domingo, novembro 21, 2010

MÚSICA NA ESCOLA


CURSO INTRODUÇÃO À INCLUSÃO DIGITAL 2010

PROJETO PEDAGÓGICO UTILIZANDO TEXTOS, IMAGEM

NOME: CLEONICE DIAS DE SOUZA

TUTORA:ANA MARIA ESPINDOLA FERNANDES

Projeto Música na Escola

1. APRESENTAÇÃO

     A Música é um fenômeno universal, que está presente na história de todos os povos e civilizações, em todo o globo, desde a pré-história. E, desde os primórdios, a Música faz parte do dia-a-dia das comunidades, se manifestando de diferentes maneiras, em ritos, festas e celebrações das mais diversas.
     Na verdade, é praticamente impossível encontrar uma pessoa que não goste de ouvir, cantar e dançar. A Música tem um papel primordial como forma de lazer e na socialização das pessoas, pois ela cria e reforça laços sociais e vínculos afetivos. Além disso, a Música exerce um relevante papel na formação cultural das pessoas, por meio do repasse de idéias, informações e conceitos, servindo para o aprimoramento do aprendizado.
     Baseando-se nesse enorme conhecimento do papel que a Música possui em nossa sociedade, diversas Escolas tem incluído essa Arte no cotidiano dos trabalhos escolares com objetivo de melhorar o aprendizado, aproximando mais ainda essa Arte da vida dos alunos.
      Acreditamos que com a inserção da Música no dia-a-dia da Escola e no cotidiano de nossa comunidade poderemos ocupar de forma prazerosa o tempo ocioso de nossas crianças e adolescentes, contribuindo assim para formação integral de nossos discentes.

2. OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL

     - Promover a Escola pública como espaço de educação integral da comunidade onde faz parte, em prol do desenvolvimento da sensibilidade e criatividade humana por meio do contato com a linguagem artístico-musical, visando a formação do cidadão, capaz de contribuir ativamente com as mudanças sócio-culturais necessárias para a construção de uma sociedade mais ética e digna.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍCIFOS

     - Desenvolver a percepção auditiva e a memória musical;
     - Possibilitar que os alunos aprendam a utilizar e cuidar da voz como meio de expressão e comunicação musical;
     - Estimular a pesquisa, exploração, composição e interpretação de sons de diversas naturezas e procedências;
     - Conhecer usos e funções da Música produzida em diferentes épocas e por sociedades distintas;
     - Criar oportunidades de cultura e lazer para os estudantes, diminuindo seu tempo ocioso.


3. JUSTIFICATIVA

     O “Projeto Música na Escola” surgiu da necessidade de oferecer às nossas crianças e jovens uma atividade que vá além do currículo e do âmbito da Escola, pois é certo que a Música, a Dança e as demais artes fazem parte do dia-a-dia dos nossos alunos, independente de sua classe socioeconômica.
     Assim, estamos certos que a presente proposta servirá para desenvolver a auto-estima, valorizar os dons apresentados para a musicalização e contribuirá fortemente para melhoria da disciplina de nossas crianças e adolescentes. Pelos resultados de outros trabalhos em diferentes cidades e estados, sabe-se que a prática da Música torna os alunos mais disciplinados, concentrados, motivados e responsáveis em sala de aula e, também, fora da Escola.

4. METODOLOGIA


     Durante as aulas, trabalhamos temas como: respeito, convivência em grupo e postura. As letras das músicas são selecionadas através do interesse dos grupos de alunos, e com enfoque nos temas transversais incluídas no currículo escolar: ética, cidadania, pluralidade cultural, cultura afro-brasileira, cultura ítalo-brasileira, dentre outras.

5. AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS

     A avaliação do “Projeto Música na Escola” irá ocorrer em todas as fases,desde o início até o final da execução propriamente dita e que conforme esperamos chegará a outros locais de nossa comunidade
Escolar.
     Os alunos serão observados durante todo o “Projeto Música na Escola” através da observação do interesse, participação, realização das atividades, orais, escritas e práticas. Os conteúdos explorados também serão analisados pelos trabalhos e provas aplicadas em sala de aula durante cada bimestre.

9. CRONOGRAMA
     O Projeto terá a duração do quarto bimestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.