quinta-feira, setembro 17, 2015

ESCOLA DO FUTURO

  Pesquisas demonstram que, até no ano 1990, os adultos norte-americanos conseguiam concentrar-se por até 18 minutos em uma pessoa falando ininterruptamente. Entre 1990 e o ano 2000, este tempo caiu para aproximadamente 12 minutos e atualmente esta tolerância encontra-se em apenas em 8 minutos. Portanto, as salas de aulas precisam serem repensadas, a idéia é unir modernos recursos da informática com o melhor do design de ambientes para tornar o estudo mais dinâmico e atraente.
  A informação pela internet viaja em segundos, de um lado para o outro do mundo. A mágica da tecnologia nos permite acompanhar revoluções, guerras, descobertas científicas, conquistas esportivas, realizações artísticas mudanças políticas, crises econômicas e tantos outros assuntos em pouquíssimo tempo. Em minutos, por exemplo, é possível, ao mesmo tempo, pela web, ouvir música, assistir trechos de vídeos, ler notícias, conferir infográficos e tabelas, visitar um museu virtual...
  O futuro da sala de aula está nas aulas interativas, pois através desta, o modelo de aprendizagem não é mais passivo, o aluno participa do que vai aprender, faz pesquisa, perguntas, participa de chats e fóruns. A comunicação com os professores começa a ser mais dinâmica. O meio virtual não afasta professor e aluno, mas os aproxima por outras plataformas.
  A tecnologia vem como uma ferramenta a mais para o dia a dia dos educadores e dos alunos. O professor e os livros continuam sendo de fundamental importância para a educação, bem como a presença do aluno na escola para que ocorra a aprendizagem.

                                                                                          Marta tedesco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.