Professoras: Aline Gonçalves dos Santos
Marli Hengen
Olete Lopes
Turno: Matutino
Série: Maternal
Ano:2011
Período de realização: Novembro
Tema:
A galinha ruiva
Justificativa: Neste projeto iremos trabalhar com a historia da galinha ruiva, onde focaliza a nutrição e solidariedade. Contudo nesta etapa da vida deve ser voltado para o lúdico para que aconteça um aprendizado significativo, escolhemos um livro onde a solidadriedade fala mais alto, mas não basta contar a historia e falar a moral para que as crianças assimilem o que deve ou não ser feito e sim vivenciar algumas situações onde o trabalho em grupo e a colaboração estarão presentes.
Objetivos:
Geral: A partir da historia da galinha ruiva vários aspectos cognitivos e sensórias serão desenvolvidos priorizando trabalhos que envolvam jogos dramáticos, artes plasticas, cancões e culinária.
Especifico:
estimular a criatividade, a imaginação e fantasia
incentivar o trabalho coletivo
ampliar e explorar o vocabulário
contribuir para o desenvolvimento da linguagem oral
promover a socialização e o entrosamento
Conteúdos a serem trabalhados:
Alimentação
Convivência – solidariedade
confecção e pintura
Brincadeiras
Histórias – a galinha ruiva
Pratica social inicial:
Que a galinha é um animal e que necessita de alimento para sobreviver.
Problematização:
Como devemos conviver com os demais?
Porque necessitamos nos alimentar?
Instrumentalização:
Trabalhar a historia da galinha ruiva.
Dialogar sobre a historia, interrogando as crianças sobre a mesma.
Cada crianças ira trazer uma fruta onde será feita uma salada para que todos comam juntos.
Explorar com as crianças através das futas as diferentes cores, texturas, tamanhos, quantidades e gostos.
Construir um texto coletivo sobre os diferentes alimentos trazidos, sua importância para a nossa sobrevivência.
Brincadeiras:
Salada de fruta
Canto:
Pintinho e a galinha
A galinha do vizinho
Avaliação:
Observar durante o desenvolvimento da atividade se as crianças se sentiram a vontade em dividir sua fruta com os colegas e se experimentaram todas as variedades.
Prática social final:
Percebeu-se através das atividades que as crianças corresponderam aos objetivos propostos de socialização e alimentação.
Referencias bibliográficas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.