PROJETO "CIRCO"
“Não existe figura mais alegre que a do Palhaço.
Suas roupas coloridas, o nariz vermelho, grandes sapatos, cara branca com uma bocarra pintada, parece que acabou de saltar de nosso baú de recordações.”
TURMAS:MATERNAL
PROFESSORA :Marizete Alves
TUTORA: Ana Maria Espindola Fernandes
Periodo:2 meses
JUSTIFICATIVAS
O tema escolhido propicia um ambiente extremamente favorável para que as crianças se desenvolvam, participem e tornem-se protagonistas de um processo contínuo.
Todos os sentidos e significados possíveis ligados ao circo serão explorados pelas crianças nas diferentes linguagens, no desenvolvimento social, emocional, motor, enfim, em todas as áreas do trabalho pedagógico realizado no CEIM.
Brincar favorece a auto-estima da criança e a interação de seus pares, propiciando situações de aprendizagem e desenvolvimento de suas capacidades cognitivas. Por meio de jogos a criança aprende a agir, tem sua curiosidade estimulada e exercita sua autonomia.
Brincadeira e jogos são ferramentas e parceiros silenciosos que desafiam a criança possibilitando as descobertas e a compreensão de que o mundo está cheio de possibilidades e oportunidades para a expansão da vida com alegria, emoção, prazer e vivência grupal.
Brincar e jogar são fontes de lazer, mas são, simultaneamente, fontes de conhecimento, e esta dupla natureza nos leva a considerar o brincar parte integrante da atividade educativa, partindo disso desenvolveremos as atividades praticas através do mundo encantado do CIRCO , e dos seus personagens, em especial “o palhaço”, suas características, sua profissão e atuação.
"O circo é, antes de tudo, um espetáculo visual. O palhaço faz tudo seriamente. Ele não precisa falar e sim fazer graciosos trejeitos. Sua mímica ingênua sempre consegue fazer rir." (Leonid G. Engibarov)
Objetivo geral:
Através do tema Circo e de seus personagens “OS bichos”, resgatar a importância da afetividade e da construção de regrinhas, combinados para um melhor convívio no meio social, também estimulando o desenvolvimento do esquema corporal como um todo, o potencial lúdico das crianças ,aproveitando as várias possibilidades e habilidades proporcionadas pela cultura circense, dando ênfase ao desenvolvimento das habilidades: cognitiva, emocional e social.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conhecer a história do circo e de seus personagens;
Ampliar vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade, organização de idéias.
Desenvolver a expressão corporal;PROJETO "CIRCO"
“Não existe figura mais alegre que a do Palhaço.
Suas roupas coloridas, o nariz vermelho, grandes sapatos, cara branca com uma bocarra pintada, parece que acabou de saltar de nosso baú de recordações.”
TURMAS:MATERNAL 1A. 1B
PROFESSORA :Marizete Alves
JUSTIFICATIVAS
O tema escolhido propicia um ambiente extremamente favorável para que as crianças se desenvolvam, participem e tornem-se protagonistas de um processo contínuo.
Todos os sentidos e significados possíveis ligados ao circo serão explorados pelas crianças nas diferentes linguagens, no desenvolvimento social, emocional, motor, enfim, em todas as áreas do trabalho pedagógico realizado no CEIM.
Brincar favorece a auto-estima da criança e a interação de seus pares, propiciando situações de aprendizagem e desenvolvimento de suas capacidades cognitivas. Por meio de jogos a criança aprende a agir, tem sua curiosidade estimulada e exercita sua autonomia.
Brincadeira e jogos são ferramentas e parceiros silenciosos que desafiam a criança possibilitando as descobertas e a compreensão de que o mundo está cheio de possibilidades e oportunidades para a expansão da vida com alegria, emoção, prazer e vivência grupal.
Brincar e jogar são fontes de lazer, mas são, simultaneamente, fontes de conhecimento, e esta dupla natureza nos leva a considerar o brincar parte integrante da atividade educativa, partindo disso desenvolveremos as atividades praticas através do mundo encantado do CIRCO , e dos seus personagens, em especial “o palhaço”, suas características, sua profissão e atuação.
"O circo é, antes de tudo, um espetáculo visual. O palhaço faz tudo seriamente. Ele não precisa falar e sim fazer graciosos trejeitos. Sua mímica ingênua sempre consegue fazer rir." (Leonid G. Engibarov)
Objetivo geral:
Através do tema Circo e de seus personagens “OS bichos”, resgatar a importância da afetividade e da construção de regrinhas, combinados para um melhor convívio no meio social, também estimulando o desenvolvimento do esquema corporal como um todo, o potencial lúdico das crianças ,aproveitando as várias possibilidades e habilidades proporcionadas pela cultura circense, dando ênfase ao desenvolvimento das habilidades: cognitiva, emocional e social.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conhecer a história do circo e de seus personagens;
Ampliar vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade, organização de idéias.
Desenvolver a expressão corporal;
Desenvolver os movimentos amplos: saltar, pular, andar...
Explorar a criatividade e imaginação;
Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação.
Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo.
Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal.
Estimular os órgãos do sentidos.
Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
habituá-lo a usar as palavras mágicas. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
Permitir que a criança seja independente.
Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
Trabalhar hábitos e atitudes;
Despertar o gosto pela arte e pela música;
Desenvolver a motricidade ampla e fina;
Desenvolver e trabalhar o raciocínio e a atenção e a tolerância.
Manter o equilíbrio em diversas posições;
Desenvolver e trabalhar noções de tamanho e quantidade.
CONTEÚDOS
Expressão corporal;
Expressões gráficas: desenho, pintura, alinhavo, montagem;
Noções de tamanho e quantidade;
Historinhas e poema.
Cores e formas geométricas;
Datas comemorativas;
Orientação Temporal Espacial: antes/depois, atrás/na frente/no meio/entre, aberto/fechado, na frente/de costas, em cima/embaixo, em pé/deitado/sentado, longe/perto, direita/esquerda.
Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro).
Esquema corporal;
Órgãos dos sentido;
DESENVOLVIMENTO
Confeccionar máscara e chapéu de palhaço.
Fantasiá-los de palhaço.
Vídeo (Xuxa Circo, Dumbo, Patati patata).
Confeccionar cartaz de palhaço.
Dramatizar música relacionadas ao circo;
Conversa informal e questionamento sobre o desenho assistido e sobre o circo;
Relatar os nomes de animais existentes no circo;
Músicas dramatizadas relacionadas ao circo/palhaço;
Confecções de móbile, e óculos do palhaço;
Confecção de paineis;
Alinhavo, colagem, pintura com tintas;
História em seqüência;
Quebra cabeça do palhaço;
ESTRATÉGIA
Utilização de materiais pedagógicos, sucatas, figuras, livros, jogos, brincadeiras,
Brincadeiras lúdicas,
Jogos pedagógicos,
Registro de atividades.
Recursos Audiovisuais: rádio, CD, TV, vídeo, músicas, histórias, cartazes, fichas.
Montar um painel com as atividades realizadas em sala, durante o desenvolvimento do projeto.
RECURSOS MATERIAIS
Papel crepon, pintura a dedo,
palito de churrasco, cartolina,
massinha de modelar,cola quente, cola,
dvd, música.
AVALIAÇÃO
Esta avaliação será feita durante todo o desenrolar do projeto, será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem.
Obs.: Este projeto está sujeito a qualquer alteração necessária.
Desenvolver os movimentos amplos: saltar, pular, andar...
Explorar a criatividade e imaginação;
Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação.
Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo.
Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal.
Estimular os órgãos do sentidos.
Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
habituá-lo a usar as palavras mágicas. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
Permitir que a criança seja independente.
Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
Trabalhar hábitos e atitudes;
Despertar o gosto pela arte e pela música;
Desenvolver a motricidade ampla e fina;
Desenvolver e trabalhar o raciocínio e a atenção e a tolerância.
Manter o equilíbrio em diversas posições;
Desenvolver e trabalhar noções de tamanho e quantidade.
CONTEÚDOS
Expressão corporal;
Expressões gráficas: desenho, pintura, alinhavo, montagem;
Noções de tamanho e quantidade;
Historinhas e poema.
Cores e formas geométricas;
Datas comemorativas;
Orientação Temporal Espacial: antes/depois, atrás/na frente/no meio/entre, aberto/fechado, na frente/de costas, em cima/embaixo, em pé/deitado/sentado, longe/perto, direita/esquerda.
Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro).
Esquema corporal;
Órgãos dos sentido;
DESENVOLVIMENTO
Confeccionar máscara e chapéu de palhaço.
Fantasiá-los de palhaço.
Vídeo (Xuxa Circo, Dumbo, Patati patata).
Confeccionar cartaz de palhaço.
Dramatizar música relacionadas ao circo;
Conversa informal e questionamento sobre o desenho assistido e sobre o circo;
Relatar os nomes de animais existentes no circo;
Músicas dramatizadas relacionadas ao circo/palhaço;
Confecções de móbile, e óculos do palhaço;
Confecção de paineis;
Alinhavo, colagem, pintura com tintas;
História em seqüência;
Quebra cabeça do palhaço;
ESTRATÉGIA
Utilização de materiais pedagógicos, sucatas, figuras, livros, jogos, brincadeiras,
Brincadeiras lúdicas,
Jogos pedagógicos,
Registro de atividades.
Recursos Audiovisuais: rádio, CD, TV, vídeo, músicas, histórias, cartazes, fichas.
Montar um painel com as atividades realizadas em sala, durante o desenvolvimento do projeto.
RECURSOS MATERIAIS
Papel crepon, pintura a dedo,
palito de churrasco, cartolina,
massinha de modelar,cola quente, cola,
dvd, música.
AVALIAÇÃO
Esta avaliação será feita durante todo o desenrolar do projeto, será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem.
Obs.: Este projeto está sujeito a qualquer alteração necessária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.