segunda-feira, setembro 21, 2015

PROJETO INTERDISCIPLINAR

 


Escola Básica Municipal Goio-En


Turma: 2ª Série
 


Professor (a): Rosana Rodrigues



Período de realização: 24 de abril 07 de julho

TEMA: Hábitos de higiene pessoal na educação
JUSTIFICATIVA: O projeto Higiene Pessoal tem por objetivo conscientizar os educandos da importância de estarem sempre cuidando e zelando pela saúde do próprio corpo .
OBJETIVO GERAL: Estimular os hábitos e práticas de higiene corporal e alimentar com as crianças da turma do 2º ano ,incentivando-as a conhecer e a cuidar do próprio corpo.

Português
Conteúdos :
Corpo Humano
Narrativas do dia a dia;
- Contar história sobre higiene do corpo. Sugestão de livro: “Vamos escovar os dentes”
- Leitura oral, silenciosa, individual e coletiva com entonação e ritmo;
- Praticas de linguagem (leitura e interpretação);
- Produção de frases e texto;
- Separação de Sílabas..
Objetivos específicos :
- Despertar o interesse por narrar histórias respeitando a temporalidade, a sequencia lógica de ideias estabelecendo as relações de causa e efeito dos fatos;
- Sensibilizar os alunos ouvir histórias ;
- Descrever cenários, objetos e personagens;
- Ampliar o vocabulário.
Problematização :

- Qual a importância da higiene para o seu corpo ?
- É importante tomar banho todos os dias ?
- Você lava as mãos antes da refeições e após ir ao banheiro?
- Você escova os dentes todos os dias?


Matemática
Conteúdos :

- Sistema monetário;
- Noções de números ;
- Identificação e representação dos números nos diferentes contextos;
- Noção de quantidades.

Objetivos específicos :
- Conhecer a história do sistema monetário:
- Conhecer as cédulas e moedas que circulam no Brasil;
- Compreender noções de números e ordená-los;
-Identificar e representar números e quantidades.
Problematização:
O que significa sistema monetário nacional?
Você conhece os números de 1 a 100 ?
Você reconhece cédulas e moedas?
Em que momento usamos as quantidades ?
História
Conteúdos :
- Grupos étnicos que iniciaram o povoamento do município;
- Diversidade cultural do município (caboclos, indígenas, afro- descendentes – Lei 11.645/2008).
- E.C.A Direitos e Deveres da Criança;
Objetivos específicos :
- Perceber a importância da diversidade cultural na história do município;
- Compreender a miscigenação das raças;
- Perceber a importância dos direitos e deveres nas relações sociais
Problematização :
- Você conhece as diferentes culturas que se instalaram no município e no lugar onde você vive ?
- O que você entende sobre direitos e deveres?
- O que você entende por ECA?
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?procurar_por=cidadania.
Geografia
Conteúdos :
Noções de espaço;
Relação Homem e Meio Ambiente;
- Aspectos físicos e naturais do município:
- Relevo, hidrografia, clima, vegetação;
- Aspectos econômicos do município;

Objetivos específicos :
-Conceituar os aspectos geográficos físicos e naturais entendendo a interdependência entre os mesmos;
- Compreender a relação do homem e Meio Ambiente;
-Compreender a importância do crescimento e desenvolvimento do corpo no espaço;

Problematização :
-Você tem noção de espaço?
- Qual é a relação do homem com o meio ambiente​ ?
- Como é o relevo, hidrografia, clima e vegetação do lugar onde você vive??
-Você sabe quais os aspectos econômicos do município onde você mora?

Ciências
Conteúdos :
- Corpo Humano;
- Nascemos e crescemos
- Conceito de saúde,
- Corpo Humano;o que é necessário para ter e manter a saúde;
- A higiene corporal;
- Alimentação.
Objetivos Específicos :
- Promover atitudes de cuidado e limpeza do ambiente;;
- Reconhecer a importância de ter saúde;
- Compreender que muitas doenças são causadas por microrganismos e que a
- higiene ajuda a preveni-las;

Problematização :
- Quais são as partes do corpo humano;
- O que é necessário para ter uma boa saúde?
- Qual a importância da higiene para prevenir doenças?
- O que é necessário para ter uma alimentação saudável ?
Arte
Conteúdos :
- Desenho do Corpo Humano e suas partes;
- Colorir as figuras que usamos para a Higiene pessoal;
- Confeccionar um boneco, nomeando as partes do corpo humano;
- Recortar figuras que representem os materiais que usamos para a higiene bucal.
- Elencar e desenhar os objetos que usamos para a higiene corporal.
Objetivos Específicos :
- Despertar no aluno o interesse para os cuidados com a higiene pessoal;
- Proporcionar momentos de entretenimento a respeito da higiene como um todo;
- Identificar as partes do corpo humano;
- Elencar os objetos que usamos para a higiene corporal
Problematização :
- Quais são as partes do corpo humano?
-Você acha que devemos ter bons hábitos de higiene?
- Você acha importante cuidar dos dentes?
- Quais os objetos que usamos para a escovação bucal?

PRÁTICA SOCIAL INICIAL: Realizar uma conversa ressaltando para os alunos sobre a importância da saúde do corpo e hábitos e de alimentação. Sugestão de livro:
Vamos escovar os dentes” da autora Beatriz Matiotti Odriozola. e após cantar a música- Lavar as mãos ( Eliana).

INSTRUMENTALIZAÇÃO: Serão utilizados diversos instrumentos para realização do projeto, sendo :
Livros didáticos;
Vídeos da internet;
Materiais impressos;
Mapas;
Globo terrestre;
Jogos;
Cartazes;
Murais;
Atividade no CEMUT
Revistas;
Filmes;

- AVALIAÇÃO: O processo de avaliação será contínuo, através de observações e registros. Documentar os progressos do desenvolvimento dos alunos, das habilidades conquistadas interpretação, expressão, criticidade, comunicação, criatividade, autonomia, respeito às regras sociais. E, para consolidar os conhecimentos adquiridos, será realizada uma avaliação, um trabalho em grupo e uma auto- avaliação.

- PRÁTICA SOCIAL FINAL: Espera-se que ao final do projeto os alunos se conscientizem da importância de ter bons hábitos de higiene, bucal, alimentar e corporal. E que ela influência no seu modo de viver, para ter uma saúde de boa qualidade.

REFERÊNCIAS:
- Currículo escolar 2º ano- 1ª edição – Curitiba 2011;
- Girassol saberes e fazeres do campo, 2º ano – 1ª edição – São Paulo FTD; 2012.
- Referenciais curriculares nacionais do 1º ao 5º ano.
- Saúde Bucal infantil. Disponível em: http://www.colgate.com.br/app/Colgate/BR/OC/Information/OralHealthAtA. Cvsp?Cid=Br_googleoc_art_infantil.
- Aprender Brincando.
- Disponível em: http://professorajuce.blogspot.com/2009/03/higiene-i.html.
- Higiene corporal.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.