PROJETO CORES E
FORMAS GEOMÉTRICAS
GRUPO: ALCIRA
ROSA PERIN
MARIZETE ALVES
SILVANA DA COSTA
VANDERLI CAMARGO
BERLLT
Tema:
Brincando com Cores e Formas
1-
JUSTIFICATIVA:
Nesta
fase, é importante propiciar à criança a visualização,
exploração,
contato e manuseio de diversos objetos que compõem
o universo das cores e
formas, possibilitando a criança
identificá-las e nomea-las. As crianças são participativas e
curiosas em contínuo processo de desenvolvimento e descobrimento do
seu mundo.
2-
OBJETIVO GERAL
Este
projeto tem o objetivo de fazer com que a criança conheça as cores
e formas que estão presentes em todos os ambientes em que vive.
3-
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar e nomear cores e formas.
- Buscar alternativas que contribuam para a aprendizagem das crianças;
- Adquirir hábitos de trabalhar em grupos;
- Ampliar o vocabulário.
- Desenvolver percepções visuais, auditivas e táteis.
- Reconhecer a existência de diferentes formas,
- Reproduzir cores e formas.
- Utilizar diversos materiais para ampliar suas possibilidades de
expressão. - Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção.
- Estimular o raciocínio lógico; desenvolver a criatividade
- Desenhar a partir do que foi observado.
- Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural.
4-Conteúdos
e disciplinas envolvidas
-
Percepção visual
-
Percepção tátil
-
percepção auditiva
-
linguagens, oral, natureza e sociedade, matemática
5
– Planos de ações
Vocês
conhecem as cores? Quais vocês conhecem?
E
as formas geométricas? Quais vocês conhecem?
Existem
diferentes cores e formas?
Onde
encontramos as encontramos?
Vamos
descobrir diferentes cores e formas em nosso espaço?
6)
Tempo total de aplicação do projeto
Aproximadamente
dois meses.
7-
Material e suporte necessário
- Contação de histórias;
- Musicas e cantigas;
- Vídeos/filmes
- Desenho;
- Modelagem;
- Dobraduras;
- Pinturas;
- Recorte, rasgar e colar;
- Brinquedos, brincadeira, jogos pedagógicos, parque, brinquedoteca;
- Confecção do livrinho – formas e cores;
- Confecção de dados das cores e formas;
HISTÓRIAS:
Meu
jardim
Um
bebê em forma de gente
Aprendendo
as cores na floresta
A
bela borboleta
Pintinhos
e pintinhaS
O
sapo Sandro – descobrindo as formas
FILMES:
Baby
Shakespeare – Mundo da poesia
Baby
Van Gog – Mundo das cores
Patati
patatá
-
Baby Ainstens
A
galinha pintadinha
Mickey
descobrindo as cores
Palavra
cantada
Pooh
e os números
Mamãe
gansa ensina os números
MÚSICAS:
Música:
arco-íris (Xuxa)
Xuxa,
palavra cantada, musicas infantis e de relaxamento.
8)Fontes de pesquisa
- textos e atividades da internet albuns picasa
- coleção: dia-a-dia do professor, coleção
datas comemorativas, coleção pirulito.
9)
Avaliação
Será
feita avaliação ao longo do projeto observando o cumprimento de
etapas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.