terça-feira, novembro 29, 2011

Eu e meu corpo em movimento.



1 Identificação:

Professoras: Michelle Michaltchuk, Ivone Rodoi Sabka, e Gabriela Malvessi Lima
Turno: matutino/vespertino
Séries: Maternal II, Pré I,II,III
Ano: 2011
Disciplina: Educação Física
Período de realização: agosto a dezembro de 2011

Tema: “Eu e meu corpo em Movimento”.

2 Justificativa
Por meio das diversas Atividades Físicas, realizamos movimentos corporais, descobrimos como nosso corpo se movimenta no espaço, assim possibilitando novas descobertas e vivenciando expressões, sensações e potencialidades do nosso corpo, através de brincadeiras e atividades de socialização.

3 Objetivos.

Geral:
Possibilitar novas descobertas corporais desenvolvendo os aspectos da psicomotricidade através de diversas atividades, jogos e brincadeiras.

Específicos:
- Perceber a imagem corporal respeitando as diferenças e semelhanças;
- Identificar o corpo e suas partes;
- Desenvolver atividades explorando os aspectos da psicomotricidade;
- Realizar jogos e brincadeiras para desenvolver o controle corporal;
- Explorar estímulos afetivos, físicos, cognitivos e sensoriais.
- Compreender as regras de convivência social, desenvolvendo a
capacidade de pensar, refletir, abstrair, organizar, realizar e avaliar.


4 Conteúdos a serem trabalhados:

Desenvolver atividades de integração e socialização;
Participar de brincadeiras cantadas e cantigas de roda;
Controlar gradualmente o próprio movimento corporal ampliando as ações de espaço e tempo;
Explorar habilidades motoras de equilíbrio e flexibilidade.
Desenvolver estímulos afetivos, como controle do seus sentimentos, desejos e ansiedades;
Compreender os outros ambientes ao seu redor o espaço escolar, sua autonomia e atitudes;
Compreender a importância da higiene corporal após a realização das atividades.
Explorar os movimentos corporais e as diferentes dinâmicas como força, velocidade, resistências e flexibilidade, conhecendo e explorando seus limites;
Vivenciar corporalmente o equilíbrio, envolvendo membros superiores e inferiores;
Perceber sensações, limites potencialidades, sinais vitais e integridade do seu corpo.
Realizar diversas atividades para desenvolver coordenação motora fina e ampla (óculo manual, óculo pedal, preensão e manipulação);
Explorar habilidades motoras da lateralidade como: direita e esquerda;
Desenvolver estímulos físicos da capacidade de movimentos ampliando as vivencia motora em suas brincadeiras, estimulando a criatividade.

5 Prática Social Inicial

Realizar diálogos dirigidos explorando a consciência corporal;
Realizar uma conversação dirigida estabelecendo alguns combinados das aulas de Ed. Física;
Desenvolver as concepções dos seus membros superiores e inferiores;
Estabelecer contato com os materiais concretos utilizados na Ed. Física para a realização das atividades;
6 Problematização:

Questionar sobre:
Como é nosso corpo? E quais são suas partes?
O que posso realizar com o meu corpo?
O que é brincar?
O que é jogar?
O que é movimento corporal?
Devemos contribuir com os amigos durante a realização das brincadeiras?
Podemos brincar e jogar de forma muito divertida sozinhos?
Quais cuidados devemos ter com o nosso corpo para não nos machucarmos?
Como podemos cuidar da higiene do nosso corpo?


7 Instrumentalização:

Materiais concretos como: diferentes tipos de bolas, arcos, banbolês, cordas, bastões, cones, colchonetes, pneus, jornais, caixas,...
Jogos como: légos, jogos da memória, dominó, quebra-cabeça, peças de encaixe;
Desenvolver circuitos de atividades com diferentes materiais;
Brincadeiras de faz de conta, explorando a imaginação e invenção;
Explorar objetos sonoros, diferentes ritmos e músicas;

8 Avaliação:

Através da observação e registros, individuais e coletivos, se demonstra interesse e segurança para a aprendizagem e realização dos jogos e brincadeiras, respeitando as regras de socialização entre os colegas e professores;
Terá uma avaliação continua progressiva, paralela e descritiva visando á participação e desempenho.
9 Prática Social Final:

Desenvolver através de jogos e brincadeiras a satisfação em realizar a Ed. Física com o intuito de bem estar físico e emocional;
Compreender e resgatar valores e regras de conivências, despertando a interação e a socialização entre os alunos;
Confecção de jogos e brinquedos para realização de diversas atividades durante as aulas de Ed. Física.


10 Referências Bibliográficas:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.