Projeto Pedagógico Utilizando Texto, Imagem
Atividade em grupo: Maria Isabel Fossari Fernandes.
Mônica Denize Machado.
Rovena de Lima.
Simone Sperotto Zonta.
TEMA: A CRIANÇA E SEU CORPO
TURMA: Pré escolar 4 anos
DURAÇÃO: Dois meses
DURAÇÃO: Dois meses
JUSTIFICATIVA:
Este tema permitirá a participação ativa das crianças para melhor conhecer o seu próprio corpo e perceber as necessidades básicas de higiene e cuidados com o mesmo.
OBJETIVO GERAL:
Conhecer as diferentes funções do corpo humano estimulando através das atividades físicas e motoras a atenção, percepção, a linguagem oral e escrita, a coordenação, a lateralidade, a criatividade, a ludicidade e o conhecimento cientifico.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Reconhecer o próprio corpo, partes e funções;
- Identificar as partes do corpo;
- Desenvolver hábitos de higiene;
- Compreender a importância da higiene corporal;
- Reconhecer semelhanças e diferenças entre seu corpo e o corpo do colega ( masculino e feminino);
- Desenvolver conceitos básicos de matemática utilizando as partes do corpo;
- Identificar cada órgão do sentido e suas funções no nosso corpo;
CONTEÚDOS:
- Corpo humano;
- Órgãos dos sentidos;
- Gênero;
- Higiene;
PRÁTICA SOCIAL INICIAL
- Que tem um corpo
- Que precisa ter cuidados com esse corpo
- Que as vezes tem que tomar banho
- Que existem meninos e meninas
PROBLEMATIZAÇÃO
Como fazer com que a criança se reconheça enquanto ser humano através de seu corpo e das relações estabelecidas através dele?
INSTRUMENTALIZAÇÃO
- Trabalhar o texto “Conhecendo sua vida um pouquinho;
- Escolher um menino/a para fazer o contorno do corpo e escrever as partes externas;
- Depois cada criança irá desenhar o próprio corpo;
- Fazer vários pezinhos para que as crianças pisem no caminho orientadas pela profª com o objetivo de aprimorar a coordenação motora e o equilíbrio;
- Na rodinha ouvir músicas sobre o corpo humano e depois dramatizá-las;
- Dialogar com as crianças enfatizando a cor dos olhos, dos cabelos, da pele...
- Assistir o filme o patinho feio e relacionar com o diálogo realizado;
- Representar algumas partes do corpo com tinta guache;
- Representar o corpo com massa de modelar.
AVALIAÇÃO
A avaliação será constante, através das participação das crianças por meio dos diálogos, brincadeiras e atividades escritas. Em seguida retomar a atividade de desenho do corpo no papel pardo em que as crianças irão falar as partes do corpo e aquelas que conseguem pode registrar as partes sozinhas;
PRÁTICA SOCIAL FINAL
Será realizada com observações, percebendo as manifestações das crianças através do desempenho na realização das atividades escritas, orais, nas brincadeiras na sala e fora dela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.