terça-feira, novembro 22, 2011

O CIRCO



PROJETO "CIRCO"
Não existe figura mais alegre que a do Palhaço.
Suas roupas coloridas, o nariz vermelho, grandes sapatos, cara branca com uma bocarra pintada, parece que acabou de saltar de nosso baú de recordações.”




TURMAS:MATERNAL
PROFESSORA :Marizete Alves
TUTORA: Ana Maria Espindola Fernandes
Periodo:2 meses
JUSTIFICATIVAS
O tema escolhido propicia um ambiente extremamente favorável para que as crianças se desenvolvam, participem e tornem-se protagonistas de um processo contínuo.
         Todos os sentidos e significados possíveis ligados ao circo serão explorados pelas crianças nas diferentes linguagens, no desenvolvimento social, emocional, motor, enfim, em todas as áreas do trabalho pedagógico realizado no CEIM.
Brincar favorece a auto-estima da criança e a interação de seus pares, propiciando situações de aprendizagem e desenvolvimento de suas capacidades cognitivas. Por meio de jogos a criança aprende a agir, tem sua curiosidade estimulada e exercita sua autonomia.
Brincadeira e jogos são ferramentas e parceiros silenciosos que desafiam a criança possibilitando as descobertas e a compreensão de que o mundo está cheio de possibilidades e oportunidades para a expansão da vida com alegria, emoção, prazer e vivência grupal.
Brincar e jogar são fontes de lazer, mas são, simultaneamente, fontes de conhecimento, e esta dupla natureza nos leva a considerar o brincar parte integrante da atividade educativa, partindo disso desenvolveremos as atividades praticas através do mundo encantado do CIRCO , e dos seus personagens, em especial “o palhaço, suas características, sua profissão e atuação.
"O circo é, antes de tudo, um espetáculo visual. O palhaço faz tudo seriamente. Ele não precisa falar e sim fazer graciosos trejeitos. Sua mímica ingênua sempre consegue fazer rir." (Leonid G. Engibarov)
Objetivo geral:
Através do tema Circo e de seus personagens “OS bichos”, resgatar a importância da afetividade e da construção de regrinhas, combinados para um melhor convívio no meio social, também estimulando o desenvolvimento do esquema corporal como um todo, o potencial lúdico das crianças ,aproveitando as várias possibilidades e habilidades proporcionadas pela cultura circense, dando ênfase ao desenvolvimento das habilidades: cognitiva, emocional e social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Conhecer a história do circo e de seus personagens;
  • Ampliar vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade, organização de idéias.
  • Desenvolver a expressão corporal;PROJETO "CIRCO"
Não existe figura mais alegre que a do Palhaço.
Suas roupas coloridas, o nariz vermelho, grandes sapatos, cara branca com uma bocarra pintada, parece que acabou de saltar de nosso baú de recordações.”




TURMAS:MATERNAL 1A. 1B
PROFESSORA :Marizete Alves
JUSTIFICATIVAS
O tema escolhido propicia um ambiente extremamente favorável para que as crianças se desenvolvam, participem e tornem-se protagonistas de um processo contínuo.
         Todos os sentidos e significados possíveis ligados ao circo serão explorados pelas crianças nas diferentes linguagens, no desenvolvimento social, emocional, motor, enfim, em todas as áreas do trabalho pedagógico realizado no CEIM.
Brincar favorece a auto-estima da criança e a interação de seus pares, propiciando situações de aprendizagem e desenvolvimento de suas capacidades cognitivas. Por meio de jogos a criança aprende a agir, tem sua curiosidade estimulada e exercita sua autonomia.
Brincadeira e jogos são ferramentas e parceiros silenciosos que desafiam a criança possibilitando as descobertas e a compreensão de que o mundo está cheio de possibilidades e oportunidades para a expansão da vida com alegria, emoção, prazer e vivência grupal.
Brincar e jogar são fontes de lazer, mas são, simultaneamente, fontes de conhecimento, e esta dupla natureza nos leva a considerar o brincar parte integrante da atividade educativa, partindo disso desenvolveremos as atividades praticas através do mundo encantado do CIRCO , e dos seus personagens, em especial “o palhaço, suas características, sua profissão e atuação.
"O circo é, antes de tudo, um espetáculo visual. O palhaço faz tudo seriamente. Ele não precisa falar e sim fazer graciosos trejeitos. Sua mímica ingênua sempre consegue fazer rir." (Leonid G. Engibarov)
Objetivo geral:
Através do tema Circo e de seus personagens “OS bichos”, resgatar a importância da afetividade e da construção de regrinhas, combinados para um melhor convívio no meio social, também estimulando o desenvolvimento do esquema corporal como um todo, o potencial lúdico das crianças ,aproveitando as várias possibilidades e habilidades proporcionadas pela cultura circense, dando ênfase ao desenvolvimento das habilidades: cognitiva, emocional e social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Conhecer a história do circo e de seus personagens;
  • Ampliar vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade, organização de idéias.
  • Desenvolver a expressão corporal;
  • Desenvolver os movimentos amplos: saltar, pular, andar...
  • Explorar a criatividade e imaginação;
  • Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação.
  • Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo.
  • Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal.
  • Estimular os órgãos do sentidos.
  • Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
  • Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
  • habituá-lo a usar as palavras mágicas. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
  • Permitir que a criança seja independente.
  • Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
  • Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
  • Trabalhar hábitos e atitudes;
  • Despertar o gosto pela arte e pela música;
  • Desenvolver a motricidade ampla e fina;
  • Desenvolver e trabalhar o raciocínio e a atenção e a tolerância.
  • Manter o equilíbrio em diversas posições;
  • Desenvolver e trabalhar noções de tamanho e quantidade.




CONTEÚDOS
  • Expressão corporal;
  • Expressões gráficas: desenho, pintura, alinhavo, montagem;
  • Noções de tamanho e quantidade;
  • Historinhas e poema.
  • Cores e formas geométricas;
  • Datas comemorativas;
  • Orientação Temporal Espacial: antes/depois, atrás/na frente/no meio/entre, aberto/fechado, na frente/de costas, em cima/embaixo, em pé/deitado/sentado, longe/perto, direita/esquerda.
  • Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro).
  • Esquema corporal;
  • Órgãos dos sentido;
DESENVOLVIMENTO
  • Confeccionar máscara e chapéu de palhaço.
  •  Fantasiá-los de palhaço.
  •  Vídeo (Xuxa Circo, Dumbo, Patati patata).
  •  Confeccionar cartaz de palhaço.
  •  Dramatizar música relacionadas ao circo;
  • Conversa informal e questionamento sobre o desenho assistido e sobre o circo;
  • Relatar os nomes de animais existentes no circo;
  • Músicas dramatizadas relacionadas ao circo/palhaço;
  • Confecções de móbile, e óculos do palhaço;
  • Confecção de paineis;
  • Alinhavo, colagem, pintura com tintas;
  • História em seqüência;
  • Quebra cabeça do palhaço;
ESTRATÉGIA
  • Utilização de materiais pedagógicos, sucatas, figuras, livros, jogos, brincadeiras,
  • Brincadeiras lúdicas,
  • Jogos pedagógicos,
  • Registro de atividades.
  • Recursos Audiovisuais: rádio, CD, TV, vídeo, músicas, histórias, cartazes, fichas.
  • Montar um painel com as atividades realizadas em sala, durante o desenvolvimento do projeto.
RECURSOS MATERIAIS
  • Papel crepon, pintura a dedo,
  • palito de churrasco, cartolina,
  • massinha de modelar,cola quente, cola,
  • dvd, música.
AVALIAÇÃO
Esta avaliação será feita durante todo o desenrolar do projeto, será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem.
Obs.: Este projeto está sujeito a qualquer alteração necessária.

  • Desenvolver os movimentos amplos: saltar, pular, andar...
  • Explorar a criatividade e imaginação;
  • Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação.
  • Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo.
  • Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal.
  • Estimular os órgãos do sentidos.
  • Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
  • Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
  • habituá-lo a usar as palavras mágicas. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
  • Permitir que a criança seja independente.
  • Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
  • Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
  • Trabalhar hábitos e atitudes;
  • Despertar o gosto pela arte e pela música;
  • Desenvolver a motricidade ampla e fina;
  • Desenvolver e trabalhar o raciocínio e a atenção e a tolerância.
  • Manter o equilíbrio em diversas posições;
  • Desenvolver e trabalhar noções de tamanho e quantidade.




CONTEÚDOS
  • Expressão corporal;
  • Expressões gráficas: desenho, pintura, alinhavo, montagem;
  • Noções de tamanho e quantidade;
  • Historinhas e poema.
  • Cores e formas geométricas;
  • Datas comemorativas;
  • Orientação Temporal Espacial: antes/depois, atrás/na frente/no meio/entre, aberto/fechado, na frente/de costas, em cima/embaixo, em pé/deitado/sentado, longe/perto, direita/esquerda.
  • Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro).
  • Esquema corporal;
  • Órgãos dos sentido;
DESENVOLVIMENTO
  • Confeccionar máscara e chapéu de palhaço.
  •  Fantasiá-los de palhaço.
  •  Vídeo (Xuxa Circo, Dumbo, Patati patata).
  •  Confeccionar cartaz de palhaço.
  •  Dramatizar música relacionadas ao circo;
  • Conversa informal e questionamento sobre o desenho assistido e sobre o circo;
  • Relatar os nomes de animais existentes no circo;
  • Músicas dramatizadas relacionadas ao circo/palhaço;
  • Confecções de móbile, e óculos do palhaço;
  • Confecção de paineis;
  • Alinhavo, colagem, pintura com tintas;
  • História em seqüência;
  • Quebra cabeça do palhaço;
ESTRATÉGIA
  • Utilização de materiais pedagógicos, sucatas, figuras, livros, jogos, brincadeiras,
  • Brincadeiras lúdicas,
  • Jogos pedagógicos,
  • Registro de atividades.
  • Recursos Audiovisuais: rádio, CD, TV, vídeo, músicas, histórias, cartazes, fichas.
  • Montar um painel com as atividades realizadas em sala, durante o desenvolvimento do projeto.
RECURSOS MATERIAIS
  • Papel crepon, pintura a dedo,
  • palito de churrasco, cartolina,
  • massinha de modelar,cola quente, cola,
  • dvd, música.
AVALIAÇÃO
Esta avaliação será feita durante todo o desenrolar do projeto, será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem.
Obs.: Este projeto está sujeito a qualquer alteração necessária.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.