terça-feira, novembro 22, 2011

Projeto: Brincadeiras da vovó



Professoras: Helenara Claro e Marlene Cortina
Turno: Matutino
Série: 3ª
Ano: 2011
Período de realização: 4º bimestre

TEMA: Brincadeiras da vovó



JUSTIFICATIVA:
O tema deste projeto justifica-se pela necessidade de prepararmos os nossos educandos de forma integral, pois agregar conhecimento sem dar sentido a ele, não irá contribuir na análise das situações cotidianas e a modificá-las quando necessário.
As relações são cheias de surpresas, de desafios, de uma infinidade de momentos. O respeito, a solidariedade, os valores morais, os princípios de cidadania, democracia e autonomia não são internalizados e praticados automaticamente, sendo assim a falta deles pode atrapalhar seu desenvolvimento como um ser integral e social.
Portanto, resgatar as brincadeiras que eram feitas nos tempos em que nossos pais, avós brincavam é valorizar a criatividade de nossos antepassados, pois antigamente as crianças não tinham tantos brinquedos como os de hoje, e por isso, tinham que usar mais a criatividade para criá-los.

OBJETIVO GERAL:

Desenvolver os princípios de cidadania, democracia, autonomia, solidariedade e respeito de forma que estes sejam significativos para os alunos e os mesmos pratiquem-os.

Objetivos Específicos:

Conhecer brincadeiras prazerosas antigas para que assim tenham um contato maior também com os pais/avós, conhecendo atividades da sua geração.
Pesquisar sobre as diferentes brincadeiras antigas;
Resgatar as brincadeiras mais antigas;
Fazer um comparativo com as brincadeiras atuais e suas diferenças.



CONTEÚDOS:
  • Conceito de brinquedo e brincadeira;
  • Os espaços/noções espaciais;
  • Coordenação motora;
  • Lateralidade;
  • Musicalidade.


PRÁTICA SOCIAL INICIAL:

  • Quem são seus pais/avós? Qual a idade deles?
  • Como brincavam nossos pais, tios, avós?
  • Onde brincavam? Brincavam sozinhos? Em companhia?
  • O que você entende por brinquedo? E brincadeira?
  • Do que eram feitos os brinquedos antigamente?
  • O que é brincar?

PROBLEMATIZAÇÃO:


  • Quanto tempo você brinca por dia?
  • Quais são suas brincadeiras preferidas?
  • O que é brincar?
  • Qual a importância do brincar?
  • Quem produz os brinquedos que são usados pelas crianças hoje?


INSTRUMENTALIZAÇÃO:

  • Aulas expositivas e dialogadas;
  • Jogos lúdicos;
  • Músicas infantis;
  • Contos infantis;
  • Brinquedos;
  • Construção de brinquedos;
  • Recuperar com os pais, avós, amigos, vizinhos, em livros diferentes brincadeiras.


AVALIAÇÃO:

A avaliação dar-se-á de forma contínua e processual através da observação, participação e empenho na realização das atividades encaminhadas. Também, avaliar-se-á os trabalhos e atividades individuais e em grupo, visualizando o crescimento em quanto grupo e na individualidade..


PRÁTICA SOCIAL FINAL:

Será observado os avanços e o conhecimento dos alunos sobre os assuntos abordados para que continuem a buscar cada dia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.