quarta-feira, novembro 17, 2010

Eu e a comunidade

Curso Introdução à Inclusão Digital. 2010
Projeto Pedagógico Utilizando Texto, Imagem
Atividade em grupo: Genacir Damo Bellei e Claudete Romano Professora: Ana Maria Espindola Fernandes
TEMA: EU E A COMUNIDADE
OBJETIVO GERAL:
Proporcionar aos alunos um melhor conhecimento de si e uma boa convivência no ambiente escolar, sabendo usufruir dos diferentes trabalhos oferecidos pela escola e outros serviços prestados na comunidade.
JUSTIFICATIVA:
Tendo presente que o espaço escolar para alguns alunos é desconhecido e que outros não conhecem as determinadas funções de cada membro escolar, e que ainda não se reconhecem como membro da comunidade, tendo dificuldade de localizar-se no tempo, espaço e ambiente. Faz-se necessário trabalhar os diferentes tópicos do conhecimento:
PROBLEMATIZAÇÃO:
  • Quem é você?
  • Você conhece seu corpo?
  • Quando você nasceu?
  • Quais os fatos importantes que marcaram sua história de vida?
  • Todas as pessoas são iguais?
  • Em que as pessoas são diferentes?
  • Quais são as suas características?
  • Com quem você convive na sua família?
  • E na sua escola, como é o seu relacionamento?
  • Em que escola você estuda?
  • O que você faz na escola?
  • Você conhece a história de sua escola?
  • Quem são os funcionários da escola?
  • Quantos alunos ela atende?
  • Qual é a função dos profissionais que trabalham na escola?
  • Quais são os diferentes espaços encontrados na escola?
  • Onde está localizada sua escola?
  • E a sala de aula dentro da escola?
  • Quais são as datas mais significativas para você?
  • Quais são as datas importantes que comemoramos?
  • O que é bairro?
  • Como a cidade é dividida?
  • Que serviços são oferecidos pela prefeitura no seu bairro?
  • Língua Portuguesa
Objetivos específicos:
- Escrever novas palavras e frases fixando as sílabas complexas;
- Produzir individualmente pequenos textos com sequência lógica (início, meio e fim);
- Ajudar na produção coletiva com ideias significativas;
- Contribuir nos relatos em sala de aula, sem fugir do tema;
Narrar fatos ouvidos e vivenciados no seu dia-a-dia,
- Ler palavras, frases e textos fluentemente;
- Realizar atividades propostas em sala de aula ou extra-classe com autonomia.
Conteúdos:
Produção de histórias e acontecimentos ouvidos e vivenciados. Gênero literário ( entrevista, cartazes, narração, história em quadrinho, placas). Gramática: dificuldades ortográficas, ordem alfabética das letras, sílabas complexas e formação de palavras, frases e pequenos textos significativos, uso do dicionário, plural e singular, masculino e feminino, aumentativo e diminutivo, artigos definidos e indefinidos, letra maiúscula e minúscula. (Substantivos próprios e comuns).
  • Matemática
Objetivos específicos:
- Saber ler e escrever corretamente numerais: (unidades, dezenas e centenas);
- Resolver operações de adição e subtração, identificar os termos conceituando-os;
- Reconhecer e resolver situações problemas envolvendo adição com recurso e subtração com reserva;
- reconhecer e diferenciar numeração romana e ordinal;
Compreender a sequência lógica dos numerais identificando ordem crescente e decrescente, antecessor e sucessor;
- Identificar diferentes formas geométricas.
Conteúdos
Números naturais. Sistema de numeração decimal (unidade, dezena e centena). Identificação e representação de numerais. Ordem crescente e decrescente. Antecessor e sucessor. Formas geométricas plana e sólidas. Adição simples e com reserva. Subtração simples e com empréstimo. Termos da adição e subtração. Conceitos da adição e subtração.
  • História
Objetivos específicos:
- Perceber que todas as pessoas têm sua história;
- Conhecer a história do bairro onde mora, situando-se como componente dessa história;
- Conhecer a história de sua escola, identificando as funções dos membros;
- Reconhecer os diferentes direitos e deveres de cada grupo (família, escola, comunidade...);
- Identificar semelhanças e diferenças entre os bairros;
- Reconhecer as atividades econômicas e os serviços públicos existentes no bairro;
- Diferenciar zona urbana e rural.
Conteúdos
- Identidade (minha história de vida).
- Histórico da escola.
- Funções dos membros da escola (direitos e deveres).
- História do loteamento, do bairro.
- Tipos de bairros (diferenciação entre espaço urbano e rural).
- Diferentes grupos sociais.
  • Geografia
Objetivos específicos:
- Conceituar cartografia utilizando elementos da linguagem cartográfica: mapas e legendas;
- Diferenciar os pontos cardeais e saber localizar-se;
- Conhecer e comparar a natureza da paisagem local por meio dos elementos naturais;
- Perceber as diferenças entre paisagem urbana e rural;
Informar corretamente o seu endereço, da escola e do bairro.
Conteúdos:
- Localização e orientação no bairro e município (pontos cardeais).
- Aspectos geográficos do município (mapas, limites, bairros).
- Diferentes paisagens: urbana e rural.
- Elementos naturais: clima (estações do ano).
- Localização da escola, do bairro (endereço).
- Aspectos físicos, naturais e sociais do bairro.
Ciências:
Objetivos específicos:
- Compreender algumas funções do organismo: alimentação, movimentos respiratórios, pulsação e batimentos cardíacos;
- Reconhecer a importância da alimentação para os seres humanos;
-Diferenciar os órgãos do sentido e identificar suas funções;
- Identificar as fases do desenvolvimento humano, percebendo as principais características;
- Identificar no corpo humano suas partes externas, alguns órgãos com suas funções;
- Reconhecer alimentos saudáveis, má alimentação e suas conseqüências;
- Identificar as doenças causadas pela má alimentação.
Conteúdos:
O ser humano:
*Algumas funções do organismo humano (sistema: digestão, respiração e circulação);
*Os órgãos do sentido;
*Partes externas do corpo humano;
*As fases do desenvolvimento humano;
*Alguns órgãos e suas funções;
*Alimentação do ser humano;
*Influência da alimentação no crescimento e desenvolvimento do ser humano;
*Relação entre alimentação saudável, obesi8dade, desnutrição, algumas doenças causadas pela má alimentação.
  • Educação Religiosa:
Objetivos específicos;
- Perceber que a boa convivência entre os diferentes grupos na comunidade é essencial para o desenvolvimento do ser humano;
-Ter presente os diferentes valores (amizade, solidariedade) na familia, na escola e na comunidade;
- Identificar as datas comemorativas e saber do seu significado.
Conteúdos:
- Convivência nos diferentes grupos.
- Amizade.
- Solidariedade.
- Datas comemorativas: ( Carnaval e Páscoa).
AVALIAÇÃO:
A avaliação deve ser compreendida como um conjunto de ações. Deve acontecer de forma contínua e sistemática, através de interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno.
O aluno deve:
- Expressar-se na fala com clareza;
- Narrar fatos e acontecimentos oralmente e na escrita;
- Participar dos debates defendendo suas idéias;
- Desenvolver o gosto pela leitura;
- Interpretar textos, frases, parágrafos;
-Escrever palavras usando as dificuldades ortográficas trabalhadas;
- Escrever frases e pequenos textos com clareza de idéias;
- Ajuda ou colabora com os outros na resolução de atividades;
Deve acontecer também através de resultados expressos pelos instrumentos de avaliação:
- Provas escritas;
- Trabalhos individuais e coletivos;
- Atividades orais e escritas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.