quarta-feira, novembro 17, 2010

Elaboração de Projeto

Elaine e Lucimeri

Curso Introdução à Educação Digital.2010
Projeto Pedagógico Utilizando Texto, Imagem
Atividade em Grupo
Alunas: Elaine Maria Maschio e Lucimeri Maria de Camargo

PROJETO
1.TEMA: ADOLESCÊNCIA X VALORES

2. OBJETIVO GERAL:
- Propiciar aos educandos hábitos e atitudes positivas para melhorar o aprendizado, construindo dessa forma a ascensão à cidadania.

3. OBJETIVO ESPECÍFICO:
- Compreender que algumas mudanças são provocadas pela ação dos grupos humanos em seus espaços de vivência, seja na cidade ou no campo;
- Conhecer o espaço geográfico, lugar, região e sociedade brasileira, para exercer sua cidadania com dignidade e responsabilidade;
- Compreender a formação urbana, as transformações e as organizações industriais e comerciais no Brasil;
- Verificar os impactos ambientais e sociais ocasionados por meio do espaço urbano e rural brasileiro;

4. CONTEÚDOS:
- Impactos ambientais e sociais no espaço urbano e rural;
- Migração, imigração, migração interna e externa;
- Esporte recreativos e pré-disportivos;
- O Brasil e os interesses mundiais: econômicos, sociais e políticos;
# As disciplinas envolvidas neste projeto foi Geografia e Educação Física.

5.PLANO DE AÇÕES:
- A problematização ocorrerá com uma técnica de gravuras e objetos para verificar quais são os valores pertinentes a cada educando, onde cada um escolherá algumas gravuras e objetos e deverá descrevê-los e como faz parte da sua vida, de sua família ou qual seu valor perante a sociedade.

6. MATERIAL E SUPORTE NECESSÁRIO:
- Observação e planejamento das aulas com uma postura dinâmica, proporcionando aos educando atividades que envolvam ações, para uma integração e participação da construção do conhecimento a partir de práticas desenvolvidas.
  • Livro-texto, revistas, jornais
  • Pesquisas
  • Filmes, documentos históricos
  • Fotografias e Gravuras
  • Palestras
  • Vídeos
  • Debates
  • Trabalhos individuais e em grupos
  • Provas, Exercícios, Temas
  • Internet, computadores (digitar)
  • Cd, DVD
  • Xerox
  • Mapas e plantas
  • Exposição de trabalhos
  • Retroprojetor
  • Gráficos, tabelas
  • Caça-palavras, cruzadinhas, dramatizações, cartas enigmáticas, histórias em quadrinhos
  • Visitas, passeios de estudos
7. TEMPO TOTAL DE APLICAÇÃO DO PROJETO: 2 meses

8. AVALIAÇÃO:
- Provas
- Trabalho em Grupo e individual
- Exercícios
- Construção de Mapas, plantas, maquetes
- Construção de textos
- Atitudes: participação, respeito, cooperação e responsabilidade

9. FONTES DE PESQUISA:
  1. Secretaria de Educação do Município de Chapecó. PLANO ANUAL: Geografia, 2009.
  2. Gasparin, J. L. Aprender, Desaprender, Reaprender. 2005. Texto digitalizado.
  3. Gasparin, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 4. Ed. Ver. E ampl. – Campinas, SP: Autores Associados, 2007.