sexta-feira, novembro 19, 2010

Cante,Brinque e Encante



TEMA DO PROJETO: CANTE BRINQUE E ENCANTE
PROFESSORES: SIMONE, SALETE, CRISTIANO

JUSTIFICATIVA:
As cantigas de roda são muito importantes, pois pertencem á tradição oral e são transmitidas de geração a geração. As cantigas populares sempre foram transmitidas oralmente pelas pessoas mais velhas aos mais novos. Elas serviam para embalar as crianças e faziam parte das brincadeiras de roda. Como escola, temos a função de preservar e aprimorar essas manifestações culturais que fazem parte do nosso patrimônio histórico e promover o contato das crianças com esse tipo de texto. Pensando em estimular a ampliação da linguagem oral do grupo, propondo o desenvolvimento e aprendizagem através da linguagem musical.

OBJETIVO GERAL:

Proporcionar através da música as diferentes formas de aquisição do conhecimento, utilizando no desenvolvimento da expressão corporal, a linguagem da oralidade, a psicomotricidade e o conhecimento científico.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

-Pesquisar sobre as diferentes cantigas de roda que as crianças já sabem e apresentar novas cantigas.
-Proporcionar a leitura e escrita das canções.
-Compreender a linguagem musical como forma de manifestação cultural.
-Contextualizar as cantigas.
-Conhecer os instrumentos musicais que produzem sons.
-Ampliar o repertório musical e de outras brincadeiras de roda.
-Desenvolver as noções matemáticas através de cantigas.
-Criar e reinventar outras cantigas de roda.
-Organizar um pequeno livro com as cantigas de rodas com as letras ilustradas pelas crianças.
-Proporcionar momentos de imitação.
-Trabalhar a construção do conhecimento lógico-matemático e das linguagens oral e escrita.
-Ampliar a expressão corporal e os conhecimentos construídos pela história e cultura da família.
-Enriquecer o vocabulário
-Desenvolver a criatividade, trabalhar a coordenação motora, a afetividade, a socialização a autoestima através da música.
-Perceber a expressão, sensações, sentimentos e pensamentos por meio de interpretações e dramatizações musicais.
-Explorar e identificar elementos da música para expressar, interagir com os outros e ampliar seus conhecimentos.

CONTEÚDOS:

Pintura;
Desenho;
Esculturas;
Vídeos;
Gestos;
Movimentos corporais;
Dança;
Sons;
Instrumentos musicais;
Ambientes, lugares, paisagens;
Animais;
Ampliação do vocabulário;
Ritmos musicais;
Histórias cantadas;
Socialização/afetividade;
Expressão corporal;
Cantigas antigas;
Noções matemáticas (tempo, espaço, quantidade, sequencia...);

PROBLEMATIZAÇÃO:

É importante resgatar com as famílias as cantigas ensinadas e passadas de geração, bem como outras que as crianças aprendem no espaço do CEIM. É uma linguagem musical que a criança expressa através da oralidade e da imitação de sentimentos, como alegria, tristeza, decepção, amor, medo, entre outros sentimentos que a criança terá contato através das cantigas.

INSTRUMENTALIZAÇÃO

Elaborar textos coletivos com os alunos a partir das letras das cantigas;
Dançar as cantigas utilizando a imitação;
Organizar um livro com as cantigas já conhecidas e as novas criadas pelos alunos;
No final do projeto, presentear as crianças com um CD com as cantigas de roda do projeto;
Apresentação de algumas cantigas pelas crianças;
Dramatizações das cantigas pelas crianças;
Pesquisa cientifica de alguns personagens das cantigas, com atividades de leitura e escrita de cantigas;
Ilustração das músicas que farão parte do livro;
Registro escrito das cantigas que serão reunidas no livro;
Entrevista com pais e avós resgatando as cantigas de sua época.

CATARSE (AVALIAÇÃO)

A avaliação será realizada durante o tempo todo da realização do trabalho. Pois a criança desenvolve todos os dias, através de um gesto, da fala, do seu desenho, sua expressão e na maneira de se relacionar, bem como em alguns momentos intencionais.

PRÁTICA SOCIAL FINAL

- Expressar seus sentimentos reconhecendo estados emocionais (bravo, triste, alegre);
- Estão no processo de construção da identidade e da autonomia, bem como articulação correta das palavras;
- Conhecer cientificamente os personagens trabalhados como (habitat, alimentação, paisagem e natureza).

REFERENCIAL BIBLIOGRAFICAS

GASPARIN. João Luiz. Uma didática para uma pedagogia histórico cultural. 2ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.