quinta-feira, novembro 24, 2011

As diferentes formas de vida no Planeta Terra

EBM VILA RICA
EBM VILA RICA
PROFESSORES- TEREZINHA DE F. L. TORMEN
DANIELA GASPARI
MARICE TERESINHA FOSCHIERA
TURNO- VESPERTINO
SÉRIE- 2ª
ANO-2011
PERÍODO DE REALIZAÇÃO-2 meses

TEMA- As diferentes formas de vida no Planeta Terra.

JUSTIFICATIVA:
Este projeto visa fazer com que a criança compreenda as diferentes formas de vida existentes em nosso planeta, uma vez que quando se fala de vida para a criança parece se relacionar apenas ao ser humano. O Planeta Terra é riquíssimo em formas de vida e uma depende da outra para continuar tendo o equilíbrio necessário para a manutenção das espécies. É essa consciência que este projeto busca junto as crianças e fazê-las compreender que a menor das espécies também tem uma função e precisa ser preservada.
OBJETIVO GERAL:
Proporcionar às crianças a compreensão das diferentes formas de vida no Planeta Terra.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Observar em volta da escola às diferentes formas de vidas.

Discutir com as crianças as diferentes observações no caminho de casa.

CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS:
GEOGRAFIA- preservação do solo ( observações e pesquisas)

HISTÓRIA- história de sua comunidade ( formas de vidas extintas para que outra surgisse)

CIÊNCIAS; Fauna e flora brasileira

PORTUGUÊS;
Produzir textos a partir das observações, criar cruzadinhas, acrósticos, painéis...

MATEMÁTICA
Trabalhar a noção de ano, década e século no sentido de fazê-los entender as diferentes formas de vidas já extintas.

ENSINO RELIGIOSO: Histórias infantis sobre o direito a vida.

PRÁTICA SOCIAL INICIAL:
Observar como as crianças reagem diante das diferentes formas de vida que irão encontrar nas observações feitas no pátio da escola, no caminho de casa e nas pesquisas. Registra em painel para posterior confronto de idéias,

PROBLEMATIZAÇÃO:
Qual a importância de se preservar as diferentes formas de vidas do Planeta?
Por que cada uma delas tem uma função?
Por que só o ser humano pode preservar as espécies?

AVALIAÇÃO;
Será feita respeitando as especificidades de cada criança em compreender o processo de ensino aprendizagem, relacionar a prática social inicial com os resultados de aprendizagem que cada um consegue demonstrar, buscar integrar conteúdos e objetivos de forma clara e de fácil compreensão. Assim a avaliação será tanto de caráter qualitativo quanto quantitativo, pois permite que todos tenham as mesmas oportunidades na busca do conhecimento.
PRÁTICA SOCIAL FINAL:
Expor todos os trabalhos produzidos durante o andamento do projeto onde todos na escola e comunidade possam estar observando e contribuindo para que nosso planeta continue tendo muitas espécies, e que todos independente de posição social compreenda a importância de cada vida no planeta.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
COLEÇÃO CIRANDA DO SABER 2ª SÉRIE 2011.


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