Curso Introdução à
Inclusão Digital. 2010
Projeto Pedagógico
Utilizando Texto, Imagem
Atividade em grupo: Genacir Damo Bellei e Claudete Romano
Professora: Ana Maria Espindola Fernandes
TEMA: EU E A
COMUNIDADE
OBJETIVO GERAL:
Proporcionar aos alunos
um melhor conhecimento de si e uma boa convivência no ambiente
escolar, sabendo usufruir dos diferentes trabalhos oferecidos pela
escola e outros serviços prestados na comunidade.
JUSTIFICATIVA:
Tendo presente que o
espaço escolar para alguns alunos é desconhecido e que outros não
conhecem as determinadas funções de cada membro escolar, e que
ainda não se reconhecem como membro da comunidade, tendo dificuldade
de localizar-se no tempo, espaço e ambiente. Faz-se necessário
trabalhar os diferentes tópicos do conhecimento:
PROBLEMATIZAÇÃO:
- Quem é você?
- Você conhece seu corpo?
- Quando você nasceu?
- Quais os fatos importantes que marcaram sua história de vida?
- Todas as pessoas são iguais?
- Em que as pessoas são diferentes?
- Quais são as suas características?
- Com quem você convive na sua família?
- E na sua escola, como é o seu relacionamento?
- Em que escola você estuda?
- O que você faz na escola?
- Você conhece a história de sua escola?
- Quem são os funcionários da escola?
- Quantos alunos ela atende?
- Qual é a função dos profissionais que trabalham na escola?
- Quais são os diferentes espaços encontrados na escola?
- Onde está localizada sua escola?
- E a sala de aula dentro da escola?
- Quais são as datas mais significativas para você?
- Quais são as datas importantes que comemoramos?
- O que é bairro?
- Como a cidade é dividida?
- Que serviços são oferecidos pela prefeitura no seu bairro?
- Língua Portuguesa
Objetivos específicos:
- Escrever novas palavras e frases fixando as sílabas complexas;
- Produzir individualmente pequenos textos com sequência lógica
(início, meio e fim);
- Ajudar na produção coletiva com ideias significativas;
- Contribuir nos relatos em sala de aula, sem fugir do tema;
Narrar fatos ouvidos e vivenciados no seu dia-a-dia,
- Ler palavras, frases e textos fluentemente;
- Realizar atividades propostas em sala de aula ou extra-classe com
autonomia.
Conteúdos:
Produção de histórias e acontecimentos ouvidos e vivenciados.
Gênero literário ( entrevista, cartazes, narração, história em
quadrinho, placas). Gramática: dificuldades ortográficas, ordem
alfabética das letras, sílabas complexas e formação de palavras,
frases e pequenos textos significativos, uso do dicionário, plural e
singular, masculino e feminino, aumentativo e diminutivo, artigos
definidos e indefinidos, letra maiúscula e minúscula. (Substantivos
próprios e comuns).
- Matemática
Objetivos específicos:
- Saber ler e escrever corretamente numerais: (unidades,
dezenas e centenas);
- Resolver operações de adição e subtração, identificar os
termos conceituando-os;
- Reconhecer e resolver situações problemas envolvendo adição com
recurso e subtração com reserva;
- reconhecer e diferenciar numeração romana e ordinal;
Compreender a sequência lógica dos numerais identificando ordem
crescente e decrescente, antecessor e sucessor;
- Identificar diferentes formas geométricas.
Conteúdos
Números naturais. Sistema de numeração decimal (unidade, dezena e
centena). Identificação e representação de numerais. Ordem
crescente e decrescente. Antecessor e sucessor. Formas geométricas
plana e sólidas. Adição simples e com reserva. Subtração simples
e com empréstimo. Termos da adição e subtração. Conceitos da
adição e subtração.
- História
Objetivos
específicos:
-
Perceber que todas as pessoas têm sua história;
-
Conhecer a história do bairro onde mora, situando-se como componente
dessa história;
-
Conhecer a história de sua escola, identificando as funções dos
membros;
-
Reconhecer os diferentes direitos e deveres de cada grupo (família,
escola, comunidade...);
-
Identificar semelhanças e diferenças entre os bairros;
-
Reconhecer as atividades econômicas e os serviços públicos
existentes no bairro;
-
Diferenciar zona urbana e rural.
Conteúdos
-
Identidade (minha história de vida).
-
Histórico da escola.
-
Funções dos membros da escola (direitos e deveres).
-
História do loteamento, do bairro.
-
Tipos de bairros (diferenciação entre espaço urbano e rural).
-
Diferentes grupos sociais.
- Geografia
Objetivos
específicos:
-
Conceituar cartografia utilizando elementos da linguagem
cartográfica: mapas e legendas;
-
Diferenciar os pontos cardeais e saber localizar-se;
-
Conhecer e comparar a natureza da paisagem local por meio dos
elementos naturais;
-
Perceber as diferenças entre paisagem urbana e rural;
Informar
corretamente o seu endereço, da escola e do bairro.
Conteúdos:
-
Localização e orientação no bairro e município (pontos
cardeais).
-
Aspectos geográficos do município (mapas, limites, bairros).
-
Diferentes paisagens: urbana e rural.
-
Elementos naturais: clima (estações do ano).
-
Localização da escola, do bairro (endereço).
-
Aspectos físicos, naturais e sociais do bairro.
Ciências:
Objetivos
específicos:
-
Compreender algumas funções do organismo: alimentação, movimentos
respiratórios, pulsação e batimentos cardíacos;
-
Reconhecer a importância da alimentação para os seres humanos;
-Diferenciar
os órgãos do sentido e identificar suas funções;
-
Identificar as fases do desenvolvimento humano, percebendo as
principais características;
-
Identificar no corpo humano suas partes externas, alguns órgãos com
suas funções;
-
Reconhecer alimentos saudáveis, má alimentação e suas
conseqüências;
-
Identificar as doenças causadas pela má alimentação.
Conteúdos:
O
ser humano:
*Algumas
funções do organismo humano (sistema: digestão, respiração e
circulação);
*Os
órgãos do sentido;
*Partes
externas do corpo humano;
*As
fases do desenvolvimento humano;
*Alguns
órgãos e suas funções;
*Alimentação
do ser humano;
*Influência
da alimentação no crescimento e desenvolvimento do ser humano;
*Relação
entre alimentação saudável, obesi8dade, desnutrição, algumas
doenças causadas pela má alimentação.
- Educação Religiosa:
Objetivos
específicos;
-
Perceber que a boa convivência entre os diferentes grupos na
comunidade é essencial para o desenvolvimento do ser humano;
-Ter
presente os diferentes valores (amizade, solidariedade) na familia,
na escola e na comunidade;
-
Identificar as datas comemorativas e saber do seu significado.
Conteúdos:
-
Convivência nos diferentes grupos.
-
Amizade.
-
Solidariedade.
-
Datas comemorativas: ( Carnaval e Páscoa).
AVALIAÇÃO:
A
avaliação deve ser compreendida como um conjunto de ações. Deve
acontecer de forma contínua e sistemática, através de
interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno.
O
aluno deve:
-
Expressar-se na fala com clareza;
-
Narrar fatos e acontecimentos oralmente e na escrita;
-
Participar dos debates defendendo suas idéias;
-
Desenvolver o gosto pela leitura;
-
Interpretar textos, frases, parágrafos;
-Escrever
palavras usando as dificuldades ortográficas trabalhadas;
-
Escrever frases e pequenos textos com clareza de idéias;
-
Ajuda ou colabora com os outros na resolução de atividades;
Deve
acontecer também através de resultados expressos pelos instrumentos
de avaliação:
-
Provas escritas;
-
Trabalhos individuais e coletivos;
-
Atividades orais e escritas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.