PREFEITURA MUNICIPAL DE CHAPECÓ
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
ESCOLA PARQUE CIDADÃ LEONEL DE MOURA BRIZOLA
PROFESSORAS: ODETE DOS SANTOS,
SOLANGE FATIMA TERRES DE OLIVEIRA GASPERINI
A APRENDIZAGEM INFORMATIZADA
PLANO ANUAL: 2° SÉRIES
OBJETIVO GERAL: Disponibilizar o uso do computador como ferramenta e recurso pedagógico, bem como a INTERNET, contribuindo para o trabalho do professor e do aluno em sala de aula, auxiliando no processo ensino-aprendizagem, onde os conteúdos serão voltados para o contexto curricular de cada série.
1º BIMESTRE
CONTEÚDOS | ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS |
PORTUGUÊS _ Visualizar, ouvir, histórias _ Fazer relações entre sons e letras _ MATEMÁTICA _ Escrita numérica; símbolos _ Relações entre quantidades, contagem e correspondência _ Registro de números com mais de um algarismo _Diferentes representações de quantidades CIÊNCIAS _ Órgãos do sentido _ Cuidados com o corpo (prevenção e saúde); HISTÓRIA _ Identidade _ Família _ Geografia: _ Localização _ Representar o espaço interno e externo da moradia; _ Pontos de referencia do bairro e do município; _ Meios de transporte e comunicação _ Preservação da natureza e patrimônio publico; _ Espaço e Moradia: _ Noções cartográficas; _Tipos de moradia; _ Endereço; | _ Leitura, escrita e interpretação; _ Leitura de símbolos, interpretação dos enunciados ou regras dos jogos; diferentes tipos de textos: práticos; informativo; literários; extra verbais; _ Relacionar o número à quantidade: _ Identificar a sequencia numérica; _ Compreender a relação de unidade dezena e centena; _ Trabalhar situações relacionadas a adição e subtração; _ Interpretar e resolver problemas de adição e subtração; _ Resolver operações e problemas usando algoritmo; Meu Corpo: Identificar os órgãos do sentido segundo a função de cada um; _ Identidade, minha história; _ Árvore genealógica _ Localização da moradia em relação à escola; _ Jogos que oferecem maquete organizar os móveis da casa; _ Reconhecer atividades econômicas, sociais e culturais do bairro; através de Google mapas; _ Pesquisar os meios de transportes e comunicação antigos e os de hoje; _ Pesquisar as áreas verdes preservadas do nosso município; _ Perceber a influencia do homem na modificação na paisagem; _ Localização e orientação espacial; _ Completar as regiões do mapa comedie estabelecidos os jogos; _ pesquisar as moradias que são semelhantes as moradias do bairro onde mora; _ Preencher ficha de endereço e dados pessoais, através da digitação; |
| |
2º BIMESTRE
CONTEÚDOS | ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS |
POTUGUÊS _Escrever palavras usando as sílabas complexas; _ Fazer uso do dicionário; _ Diferentes tipos de textos; MATEMÁTICA _ Unidade dezena e centena _ Sequencia numérica, sucessor e antecessor; _ Grandezas e medidas: _ Medida de tempo: hora, dia, semana, mês, ano; _ Medida de valor monetário; _ Nomes de moedas de outros países _ Fração CIÊNCIAS _ Alimentação e saúde: _ Compreender a classificação das partes e funções da planta _ Classificação dos animais HISTÓRIA _ Calendário _ Mapa do município - GEOGRAFIA - Meio Ambiente: - Noções de legenda _ HISTÓRIA | Oralidade: _ Narrar fatos respeitando a temporalidade e registrando as relações de causa e efeito; _ Pesquisar o significado das palavras no dicionário on line; _ Descrever cenários, objetos e personagens... _ Diferenciar gêneros literários ( ‘fabulas, contos, lendas, entrevistas, cartazes...) _ Reconhecer através da leitura, diferentes gêneros textuais; _ Perceber a grandeza de um número pela quantidade de algarismo e pelos valores posicionais que cada um possui dentro do numero; _ Reconhecer e resolver situações problemas que envolvem as operações matemáticas estabelecendo relações entre elas com o seu dia a dia; _ Conhecer a história do sistema monetário; _ Reconhecer as cédulas e moedas que circulam no Brasil; _ Conhecer a história do sistema de medidas e saber sua utilização no dia a dia; _ História do dinheiro, valor monetário _ Compreender noções de números fracionários e números decimais; _ Origem e cuidado com os alimentos; _ Perceber a importância das plantas para o ambiente e principalmente para os seres humanos; _ Conhecer a classificação dos animais e sua importância para o homem e o equilíbrio do ecossistema; _ Conhecer o calendário: dias da semana, meses e ano; _ Localizar os bairros do nosso município, com pesquisa no Google mapas; _ Desenvolver uma consciência de preservação e conservação ambiental,pesquisando e comparando áreas devastadas com áreas preservadas; |
| |
3º BIMESTRE
CONTEÚDOS | ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICO |
PORTUGUÊS _ Produzir pequenos textos, palavras, frases _ Ampliação do vocabulário MATEMÁTICA _ Adição e subtração _ Semelhanças e diferenças entre as formas geométricas _ Identificação das formas geométricas em diferentes ambientes _ Resolver Problemas do dia a dia _ Noções de multiplicações CIÊNCIAS _ Ambiente _ Ciclo da água HISTÓRIA _ Tipos de bairro; _ história do município GEOGRAFIA _ Construir gráficos e tabelas _ Noções cartográficas: | _ Relatar as histórias lendas, par lenda, fabulas, fazendo associações com o cotidiano; _ Pesquisa de outros textos do mesmo autor ou relacionados ao mesmo assunto trabalhado. _ Resolver problemas de adição e subtração ( ideia de juntar e de acrescentar ) e a subtração ( tirar e de completar); _ Demostrar através dos jogos, as diferenças e as semelhanças entre as figuras geométricas; _ Trabalhar noções de multiplicação e divisão através de conjuntos com desenhos; _ Transformações que ocorrem no ambiente (ciclo da água, chuva, evaporação, vento, geada, trovoada); _ Localizar os bairros do nosso município, com pesquisa no Google mapas; Pesquisar sobre as histórias do municípios com fotos antigas e recentes; _ Ler, construir e interpretar tabelas e gráficos como forma de comunicar e representar informações qualitativas e quantitativas; _ Conceituar cartografia utilizando elementos da linguagem cartográfica: mapas, maquetes, legenda e escala. |
4º BIMESTRE
CONTEÚDOS | ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS |
PORTUGUÊS _ Estruturas frasais e textuais _ Sinônimo e antônimo Ler e interpretar; _ Sinais ortográficos de análise linguístico _ Grafemas e fonemas; Matemática _ Medida de capacidade _ Medida de comprimento _ Noção de multiplicação e divisão _ Gráficos e tabelas CIÊNCIAS _ Diversidade e características dos seres vivos _ Ciclo vital HISTÓRIA _ Meios de comunicação História dos meios de comunicação GEOGRAFIA _ Noções de escala _Maquetes | _ Produzir textos ( palavras, frases) coerentes, a partir dos conhecimentos de organização sintática morfológica da linguagem; Fazer relatos orais com sequencias de ideias; _ Reconhecer e utilizar o sistema de medida conforme a temática; _ Reconhecer e utilizar o sistema de medida, conforme a temática; _ Trabalhar noções de multiplicação e divisão; através de jogos e conjuntos; _ Construir e interpretar gráficos a partir dos já exdistentes em pesquisa; _ Interdependência dos seres vivos entre si e com os outros seres vivos do ambiente; _ Através de pesquisas, conhecer a história dos meios de comunicação e sua importância para a humanidade; _ Conhecer os meios de comunicação que o computador oferece; _Perceber os principais pontos de referencia do espaço geográfico e como se localizar; com auxílio do Google mapas; _ Jogos que oferecem maquetes; organizar a casa; |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.