quarta-feira, novembro 17, 2010

PROJETO CORES E FORMAS GEOMÉTRICAS

                                            TURMA DO EPROINFO - NTM - CHAPECÓ 
PROJETO CORES E FORMAS GEOMÉTRICAS
GRUPO: ALCIRA ROSA PERIN
MARIZETE ALVES
SILVANA DA COSTA
VANDERLI CAMARGO BERLLT
Tema: Brincando com Cores e Formas
1- JUSTIFICATIVA:
Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, possibilitando a criança identificá-las e nomea-las. As crianças são participativas e curiosas em contínuo processo de desenvolvimento e descobrimento do seu mundo.
2- OBJETIVO GERAL
Este projeto tem o objetivo de fazer com que a criança conheça as cores e formas que estão presentes em todos os ambientes em que vive.
3- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Identificar e nomear cores e formas.
  • Buscar alternativas que contribuam para a aprendizagem das crianças;
  • Adquirir hábitos de trabalhar em grupos;
  • Ampliar o vocabulário.
  • Desenvolver percepções visuais, auditivas e táteis.
  • Reconhecer a existência de diferentes formas,
  • Reproduzir cores e formas.
  • Utilizar diversos materiais para ampliar suas possibilidades de
    expressão.
  • Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção.
  • Estimular o raciocínio lógico; desenvolver a criatividade
  • Desenhar a partir do que foi observado.
  • Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural.
4-Conteúdos e disciplinas envolvidas 
- Percepção visual
- Percepção tátil
- percepção auditiva
- linguagens, oral, natureza e sociedade, matemática
5 – Planos de ações
Vocês conhecem as cores? Quais vocês conhecem?
E as formas geométricas? Quais vocês conhecem?
Existem diferentes cores e formas?
Onde encontramos as encontramos?
Vamos descobrir diferentes cores e formas em nosso espaço?
6) Tempo total de aplicação do projeto
Aproximadamente dois meses.
7- Material e suporte necessário
  • Contação de histórias;
  • Musicas e cantigas;
  • Vídeos/filmes
  • Desenho;
  • Modelagem;
  • Dobraduras;
  • Pinturas;
  • Recorte, rasgar e colar;
  • Brinquedos, brincadeira, jogos pedagógicos, parque, brinquedoteca;
  • Confecção do livrinho – formas e cores;
  • Confecção de dados das cores e formas;
HISTÓRIAS:
Meu jardim
Um bebê em forma de gente
Aprendendo as cores na floresta
A bela borboleta
Pintinhos e pintinhaS
O sapo Sandro – descobrindo as formas
FILMES:
Baby Shakespeare – Mundo da poesia
Baby Van Gog – Mundo das cores
Patati patatá
- Baby Ainstens
A galinha pintadinha
Mickey descobrindo as cores
Palavra cantada
Pooh e os números
Mamãe gansa ensina os números
MÚSICAS:
Música: arco-íris (Xuxa)
Xuxa, palavra cantada, musicas infantis e de relaxamento.
8)Fontes de pesquisa
- textos e atividades da internet albuns picasa
- coleção: dia-a-dia do professor, coleção datas comemorativas, coleção pirulito.
9) Avaliação
Será feita avaliação ao longo do projeto observando o cumprimento de etapas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.