segunda-feira, novembro 22, 2010

Brinquedos e Brincadeiras

Sueli,Liane e Monica

Curso: Introdução a Educação Digital
Projeto Pedagógico com textos e imagens
Nome: Liane Ansolin
            Monica Mariana Luterek
            Sueli Zeni Ternus
Tutora: Ana Maria Espindola Fernandes




Tema: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

Objetivos geral: Desenvolver atividades relacionadas com o sentido e significado proporcionando a aquisição de novas habilidades e no conhecimento cientifico, construindo para o desenvolvimento da criança na relação com o outro e com o mundo.

Objetivos específicos:
Construir com as crianças brinquedos com materiais alternativos.
Romper com a visão de que brinquedo tem que ser comprado, ressaltando a importância do “fazer” junto com a criança no c.e.i .m e na família.
criar oportunidades de trocas de brinquedos e brincadeiras entre as crianças para que ocorra um maior entrosamento entre elas.
Desenvolver a capacidade criadora onde a criança através da brincadeira e da ludicidade fortaleça as relações com os colegas e a família bem com o ambiente.
Oportunizar através da casinha brincadeira de faz de conta, ludicidade e papeis sociais
Saber modelar diferentes tipos de materiais.
Valorizar e cuidar compartilhar organizar os matérias de uso coletivo e individual.
Perceber os sinais vitais em situações de brincadeiras mais agitadas. (calor, suor, respiração, batidas do coração, movimento do tórax )
Identificar figuras geométricas simples.
Perceber que nas brincadeiras utilizamos objetos da nossa rotina diária (sofá, pia, pratos, talheres, mesa, cadeira, telefone. )
Adquirir noções de grandeza e quantidades: grande, pequeno, longe, perto, muito pouco, frio quente, comprido curto, leve pesado, cheio vazio, em situações cotidianas.
Estabelecer correspondência entre números e quantidades.

Conteúdos: Letras , brinquedo-objeto, brincadeiras, dramatizações, advinhas, jogos, poemas, desenhos, representações papeis sociais, valores, limites respeito, números , quantidades, geometria, grandezas.

Prática social inicial: Mostrar para as crianças o alfabeto dos brinquedos e brincadeiras e questiona-los se já brincaram com aqueles brinquedos ou as brincadeiras que estão neste alfabeto.

Problematização: Como podemos realizar na escola brincadeira e brinquedos em que não haja custo e que as crianças possam construir seus próprios brinquedos?


Instrumentalização: ( amarelinha, bola,tapete, cavalinho, dominó, boliche, boneco, pião, tartaruga, violão, pássaro, helicóptero, peteca, )
brincadeiras, cantigas, filmes, painéis, brinquedos, recorte, colagem, pintura, histórias socializações, desenhos, objetos.
Avaliação: as crianças ao final deste projeto demonstraram seu envolvimento na construção dos brinquedos e sua vontade de participar nas brincadeiras orientadas, de faz de conta e lúdicas.

Prática social final: as crianças foram capazes com a ajudo do professor produzir seus próprios brinquedos e com eles puderam descobrir novas formas de brincar e se divertir.

Um comentário:

  1. O projeto de voces ressalta valores muito positivos para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, pois o consumismo está em alta nos dias de hoje, e com certeza devemos instigar a criança com o resgate das brincadeiras e brinquedos feitos com material alternativo. Parabéns.
    Gabriela

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.