quarta-feira, novembro 17, 2010

A CRIANÇA E SEU CORPO




Curso Introdução à Inclusão Digital 2010.
Projeto Pedagógico Utilizando Texto, Imagem
Atividade em grupo: Maria Isabel Fossari Fernandes.
                                   Mônica Denize Machado.
                                   Rovena de Lima.
                                   Simone Sperotto Zonta.

TEMA: A CRIANÇA E SEU CORPO
TURMA: Pré escolar 4 anos
DURAÇÃO: Dois meses

JUSTIFICATIVA:
Este tema permitirá a participação ativa das crianças para melhor conhecer o seu próprio corpo e perceber as necessidades básicas de higiene e cuidados com o mesmo.

OBJETIVO GERAL:
Conhecer as diferentes funções do corpo humano estimulando através das atividades físicas e motoras a atenção, percepção, a linguagem oral e escrita, a coordenação, a lateralidade, a criatividade, a ludicidade e o conhecimento cientifico.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Reconhecer o próprio corpo, partes e funções;
  • Identificar as partes do corpo;
  • Desenvolver hábitos de higiene;
  • Compreender a importância da higiene corporal;
  • Reconhecer semelhanças e diferenças entre seu corpo e o corpo do colega ( masculino e feminino);
  • Desenvolver conceitos básicos de matemática utilizando as partes do corpo;
  • Identificar cada órgão do sentido e suas funções no nosso corpo;

CONTEÚDOS:
  • Corpo humano;
  • Órgãos dos sentidos;
  • Gênero;
  • Higiene;

PRÁTICA SOCIAL INICIAL
  • Que tem um corpo
  • Que precisa ter cuidados com esse corpo
  • Que as vezes tem que tomar banho
  • Que existem meninos e meninas

PROBLEMATIZAÇÃO

Como fazer com que a criança se reconheça enquanto ser humano através de seu corpo e das relações estabelecidas através dele?

INSTRUMENTALIZAÇÃO
  • Trabalhar o texto “Conhecendo sua vida um pouquinho;
  • Escolher um menino/a para fazer o contorno do corpo e escrever as partes externas;
  • Depois cada criança irá desenhar o próprio corpo;
  • Fazer vários pezinhos para que as crianças pisem no caminho orientadas pela profª com o objetivo de aprimorar a coordenação motora e o equilíbrio;
  • Na rodinha ouvir músicas sobre o corpo humano e depois dramatizá-las;
  • Dialogar com as crianças enfatizando a cor dos olhos, dos cabelos, da pele...
  • Assistir o filme o patinho feio e relacionar com o diálogo realizado;
  • Representar algumas partes do corpo com tinta guache;
  • Representar o corpo com massa de modelar.

AVALIAÇÃO
A avaliação será constante, através das participação das crianças por meio dos diálogos, brincadeiras e atividades escritas. Em seguida retomar a atividade de desenho do corpo no papel pardo em que as crianças irão falar as partes do corpo e aquelas que conseguem pode registrar as partes sozinhas;

PRÁTICA SOCIAL FINAL
Será realizada com observações, percebendo as manifestações das crianças através do desempenho na realização das atividades escritas, orais, nas brincadeiras na sala e fora dela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.