segunda-feira, novembro 22, 2010

Histórias que o povo conta

Curso: Introdução à inclusão digital 2010
Projeto Pedagógico com textos e imagens
Nome: Stefania Favero
Tutora: Ana Maria Espindola Fernandes

Projeto: Histórias que o povo conta

1. Apresentação

Este projeto visa o resgate das histórias do bairro, desde o seu início até os dias de hoje, como foi o seu início, como eram as ruas, os moradores e o seu crescimento. O início, a implantação da infraestrutura e o aumento populacional.

2.Objetivos

2.1- Objetivo Geral

- O aluno conhecer o desenvolvimento do bairro, seu crescimento, sua evolução e desenvolver através das histórias contadas pelos antigos moradores, um raciocínio do antigo e do atual.

2.2- Objetivos específicos

- Desenvolver no aluno a curiosidade na perpectiva do antigo e do novo;
- Estimular a capacidade do aluno em ouvir os mais antigos e valorizar os causos contados;
- Instigar no aluno à pesquisa, exploração oral e o senso de discernir o que é místico, empírico do que é concreto;
- Oferecer ao aluno o contato com as diferentes pessoas da comunidade e as diferentes culturas que se inseriram ao bairro com o passar do tempo;
- Propiciar ao aluno conhecer melhor os seu bairro e seu folclore.

3. Justificativa

O projeto "Histórias  que o povo conta"  iniciou dos comentários dos alunos em sala de aula com relação às histórias de assombração que os avós contavam, outras histórias de  benzedeiras,  cartomantes e curandeiros, além dos locais onde moravam, passar carreiros para chegar  até a estrada, árvores existentes no bairro, como a água potável chegou até o bairro e as reuniões para trazer energia elétrica, inauguração da Igreja etc.
Desta maneira os alunos saíram para entrevistar os moradores, vendo que as fontes históricas podem ser desde pequenos causos até as inauguraçoes, denotando transformações maiores onde tudo é história, saindo da teoria para a prática, vendo que qualquer pessoa pode fazer história.

4. Metodologia

Foram trabalhados temas como tipos de fontes históricas como  documentos, fontes orais, percepção da evolução do bairro e suas diferentes culturas,  além do respeito, cidadania, diversidade cultural, economia,  sociedade e longevidade do moradores, cuidados com o lixo, limpeza do bairro, dos terrenos baldios.

5. Avaliação das ações desenvolvidas

Os alunos farão pesquisa oral com os moradores mais antigos e alguns mais novos e cada história será exposta para o grande grupo, para debate dos pontos pesquisados,  como por exemplo,  como eram as ruas,e como são hoje,  as casas, curandeiros, lutas para obter as escrituras dos terrenos, etc.

6. Cronograma de execução

Os alunos pesquisarão  durante 20 dias e apresentarão os textos para o grande grupo, para debate 2 ou 3 alunas se preciso for.

Um comentário:

  1. Muito interessante o projeto de vocês, é sempre muito bom sabermos mais da nossa história.

    Parabéns.
    Gabriela

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