TEMA DO PROJETO: CANTE BRINQUE E ENCANTE PROFESSORES: SIMONE, SALETE, CRISTIANO
JUSTIFICATIVA: As cantigas de roda são muito importantes, pois pertencem á tradição oral e são transmitidas de geração a geração. As cantigas populares sempre foram transmitidas oralmente pelas pessoas mais velhas aos mais novos. Elas serviam para embalar as crianças e faziam parte das brincadeiras de roda. Como escola, temos a função de preservar e aprimorar essas manifestações culturais que fazem parte do nosso patrimônio histórico e promover o contato das crianças com esse tipo de texto. Pensando em estimular a ampliação da linguagem oral do grupo, propondo o desenvolvimento e aprendizagem através da linguagem musical.
OBJETIVO GERAL:
Proporcionar através da música as diferentes formas de aquisição do conhecimento, utilizando no desenvolvimento da expressão corporal, a linguagem da oralidade, a psicomotricidade e o conhecimento científico.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-Pesquisar sobre as diferentes cantigas de roda que as crianças já sabem e apresentar novas cantigas. -Proporcionar a leitura e escrita das canções. -Compreender a linguagem musical como forma de manifestação cultural. -Contextualizar as cantigas. -Conhecer os instrumentos musicais que produzem sons. -Ampliar o repertório musical e de outras brincadeiras de roda. -Desenvolver as noções matemáticas através de cantigas. -Criar e reinventar outras cantigas de roda. -Organizar um pequeno livro com as cantigas de rodas com as letras ilustradas pelas crianças. -Proporcionar momentos de imitação. -Trabalhar a construção do conhecimento lógico-matemático e das linguagens oral e escrita. -Ampliar a expressão corporal e os conhecimentos construídos pela história e cultura da família. -Enriquecer o vocabulário -Desenvolver a criatividade, trabalhar a coordenação motora, a afetividade, a socialização a autoestima através da música. -Perceber a expressão, sensações, sentimentos e pensamentos por meio de interpretações e dramatizações musicais. -Explorar e identificar elementos da música para expressar, interagir com os outros e ampliar seus conhecimentos.
CONTEÚDOS:
Pintura; Desenho; Esculturas; Vídeos; Gestos; Movimentos corporais; Dança; Sons; Instrumentos musicais; Ambientes, lugares, paisagens; Animais; Ampliação do vocabulário; Ritmos musicais; Histórias cantadas; Socialização/afetividade; Expressão corporal; Cantigas antigas; Noções matemáticas (tempo, espaço, quantidade, sequencia...);
PROBLEMATIZAÇÃO:
É importante resgatar com as famílias as cantigas ensinadas e passadas de geração, bem como outras que as crianças aprendem no espaço do CEIM. É uma linguagem musical que a criança expressa através da oralidade e da imitação de sentimentos, como alegria, tristeza, decepção, amor, medo, entre outros sentimentos que a criança terá contato através das cantigas.
INSTRUMENTALIZAÇÃO
Elaborar textos coletivos com os alunos a partir das letras das cantigas; Dançar as cantigas utilizando a imitação; Organizar um livro com as cantigas já conhecidas e as novas criadas pelos alunos; No final do projeto, presentear as crianças com um CD com as cantigas de roda do projeto; Apresentação de algumas cantigas pelas crianças; Dramatizações das cantigas pelas crianças; Pesquisa cientifica de alguns personagens das cantigas, com atividades de leitura e escrita de cantigas; Ilustração das músicas que farão parte do livro; Registro escrito das cantigas que serão reunidas no livro; Entrevista com pais e avós resgatando as cantigas de sua época.
CATARSE (AVALIAÇÃO)
A avaliação será realizada durante o tempo todo da realização do trabalho. Pois a criança desenvolve todos os dias, através de um gesto, da fala, do seu desenho, sua expressão e na maneira de se relacionar, bem como em alguns momentos intencionais.
PRÁTICA SOCIAL FINAL
- Expressar seus sentimentos reconhecendo estados emocionais (bravo, triste, alegre); - Estão no processo de construção da identidade e da autonomia, bem como articulação correta das palavras; - Conhecer cientificamente os personagens trabalhados como (habitat, alimentação, paisagem e natureza).
REFERENCIAL BIBLIOGRAFICAS
GASPARIN. João Luiz. Uma didática para uma pedagogia histórico cultural. 2ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003. |
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