Projeto: O prazer da descoberta
Professora: Elaine Morona, Rosinete Aparecida Dresch, Rosangela Zimmer Vieira
Período de realização:
Tema: Eu e meu corpo
Justificativa:
Sabemos que os bebês são muito curiosos, gostam muito de atenção, conversas, sorrisos, colo e exploraçao do ambiente que os cerca. Estão numa fase em que a sua principal atividade é observar e explorar tudo o que as rodeiam. Através de suas observações e explorações a criança vai tendo contato com seu próprio corpo e com os mais variados objetos começando a distinguir algumas formas, cheiros, gostos e a descobrir e desenvolver novas sensações e emoções. Cabe ao professor o papel de proporcionar à criança todos os meios para que esta possa explorar e desenvolver todas estas possibilidades.
Objetivo Geral:
· Oportunizar para as crianças, através das atividades propostas o descobrimento das funções do corpo, bem como de suas sensações sensoriais, motoras, cognitivas, percepções, etc..
Objetivos Específicos:
· Despertar interesse e curiosidade pelas partes de seu corpo;
· Participar das atividades propostas de descobrimento, exploração, identificação, estimulação (sensorial, gustativa, olfativa, visual, motora, etc.)
· Reconhecer-se enquanto pessoa, pelo nome, identificando algumas partes do corpo.
Conteúdos:
· Trabalhar as partes do corpo humano via: músicas, fantoches, confecção de murais, histórias, imitação, exercícios corporais, atividades de motricidade, espelho, brinquedos, etc..
Problematização:
· Como proporcionar para as crianças, através das atividades planejadas, interesse e curiosidade nas descobertas de seu corpo e suas sensações?
Instrumentalização:
· Exploração dos diferentes materiais (garafas pet com estímulos visuais e auditivos), copinhos com cheirinhos e gostinhos;
· Olhar-se no espelho reconhecendo-se e identificando algumas partes do corpo;
· Exploração de diferentes posturas;
· Durante as trocas, conversar e brincar com as crianças mostrando suas partes do corpo;
· Realizar sons variados em locais diferentes para o bebê ouvir e olhar para o lado de onde vem o barulho;
· Fazer o jogo de repetição dos sons que o bebê imite e ao ouvir a voz do adulto perceberá que também pode exprimir-se e que lhe prestam atenção;
Avaliação:
Observar e compreender o dinamismo das crianças diante das atividades propostas (interesse, motivação, choros, alegria, etc.), quais atividades mais chamam sua atenção (sensações, emoções, imitações, atividades motoras), quais atividades necessitam ser revistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.