1 – IDENTIFICAÇÃO: PROFESSOR (A): Ivania Cortelli de oliveira Sonia Beatriz Kerppers Caron Sandra Lopes Hauser TURMA: 2ªsérie TURNO: vespertino ANO: 2011 PERÍODO DE REALIZAÇÃO: Novembro e dezembro. |
TEMA:
Eu convivo com minha família. |
2. JUSTIFICATIVA
O presente projeto tem como prioridade a valorização da criança em sua essência e especificidades. Sendo assim é importante ressaltar que: É através da convivência, experiências vivenciadas no cotidiano que a criança elabora, seleciona, modifica, constrói o conhecimento. Nesse contexto a participação da família é imprescindível para o desenvolvimento integral da criança. |
3. OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL: Proporcionar as crianças o conhecimento, valorizando a infância, tendo como norte as linguagens. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: * Perceber que todas as pessoa tem uma história, * Compreender que a família é formada de várias pessoas e que existem diferentes tipos de moradia, * Localizar a moradia identificando e representando o trajeto da escola, * Relacionar número à quantidade, * Compreender a relação de unidade, dezena e centena, * Trabalhar situações problemas relacionadas a adição (ideia de juntar e acrescentar) e a subtração (tirar e de completar), * Leitura de diferentes gêneros textuais, * Ler e interpretar as diferentes produções escritas, *Ouvir, contar e criar histórias, * Fazer relações entre sons e letras, * Produzir textos (palavras, frases) coesos e coerentes a partir dos conhecimentos de organização sintática morfológica da linguagem, * Compreender como se dá a formação do ser humano e as transformações que ocorrem ao longo da vida. * Perceber o seu meio através dos sentidos. * Valorizar e incorporar hábitos e atitudes que ajudem a manter o corpo saudável. |
4. CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS
PORTUGUÊS: * Alfabeto, * História da escrita, * Função social da escrita, * Diferenciação de vogais e consoantes fonética, * Identificar palavras em diferentes materiais impressos, * Poemas, canções, * Produção de palavras, frases e pequenos textos. * Nomes e sobrenomes. MATEMÁTICA: * números naturais, * História dos números, * Algarismo/símbolo * Símbolo/quantidade. * Sucessor/antecessor, * Composição e decomposição de um número, * Maior/menor, * Sistema de numeração decimal (U,D,C), * Operações de adição e subtração CIÊNCIAS: * Concepção / nascimento, * Fases do desenvolvimento (o corpo sempre foi assim, como era antes, o que mudou...), * Cuidados com o corpo – prevenção e saúde, * Órgãos dos sentidos, * Esquema corporal. HISTÓRIA: * Identidade minha história, * Sou cidadão, * Meus documentos, * Acontecimentos importantes na vida da criança, * Direitos e deveres em relação à família, * As vivencias temporais e espaciais na família e no coletivo, * As diferentes estruturas familiares, * Como é sua família (características, origem, árvore geneológica...), * A importância do trabalho na família, * Papel da mulher na sociedade. GEOGRAFIA: * Diferentes tipos de moradia, * Semelhanças e diferenças entre as moradias, * Representação gráfica da casa onde mora (legenda), * Localização da casa (endereço), EDUCAÇÃO RELIGIOSA: * O verdadeiro significado da páscoa, * Aprender a gostar de si para gostar do outro. |
5. PRÁTICA SOCIAL INICIAL
Oralmente consegue identificar atitudes mais solidárias em casa na escola, na sociedade, na prática cotidiana. Observa-se dificuldades em relacionarem-se e aceitar as diferenças. |
6. PROBLEMATIZAÇÃO
* Como é seu nome? * Quem escolheu seu nome? Qual sua importância? * Como é o seu corpo? * Como era antes (nascimento)? * O que mudou? * Quais os cuidados que precisamos para ter uma boa saúde? * Quais são as partes do seu corpo? * Como são as famílias? * A família é importante? |
7. INSTRUMENTALIZAÇÃO
* Confecção de alfabetos, * Confecção de painéis, * Contação de histórias, * Filmes, músicas, * Recorte e colagem, * Material dourado, livro didático, informática, literatura. |
8.AVALIAÇÃO
A avaliação é um processo contínuo e ocorre com a intenção de verificar os resultados do processo ensino aprendizagem dos educandos, onde será observado os seguintes critérios: participação, tarefas extra-classe, trabalhos individuais e coletivos, organização do caderno, responsabilidade, atividades escritas, avaliações. |
9. PRÁTICA SOCIAL FINAL
Será observada as mudanças ou não das atitudes e no relacionamento com os colegas, professores, família ... |
10. REFERÊNCIAS
* Bigodo e Gimenez, Matemática do Cotidiano e Suas Conexões - 1ª série, SP: 1ª ed. 2005. * Claudia Maria Luna, Leda Maria Kcicera – Ideias em Construção, Língua Portuguesa – 1ª série, SP, 2ª ed. 2006. * Hugo Luiz de Menezes Montenegro, Maria Suely de Oliveira, Geografia Fundamental – 1ª série, Ed Aaraiva, SP. 2007. * Ernesta Zamboni, Sônia Calellar, História – 1ª série, Ed. Atual, 1ª edição, SP 2004. * DVS envolvendo os conteúdos trabalhados em sala de aula: videoteca da escola. * Marcia Santos Fonseca, Ciências Para Você, 1ª edição, Ed. Positivo – SP 2006. * Jormais, revistas, propagandas de diversas áreas. * Proposta Curricular de Santa Catarina, Florianópolis: IOESC, 1999. * Leite Márcia, Morelli Bia, Guimarães Luciana, Primeiros textos - Alfabetização, SP: FID, 2005. |
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