terça-feira, novembro 22, 2011

A APRENDIZAGEM INFORMATIZADA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CHAPECÓ
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
ESCOLA PARQUE CIDADÃ LEONEL DE MOURA BRIZOLA
PROFESSORAS: ODETE DOS SANTOS,
SOLANGE FATIMA TERRES DE OLIVEIRA GASPERINI
A APRENDIZAGEM INFORMATIZADA
PLANO ANUAL: 2° SÉRIES
OBJETIVO GERAL: Disponibilizar o uso do computador como ferramenta e recurso pedagógico, bem como a INTERNET, contribuindo para o trabalho do professor e do aluno em sala de aula, auxiliando no processo ensino-aprendizagem, onde os conteúdos serão voltados para o contexto curricular de cada série.

1º BIMESTRE
CONTEÚDOS
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
PORTUGUÊS
_ Visualizar, ouvir, histórias
_ Fazer relações entre sons e letras


_ MATEMÁTICA
_ Escrita numérica; símbolos
_ Relações entre quantidades, contagem e correspondência
_ Registro de números com mais de um algarismo
_Diferentes representações de quantidades

CIÊNCIAS
_ Órgãos do sentido
_ Cuidados com o corpo (prevenção e saúde);

HISTÓRIA
_ Identidade
_ Família

_ Geografia:
_ Localização
_ Representar o espaço interno e externo da moradia;
_ Pontos de referencia do bairro e do município;
_ Meios de transporte e comunicação

_ Preservação da natureza e patrimônio publico;
_ Espaço e Moradia:

_ Noções cartográficas;


_Tipos de moradia;

_ Endereço;




_ Leitura, escrita e interpretação;
_ Leitura de símbolos, interpretação dos enunciados ou regras dos jogos; diferentes tipos de textos: práticos; informativo; literários; extra verbais;

_ Relacionar o número à quantidade:
_ Identificar a sequencia numérica;
_ Compreender a relação de unidade dezena e centena;
_ Trabalhar situações relacionadas a adição e subtração;
_ Interpretar e resolver problemas de adição e subtração;
_ Resolver operações e problemas usando algoritmo;


Meu Corpo:
Identificar os órgãos do sentido segundo a função de cada um;



_ Identidade, minha história;
_ Árvore genealógica

_ Localização da moradia em relação à escola;
_ Jogos que oferecem maquete organizar os móveis da casa;
_ Reconhecer atividades econômicas, sociais e culturais do bairro; através de Google mapas;
_ Pesquisar os meios de transportes e comunicação antigos e os de hoje;
_ Pesquisar as áreas verdes preservadas do nosso município;
_ Perceber a influencia do homem na modificação na paisagem;
_ Localização e orientação espacial;
_ Completar as regiões do mapa comedie estabelecidos os jogos;
_ pesquisar as moradias que são semelhantes as moradias do bairro onde mora;
_ Preencher ficha de endereço e dados pessoais, através da digitação;




2º BIMESTRE
CONTEÚDOS
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
POTUGUÊS
_Escrever palavras usando as sílabas complexas;
_ Fazer uso do dicionário;

_ Diferentes tipos de textos;




MATEMÁTICA
_ Unidade dezena e centena
_ Sequencia numérica, sucessor e antecessor;
_ Grandezas e medidas:
_ Medida de tempo: hora, dia, semana, mês, ano;
_ Medida de valor monetário;
_ Nomes de moedas de outros países



_ Fração


CIÊNCIAS
_ Alimentação e saúde:
_ Compreender a classificação das partes e funções da planta

_ Classificação dos animais
HISTÓRIA
_ Calendário
_ Mapa do município

- GEOGRAFIA
- Meio Ambiente:
- Noções de legenda
_ HISTÓRIA



Oralidade:
_ Narrar fatos respeitando a temporalidade e registrando as relações de causa e efeito;
_ Pesquisar o significado das palavras no dicionário on line;
_ Descrever cenários, objetos e personagens...
_ Diferenciar gêneros literários ( ‘fabulas, contos, lendas, entrevistas, cartazes...)
_ Reconhecer através da leitura, diferentes gêneros textuais;

_ Perceber a grandeza de um número pela quantidade de algarismo e pelos valores posicionais que cada um possui dentro do numero;
_ Reconhecer e resolver situações problemas que envolvem as operações matemáticas estabelecendo relações entre elas com o seu dia a dia;
_ Conhecer a história do sistema monetário;
_ Reconhecer as cédulas e moedas que circulam no Brasil;
_ Conhecer a história do sistema de medidas e saber sua utilização no dia a dia;
_ História do dinheiro, valor monetário
_ Compreender noções de números fracionários e números decimais;

_ Origem e cuidado com os alimentos;
_ Perceber a importância das plantas para o ambiente e principalmente para os seres humanos;
_ Conhecer a classificação dos animais e sua importância para o homem e o equilíbrio do ecossistema;

_ Conhecer o calendário: dias da semana, meses e ano;
_ Localizar os bairros do nosso município, com pesquisa no Google mapas;

_ Desenvolver uma consciência de preservação e conservação ambiental,pesquisando e comparando áreas devastadas com áreas preservadas;


3º BIMESTRE
CONTEÚDOS
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICO
PORTUGUÊS
_ Produzir pequenos textos, palavras, frases
_ Ampliação do vocabulário
MATEMÁTICA
_ Adição e subtração


_ Semelhanças e diferenças entre as formas geométricas
_ Identificação das formas geométricas em diferentes ambientes
_ Resolver Problemas do dia a dia
_ Noções de multiplicações

CIÊNCIAS
_ Ambiente
_ Ciclo da água

HISTÓRIA

_ Tipos de bairro;

_ história do município

GEOGRAFIA
_ Construir gráficos e tabelas


_ Noções cartográficas:


_ Relatar as histórias lendas, par lenda, fabulas, fazendo associações com o cotidiano;
_ Pesquisa de outros textos do mesmo autor ou relacionados ao mesmo assunto trabalhado.
_ Resolver problemas de adição e subtração ( ideia de juntar e de acrescentar ) e a subtração ( tirar e de completar);
_ Demostrar através dos jogos, as diferenças e as semelhanças entre as figuras geométricas;


_ Trabalhar noções de multiplicação e divisão através de conjuntos com desenhos;

_ Transformações que ocorrem no ambiente (ciclo da água, chuva, evaporação, vento, geada, trovoada);


_ Localizar os bairros do nosso município, com pesquisa no Google mapas;

Pesquisar sobre as histórias do municípios com fotos antigas e recentes;

_ Ler, construir e interpretar tabelas e gráficos como
forma de comunicar e representar informações qualitativas e quantitativas;
_ Conceituar cartografia utilizando elementos da linguagem cartográfica: mapas, maquetes, legenda e escala.
4º BIMESTRE
CONTEÚDOS
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
PORTUGUÊS
_ Estruturas frasais e textuais
_ Sinônimo e antônimo
Ler e interpretar;
_ Sinais ortográficos de análise linguístico _ Grafemas e fonemas;
Matemática
_ Medida de capacidade

_ Medida de comprimento

_ Noção de multiplicação e divisão

_ Gráficos e tabelas
CIÊNCIAS
_ Diversidade e características dos seres
vivos
_ Ciclo vital

HISTÓRIA
_ Meios de comunicação
História dos meios de comunicação

GEOGRAFIA
_ Noções de escala

_Maquetes


_ Produzir textos ( palavras, frases) coerentes, a partir dos conhecimentos de organização sintática morfológica da linguagem;
Fazer relatos orais com sequencias de ideias;

_ Reconhecer e utilizar o sistema de medida conforme
a temática;
_ Reconhecer e utilizar o sistema de medida, conforme a temática;
_ Trabalhar noções de multiplicação e divisão; através de jogos e conjuntos;
_ Construir e interpretar gráficos a partir dos já exdistentes em pesquisa;

_ Interdependência dos seres vivos entre si e com os outros seres vivos do ambiente;


_ Através de pesquisas, conhecer a história dos meios de comunicação e sua importância para a humanidade;
_ Conhecer os meios de comunicação que o computador oferece;
_Perceber os principais pontos de referencia do espaço geográfico e como se localizar; com auxílio do Google mapas;
_ Jogos que oferecem maquetes; organizar a casa;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.