Atividade em Grupo: Daysiane Montagna, Luzia Colla Zuanazi, Maria Da Luz Antoniolli, Patricia Karla T. de Carvalho, Teresa Maria Girotto
Descobrindo a Vida na Terra
Objetivo Geral
Fazer com que o aluno compreenda o conceito de ciências, sua utilidade e ferramentas de abordagem, bem como dar ao aluno noções gerais sobre os cinco reinos, quais suas relações e qual o papel do homem como agente de transformação destes Reinos.
Objetivos Específicos
- Reconhecer que as ciências só existem em função das necessidades do ser humano.
- Compreender que os ecossistemas resultam de uma interdependência entre os seres vivos.
- Entender o funcionamento e a importância da vida na terra
- Analizar os impactos gerados pela ação humana e suas consequências.
Conteúdos curriculares
- Conceito de Ciências através dos séculos e suas ferramentas de abordagem;
- Os cinco reinos- Apresentação
- Reino Monera – as bactérias; principais características, grupos de bactérias; bactérias patogênicas ao homem e principais doenças causadas por elas; bactérias saprofíticas; bactérias gram positivas e gram negativas;
- Reino Vírus – os vírus; principais características; bacteriófago; vírus patogênicos ao homem e algumas doenças causadas por eles.
- Reino Protozoa – os protozoários; principais características; protozoários de vida livre e protozoários patogênicos ao homem; principais doenças causadas por protozoários; Maré vermelha;
- Reino Fungi – os fungos, bolores e cogumelos; principais características; fungos de vida livre e parasitas; alguns fungos patogênicos ao homem; principais doenças causadas por fungos; utilização de fungos pelo homem.
- Reino Plantae – as plantas; principais características divisão do reino plantae; principais classes.
- As algas verdes; algas douradas, vermelhas, pardas;
- Arquegoniadas: briófitas e pteridófitas;
- As angiospermas
- As gminospermas
- Reino Animalia – os animais; principais características divisão do Reino Animalia; principais classes.
- Os espongiários; os cnidários e ctenóforos;
- Os equinodermos; os moluscos;
- Os artrópodes; principais ordens (Insecta, Aracnida,Acari, Scorpiones, Crustacea, Diplopoda, Quilopoda)
- Os artrópodes primitivos: os trilobitas
- Os vertebrados: características gerais; os peixes; os anfíbios;
- Aves, répteis e mamíferos.Plano de Ações
- Aulas expositivas usando quadro e giz/pincel;
- Material coletado pelos próprios alunos e/ou fornecidos pelo professor para as aulas práticas;
- Material fornecido pela escola/professor para fabricação de maquetes e demais matériais solicitados;
- Filmes, tela e retroprojetor para sessão de filmoscopia;
- Livros e revistas emprestados da biblioteca escolar ou trazidos pelo professor.Tempo total de aplicação do projetoDuração de 1 semestre:Material e suporte necessário
- Cemut
- data show
- Dvds especificos
- Visitas ao laboratório de ciências
Fontes de PesquisaBarnes, R. D. Zoologia dos invertebrados. Artmed, 2008.Miller, S. A. General Zoology. McGraw-Hill, 2006.Simpson, B. B.; Corner, M. Economic botany. Mcgraw-Hill, 2009.Valle, Cecilia. Ciências para o ensino fundamental. Ática, 2008.Formas de AvaliaçãoA avaliação dos alunos será feita através de trabalhos e questionários a serem entregues, provas e participação nas discussões de grupo nas aulas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.