sexta-feira, novembro 19, 2010

Eu e meus amigos

Curso Introdução à Inclusão Digital 2010
Projeto Pedagógico Utilizando Texto, Imagem
Atividade em Grupo
Nome: Cínara Chiaradia
Marines Vieira Borlini
Mariza Velozo
Silvia R M. Sheid
Tutora: Ana Maria Espindola Fernandes
1. Tema do projeto: “Eu e Meus Amigos”
Este projeto Eu e Meus amigos partimos, do tema formação da identidade e autonomia contribui para que as crianças perceberem-se como sujeito, a se situarem, a aprender a diferenciar seus gestos, seus prazeres, seus temores, suas opiniões e gradativamente compreenda a respeitar a existência do outro e assim aprendem com os outros por meio de vínculos que estabelece.

2. Objetivo Geral: Possibilitar que a criança perceba-se como sujeito da própria história, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivencia diferentes situações, familiarizando-se com a imagem do próprio corpo, respeitando a presença do outro, como parte integrante do convívio social.

3. Objetivos Específicos
-Enviar uma pesquisa para os pais ou responsáveis, sobre a origem do nome.
-Oportunizar troca de vínculos afetivos entre adultos e crianças
-Desenvolver na criança o conceito do EU em relação ao seu nome, idade, em relação aos pais e colegas.
-Reconhecer os órgãos sensórios por meio de experiências.
4. Conteúdos:
Movimento
Jogo simbólico
Socialização
Nome da criança

5- Plano de Ações:
Ação 1: Com uma caixa de sapato, montar uma casa com espelho dentro será solicitado que a criança observe, identifique-se no espelho. A casa passa de mão com a música: Tenho uma casinha de telhado colorido dentro dela mora uma criança que criança linda e comentar.

Ação 2: Elaborar e realizar uma entrevista com os pais sobre seu filho (a)
Pedir foto para os pais, para fazer o alfabeto de nomes das crianças
Elaborar e enviar pesquisar para os pais significado do nome da criança.
Confeccionar a carteira de identidade.

Ação 3: História: A margarida Friorenta (fazer o registro da história)
Construir a margarida no palito de picolé.
Plantar mudinhas da margarida no copinho de café.
Brincar o faz-de-conta, o jogo simbólico, a imitação com intuito de reforçar de sistematizar o conhecimento do corpo.
Envolvidos: Crianças de 3 a 4 anos

6. Tempo total de aplicação do projeto: 1 mês

7. Material e suporte necessário: Livros, revistas, jornais, literatura.

8. Fontes de pesquisa: Internet e bibliografias

9. Avaliação:
A avaliação dar-se através de registro, observações e será continuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.