Professoras: Helenara Claro e Marlene Cortina
Turno: Matutino
Série: 3ª
Ano: 2011
Período de realização: 4º bimestre
TEMA: Brincadeiras da vovó
JUSTIFICATIVA:
O tema deste projeto justifica-se pela necessidade de prepararmos os nossos educandos de forma integral, pois agregar conhecimento sem dar sentido a ele, não irá contribuir na análise das situações cotidianas e a modificá-las quando necessário.
As relações são cheias de surpresas, de desafios, de uma infinidade de momentos. O respeito, a solidariedade, os valores morais, os princípios de cidadania, democracia e autonomia não são internalizados e praticados automaticamente, sendo assim a falta deles pode atrapalhar seu desenvolvimento como um ser integral e social.
Portanto, resgatar as brincadeiras que eram feitas nos tempos em que nossos pais, avós brincavam é valorizar a criatividade de nossos antepassados, pois antigamente as crianças não tinham tantos brinquedos como os de hoje, e por isso, tinham que usar mais a criatividade para criá-los.
OBJETIVO GERAL:
Desenvolver os princípios de cidadania, democracia, autonomia, solidariedade e respeito de forma que estes sejam significativos para os alunos e os mesmos pratiquem-os.
Objetivos Específicos:
Conhecer brincadeiras prazerosas antigas para que assim tenham um contato maior também com os pais/avós, conhecendo atividades da sua geração.
Pesquisar sobre as diferentes brincadeiras antigas;
Resgatar as brincadeiras mais antigas;
Fazer um comparativo com as brincadeiras atuais e suas diferenças.
CONTEÚDOS:
- Conceito de brinquedo e brincadeira;
- Os espaços/noções espaciais;
- Coordenação motora;
- Lateralidade;
- Musicalidade.
PRÁTICA SOCIAL INICIAL:
- Quem são seus pais/avós? Qual a idade deles?
- Como brincavam nossos pais, tios, avós?
- Onde brincavam? Brincavam sozinhos? Em companhia?
- O que você entende por brinquedo? E brincadeira?
- Do que eram feitos os brinquedos antigamente?
- O que é brincar?
PROBLEMATIZAÇÃO:
- Quanto tempo você brinca por dia?
- Quais são suas brincadeiras preferidas?
- O que é brincar?
- Qual a importância do brincar?
- Quem produz os brinquedos que são usados pelas crianças hoje?
INSTRUMENTALIZAÇÃO:
- Aulas expositivas e dialogadas;
- Jogos lúdicos;
- Músicas infantis;
- Contos infantis;
- Brinquedos;
- Construção de brinquedos;
- Recuperar com os pais, avós, amigos, vizinhos, em livros diferentes brincadeiras.
AVALIAÇÃO:
A avaliação dar-se-á de forma contínua e processual através da observação, participação e empenho na realização das atividades encaminhadas. Também, avaliar-se-á os trabalhos e atividades individuais e em grupo, visualizando o crescimento em quanto grupo e na individualidade..
PRÁTICA SOCIAL FINAL:
Será observado os avanços e o conhecimento dos alunos sobre os assuntos abordados para que continuem a buscar cada dia mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.