terça-feira, novembro 22, 2011

Meio Ambiente


EPC LEONEL DE MOURA BRIZOLA
TURMA: PRÉ V- Nº DE CRIANÇAS: 20
PROFESSORA: VANDERLÍ CAMARGO BERLT
2º SEMESTRE/2011.
CHAPECÓ-SC

PROJETO: NÓS E A NATUREZA
SUB-TEMA: PLANTAS

1 - JUSTIFICATIVA:
Entende-se que todos os seres vivos fazem parte da natureza, havendo nesta uma relação de dependência entre todos – seres vivos e natureza.
Através de conversas com pais, onde os mesmos demonstram uma preocupação muito séria em relação à destruição do meio ambiente, a poluição, a escassez das águas, a destruição das florestas e a extinção dos animais, além das hipóteses levantadas com crianças e observações feitas, sentiu-se a necessidade de trabalhar o tema ¨Nós e a Natureza¨, sub-tema plantas. Estabelecendo relações entre meio ambiente e as formas de vida que ali vivem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e qualidade de vida humana.

2 - OBJETIVO GERAL:
Conhecer o ambiente que nos cerca e as diferentes possibilidades e limites dos seres vivos, bem como as diferentes relações que se estabelece com a natureza.
Estas atividades visam favorecer a criatividade, o respeito ecológico, o senso de preservação do ambiente de nossos alunos e a noção de que todos somos indivíduos naturais.

3 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • COMPREENDER QUE CUIDAR DAS PLANTAS É CONSERVAR O MEIO AMBIENTE;
  • AMPLIAR O CONCEIRO DO MEIO AMBIENTE E ECOLOGIA;
  • IDENTIFICAR TIPOS DE PLANTA, PERCEBENDO, CHEIROS E SABORES, ESTABELECENDO RELAÇÕES ENTRE O MEIO AMBIENTE E AS FORMAS DE VIDA QUE ALI VIVEM;
  • DESENVOLVENDO O SENTIMENTO DE RESPEITO Á NATUREZA ESTABELECENDO RELAÇÕES ENTRE O MEIO AMBIENTE E AS FORMAS DE VIDA, VALORIZANDO SUA IMPORTÂNCIA PARA A QUALIDADE DE VIDA;

4 - CONTEÚDOS:
Linguagem Matemática:
Números e unidade, contagem oral, classificação, seriação de formas e figuras, conceitos básicos (grande/pequeno, embaixo/ em cima, dentro/fora). Ordinalidade: primeiro/ segundo/ último.

Movimento:
· Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras.
· Percepção de estruturas rítmicas para expressar – se corporalmente por meio de brincadeiras. (dramatizar).
. Coordenação motora ampla dança ritmo, música, imitação, agilidade, força e equilíbrio.

Natureza e Sociedade:
· Participação em brincadeiras, jogos e canções que digam respeito as plantas.
. Características físicas: folhas/ flores/ caule/ raiz/ frutos e tamanhos;
. Necessidades: água, luz, calor e cuidados;
. Utilidade para a vida humana;
. Produtos naturais e industrializados;
. Plantas medicinais e ornamentais;
. Germinação;

Música:
· Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
Artes:
· Exploração de materiais alternativos; colar, dobraduras, modelagens, cores, desenhos, pintura e vídeos.
· Expressões faciais, corporais, gestos e imitações.

Linguagem Oral e Escrita:

. Letras do alfabeto / símbolos.
· Uso da linguagem oral para conversar e brincar.
· Observação e manuseio de materiais impressos como livro e revistas.
· Valorização da leitura de histórias como fonte de prazer e entretenimento.
· Articulação correta das palavras, organização de idéias com seqüência lógica e registro gráfico através do desenho.
HISTÓRIAS:
A MARGARIDA FRIORENTA
O GRANDE RABANETE
A ÀRVORE GENEROSA
AZUL E LINDO

FILMES: URSINHO POOH 1,2,3 DESOBRINDO OS NUMEROS E
TURMA DO CÓ-CÓ-RI-COR
MÚSICAS: PLANETA AZUL
DEPENDE DE NÓS / LINDA ROSA JUVENIL/ SEU MELÃO

5 - PSI - PRATICA SOCIAL INICIAL:
TODAS AS CRIANÇAS GOSTAM DE FLORES, JÁ TIVERAM CONTATO COM FLORES.
SABEM QUE DEVEMOS CUIDAR DAS FLORES E PLANTAS.
TODOS TEM PELO MENOS UMA PLANTA EM CASA OU AJUDOU ÁGUAR UMA PLANTA.
QUE AS PLANTAS SÃO ALIMENTOS.
SABEM QUE ALGUMAS PLANTAS SÃO REMÉDIO.

6 - PROBLEMATIZAÇÃO:

POR QUE AS PLANTAS SÃO IMPORTANTES PARA NOSSA ALIMENTAÇÃO?
O QUE AS PLANTAS NECESSITAM PARA VIVER?
O QUE AS ÀRVORES NOS DÃO?
- De que forma podemos preservar o Meio Ambiente?
- De que forma as crianças podem preservar e melhorar a Natureza?
- De que forma "eu", um indivíduo natural, posso tornar e manter o ambiente harmonioso e saudável?

7 - INSTRUMENTALIZAÇÃO:

APRESENTAR E CONTAR A HISTÓRIA DA (MARGARIDA FRIORENTA) NO GRANDE GRUPO.
O QUE VOCÊ IMAGINA QUE ACONTECE COM AS PLANTAS NO INVERNO?
VOCÊ GOSTA DE PLANTAS?
VOCÊ TEM ALGUMA PLANTA? QUAL?
ONDE ELA ESTA PLANTADA?
COMO VOCÊ CUIDA DELA? OU COMO DEVERÍAMOS CUIDAR DA PLANTA?
POR QUE A MARGARIDA COMEÇOU A TREMER?
O QUE A BORBOLETA FEZ PARA A MARGARIDA?
EM QUAL LUGAR A MARGARIDA ESTAVA PRIMEIRO?
QUANDO A MARGARIDA COMEÇOU A TREMER, O QUE ANA MARIA FEZ PRIMEIRO?
O QUE ANA MARINHA FEZ PARA A MARGARIDA NO FINAL DA HISTÓRIA?
COMO ERA O FRIO DA MARGARIDA? ERA FRIO DE CARINHO?
O QUE VOCÊ ACHA QUE ACONTECERIA À MARGARIDA SE ELA FICASSE NO JARDIM?
VOCÊ JÁ SE SENTIU ALGUMA VEZ ASSIM?
DESENHAR A MARGARIDA GRANDE NUM MURAL, RECORTAR EVA AMARELO E BRANCO, REFAZER A MARGARIDA COM OS RECORTES E COLAGEM. A BORBOLETA AZUL COM BOLINHAS DE CREPOM, O CACHORRO COM PEDACINHOS DE LÃ.
ESCREVER NA AGENDA PARA AS MÃES MANDAR FOLHAS E GALHOS DE REMÉDIO PARA NÓS FAZERMOS CHAZINHO.
RECORTAR LETRAS DE REVISTAS E REESCREVER A PALAVRA MARGARIDA , ANA MARIA,
BORBOLETA E CACHORRO.
DESENHAR NO CADERNO DE DESENHO ALIMENTOS QUE GOSTAMOS OU RECORTAR DE PANFLETOS DE SUPER MERCADO.
PLANTAR A SEMENTE DE FEIJÃO NO ALGODÃO COM AS CRIANÇAS, IDENTIFICAR COM NOME DA CRIANÇA, EXPLICAR QUE DEVEMOS REGAR PARA A PLANTINHA BROTAR.
RECONTAR A HISTÓRIA E REPRESENTAR COM AS CRIANÇAS. UM É A MARGARIDA, UM É O CACHORRO, UMA É A BORBOLETA... DRAMATIZAR.
CANTAR A MÚSICA DA MARGARIDA E REPRESENTAR EM FORMA DE DESENHO.
A NATUREZA NOS DÁ TUDO O QUE PRECISAMOS. É IMPORTANTE CUIDAR BEM DO MEIO AMBIENTE.
É AQUI QUE NÓS MORAMOS, ONDE HÁ, AR, ÁGUA, VIDA... COLEÇÃO “MUNDINHO”.

8 - AVALIAÇÃO:
ATRAVÉS DE OBSERVAÇÕES, REGISTROS, ATITUDES, COMPORTAMENTOS E MANIFESTAÇÕES DE CADA CRIANÇA.
9 - PSF- PRÁTICA SOCIAL FINAL:
CUIDAR DA PLANTINHA ¨FEIJÃO¨ ATÉ BROTAR, DEPOIS LEVAR A PLANTINHA PARA CASA.
10 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ABRAMOWICZ, Anete; WAJSKOP, Gisela. Educação Infantil­ – creches: atividades para crianças de zero a seis anos. São Paulo, moderna, 1999.
CENTURIÓN, Marília [et al.].Jogos, projetos e oficinas para educação infantil. São Paulo: FTD,2004.
Gente Pequena, Grandes Idéias – Centro de Educação Infantil Cinderela – Maravilha. SC. 1ª ED. ARCUS. Fone: 3664-4278.CLADIS MULLER MELLA – Coordenadora.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.