quarta-feira, novembro 17, 2010

Descobrindo a Vida...



Curso Introdução à Inclusão Digital
Atividade em Grupo: Daysiane Montagna, Luzia Colla Zuanazi, Maria Da Luz Antoniolli, Patricia Karla T. de Carvalho, Teresa Maria Girotto
Descobrindo a Vida na Terra

Objetivo Geral
Fazer com que o aluno compreenda o conceito de ciências, sua utilidade e ferramentas de abordagem, bem como dar ao aluno noções gerais sobre os cinco reinos, quais suas relações e qual o papel do homem como agente de transformação destes Reinos.

Objetivos Específicos
  • Reconhecer que as ciências só existem em função das necessidades do ser humano.
  • Compreender que os ecossistemas resultam de uma interdependência entre os seres vivos.
  • Entender o funcionamento e a importância da vida na terra
  • Analizar os impactos gerados pela ação humana e suas consequências.

Conteúdos curriculares
  • Conceito de Ciências através dos séculos e suas ferramentas de abordagem;
  • Os cinco reinos- Apresentação
  • Reino Monera – as bactérias; principais características, grupos de bactérias; bactérias patogênicas ao homem e principais doenças causadas por elas; bactérias saprofíticas; bactérias gram positivas e gram negativas;
  • Reino Vírus – os vírus; principais características; bacteriófago; vírus patogênicos ao homem e algumas doenças causadas por eles.
  • Reino Protozoa – os protozoários; principais características; protozoários de vida livre e protozoários patogênicos ao homem; principais doenças causadas por protozoários; Maré vermelha;
  • Reino Fungi – os fungos, bolores e cogumelos; principais características; fungos de vida livre e parasitas; alguns fungos patogênicos ao homem; principais doenças causadas por fungos; utilização de fungos pelo homem.
  • Reino Plantae – as plantas; principais características divisão do reino plantae; principais classes.
  • As algas verdes; algas douradas, vermelhas, pardas;
  • Arquegoniadas: briófitas e pteridófitas;
  • As angiospermas
  • As gminospermas
  • Reino Animalia – os animais; principais características divisão do Reino Animalia; principais classes.
  • Os espongiários; os cnidários e ctenóforos;
  • Os equinodermos; os moluscos;
  • Os artrópodes; principais ordens (Insecta, Aracnida,Acari, Scorpiones, Crustacea, Diplopoda, Quilopoda)
  • Os artrópodes primitivos: os trilobitas
  • Os vertebrados: características gerais; os peixes; os anfíbios;
  • Aves, répteis e mamíferos.
    Plano de Ações
    • Aulas expositivas usando quadro e giz/pincel;
    • Material coletado pelos próprios alunos e/ou fornecidos pelo professor para as aulas práticas;
    • Material fornecido pela escola/professor para fabricação de maquetes e demais matériais solicitados;
    • Filmes, tela e retroprojetor para sessão de filmoscopia;
    • Livros e revistas emprestados da biblioteca escolar ou trazidos pelo professor.
      Tempo total de aplicação do projeto
      Duração de 1 semestre:
      Material e suporte necessário
      • Cemut
      • data show
      • Dvds especificos
      • Visitas ao laboratório de ciências
      Fontes de Pesquisa
      Barnes, R. D. Zoologia dos invertebrados. Artmed, 2008.
      Miller, S. A. General Zoology. McGraw-Hill, 2006.
      Simpson, B. B.; Corner, M. Economic botany. Mcgraw-Hill, 2009.
      Valle, Cecilia. Ciências para o ensino fundamental. Ática, 2008.
       
      Formas de Avaliação
      A avaliação dos alunos será feita através de trabalhos e questionários a serem entregues, provas e participação nas discussões de grupo nas aulas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.