmente" não temos tempo.
Convém, então, mudar de perspectiva perante a tecnologia que usamos. Ser escravos e dependentes de algo como a tecnologia é absurdo, é talvez uma falta de respeito pela nossa capacidade mental.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.