Escola Básica
Municipal Goio-En
Turma: 2ª
Série
Professor (a):
Rosana
Rodrigues
Período de
realização:
24
de abril 07 de julho
TEMA:
Hábitos
de higiene pessoal na educação
|
JUSTIFICATIVA:
O
projeto Higiene Pessoal tem
por objetivo
conscientizar os educandos
da importância de estarem sempre cuidando e zelando pela saúde
do próprio corpo .
|
OBJETIVO
GERAL:
Estimular
os hábitos e práticas de higiene corporal e alimentar com as
crianças da turma do 2º ano ,incentivando-as a conhecer e a
cuidar do próprio corpo.
|
Português
|
Conteúdos :
Corpo
Humano
Narrativas
do dia a dia;
-
Contar história sobre higiene do corpo. Sugestão de livro:
“Vamos escovar os dentes”
-
Leitura oral, silenciosa, individual e coletiva com entonação e
ritmo;
-
Praticas de linguagem (leitura e interpretação);
-
Produção de frases e texto;
-
Separação de Sílabas..
|
Objetivos
específicos :
-
Despertar o interesse por narrar histórias respeitando a
temporalidade, a sequencia lógica de ideias estabelecendo as
relações de causa e efeito dos fatos;
-
Sensibilizar os alunos ouvir histórias ;
-
Descrever cenários, objetos e personagens;
-
Ampliar o vocabulário.
|
Problematização :
-
Qual a importância da higiene para o seu corpo ?
-
É importante tomar banho todos os dias ?
-
Você lava as mãos antes da refeições e após ir ao banheiro?
-
Você
escova os dentes todos os dias?
|
Matemática
|
Conteúdos :
- Sistema monetário;
- Noções de números
;
- Identificação e
representação dos números nos diferentes contextos;
-
Noção de quantidades.
|
Objetivos
específicos :
- Conhecer a história
do sistema monetário:
- Conhecer as cédulas
e moedas que circulam no Brasil;
- Compreender noções
de números e ordená-los;
-Identificar
e representar números e quantidades.
|
Problematização:
O
que significa sistema monetário nacional?
Você
conhece os números de 1 a 100 ?
Você
reconhece cédulas e moedas?
Em
que momento usamos as quantidades ?
|
História
|
Conteúdos
:
|
- Grupos étnicos que
iniciaram o povoamento do município;
- Diversidade
cultural do município (caboclos, indígenas, afro- descendentes –
Lei 11.645/2008).
- E.C.A Direitos e
Deveres da Criança;
|
Objetivos
específicos :
- Perceber
a importância da diversidade cultural na história do município;
- Compreender a
miscigenação das raças;
- Perceber a
importância dos direitos e deveres nas relações sociais
|
Problematização :
- Você conhece as
diferentes culturas que se instalaram no município e no lugar
onde você vive ?
- O que você entende
sobre direitos e deveres?
- O que você entende
por ECA?
|
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?procurar_por=cidadania.
|
Geografia
|
Conteúdos :
Noções de espaço;
Relação
Homem e Meio Ambiente;
- Aspectos físicos e
naturais do município:
- Relevo, hidrografia,
clima, vegetação;
- Aspectos econômicos
do município;
|
Objetivos
específicos :
-Conceituar os
aspectos geográficos físicos e naturais entendendo a
interdependência entre os mesmos;
- Compreender a
relação do homem e Meio Ambiente;
-Compreender a
importância do crescimento e desenvolvimento do corpo no espaço;
|
Problematização :
-Você tem noção de
espaço?
- Qual é a relação
do homem com o meio ambiente ?
- Como é o relevo,
hidrografia, clima e vegetação do lugar onde você vive??
-Você sabe quais os
aspectos econômicos do município onde você mora?
|
Ciências
Conteúdos :
- Corpo Humano;
-
Nascemos
e crescemos
- Conceito de saúde,
- Corpo Humano;o que é
necessário para ter e manter a saúde;
- A higiene corporal;
- Alimentação.
|
Objetivos
Específicos :
- Promover atitudes de
cuidado e limpeza do ambiente;;
- Reconhecer a
importância de ter saúde;
- Compreender que
muitas doenças são causadas por microrganismos e que a
- higiene ajuda a
preveni-las;
|
Problematização :
- Quais são as partes
do corpo humano;
- O que é necessário
para ter uma boa saúde?
- Qual a importância
da higiene para prevenir doenças?
- O que é necessário
para ter uma alimentação saudável ?
|
Arte
|
Conteúdos :
- Desenho do Corpo Humano e suas partes;
-
Colorir as figuras que usamos para a Higiene pessoal;
- Confeccionar um boneco, nomeando as partes do corpo
humano;
- Recortar
figuras que representem os materiais que usamos para a higiene
bucal.
- Elencar e desenhar
os objetos que usamos para a higiene corporal.
|
Objetivos
Específicos :
- Despertar no aluno o
interesse para os cuidados com a higiene pessoal;
-
Proporcionar momentos de entretenimento a respeito da higiene
como um todo;
- Identificar as
partes do corpo humano;
- Elencar os objetos
que usamos para a higiene corporal
|
Problematização :
- Quais são as partes
do corpo humano?
-Você acha que
devemos ter bons hábitos de higiene?
- Você acha
importante cuidar dos dentes?
- Quais os objetos que
usamos para a escovação bucal?
|
PRÁTICA SOCIAL
INICIAL: Realizar
uma conversa ressaltando para os alunos sobre a importância da
saúde do corpo e hábitos e de alimentação. Sugestão
de livro:
“Vamos
escovar os dentes” da autora Beatriz
Matiotti Odriozola.
e
após cantar a música- Lavar as mãos ( Eliana).
INSTRUMENTALIZAÇÃO:
Serão utilizados diversos instrumentos para realização do
projeto, sendo :
Livros didáticos;
Vídeos da internet;
Materiais impressos;
Mapas;
Globo terrestre;
Jogos;
Cartazes;
Murais;
Atividade no CEMUT
Revistas;
Filmes;
-
AVALIAÇÃO:
O processo de avaliação será contínuo, através de observações
e registros. Documentar os progressos do desenvolvimento dos
alunos, das habilidades conquistadas interpretação, expressão,
criticidade, comunicação, criatividade, autonomia, respeito às
regras sociais. E, para consolidar os conhecimentos adquiridos,
será realizada uma avaliação, um trabalho em grupo e uma auto-
avaliação.
-
PRÁTICA
SOCIAL FINAL: Espera-se
que ao final do projeto os alunos se conscientizem da importância
de ter bons hábitos de higiene, bucal, alimentar e corporal. E
que ela influência no seu modo de viver, para ter uma saúde de
boa qualidade.
REFERÊNCIAS:
-
Currículo escolar 2º ano- 1ª edição – Curitiba 2011;
-
Girassol saberes e fazeres do campo, 2º ano – 1ª edição –
São Paulo FTD; 2012.
-
Referenciais curriculares nacionais do 1º ao 5º ano.
- Saúde Bucal infantil. Disponível
em:
http://www.colgate.com.br/app/Colgate/BR/OC/Information/OralHealthAtA.
Cvsp?Cid=Br_googleoc_art_infantil.
- Aprender Brincando.
- Disponível em:
http://professorajuce.blogspot.com/2009/03/higiene-i.html.
-
Higiene corporal.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.