terça-feira, novembro 29, 2011

 

1 – IDENTIFICAÇÃO:
PROFESSOR (A): Ivania Cortelli de oliveira
Sonia Beatriz Kerppers Caron
Sandra Lopes Hauser
TURMA: 2ªsérie
TURNO: vespertino
ANO: 2011
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: Novembro e dezembro.

TEMA:

Eu convivo com minha família.


2. JUSTIFICATIVA


O presente projeto tem como prioridade a valorização da criança em sua essência e especificidades.
Sendo assim é importante ressaltar que: É através da convivência, experiências vivenciadas no cotidiano que a criança elabora, seleciona, modifica, constrói o conhecimento.
Nesse contexto a participação da família é imprescindível para o desenvolvimento integral da criança.


3. OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL:

Proporcionar as crianças o conhecimento, valorizando a infância, tendo como norte as linguagens.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

* Perceber que todas as pessoa tem uma história,
* Compreender que a família é formada de várias pessoas e que existem diferentes tipos de moradia,
* Localizar a moradia identificando e representando o trajeto da escola,
* Relacionar número à quantidade,
* Compreender a relação de unidade, dezena e centena,
* Trabalhar situações problemas relacionadas a adição (ideia de juntar e acrescentar) e a subtração (tirar e de completar),
* Leitura de diferentes gêneros textuais,
* Ler e interpretar as diferentes produções escritas,
*Ouvir, contar e criar histórias,
* Fazer relações entre sons e letras,
* Produzir textos (palavras, frases) coesos e coerentes a partir dos conhecimentos de organização sintática morfológica da linguagem,
* Compreender como se dá a formação do ser humano e as transformações que ocorrem ao longo da vida.
* Perceber o seu meio através dos sentidos.
* Valorizar e incorporar hábitos e atitudes que ajudem a manter o corpo saudável.


4. CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS


PORTUGUÊS:
* Alfabeto,
* História da escrita,
* Função social da escrita,
* Diferenciação de vogais e consoantes fonética,
* Identificar palavras em diferentes materiais impressos,
* Poemas, canções,
* Produção de palavras, frases e pequenos textos.
* Nomes e sobrenomes.

MATEMÁTICA:

* números naturais,
* História dos números,
* Algarismo/símbolo
* Símbolo/quantidade.
* Sucessor/antecessor,
* Composição e decomposição de um número,
* Maior/menor,
* Sistema de numeração decimal (U,D,C),
* Operações de adição e subtração

CIÊNCIAS:

* Concepção / nascimento,
* Fases do desenvolvimento (o corpo sempre foi assim, como era antes, o que mudou...),
* Cuidados com o corpo – prevenção e saúde,
* Órgãos dos sentidos,
* Esquema corporal.

HISTÓRIA:

* Identidade minha história,
* Sou cidadão,
* Meus documentos,
* Acontecimentos importantes na vida da criança,
* Direitos e deveres em relação à família,
* As vivencias temporais e espaciais na família e no coletivo,
* As diferentes estruturas familiares,
* Como é sua família (características, origem, árvore geneológica...),
* A importância do trabalho na família,
* Papel da mulher na sociedade.

GEOGRAFIA:

* Diferentes tipos de moradia,
* Semelhanças e diferenças entre as moradias,
* Representação gráfica da casa onde mora (legenda),
* Localização da casa (endereço),

EDUCAÇÃO RELIGIOSA:

* O verdadeiro significado da páscoa,
* Aprender a gostar de si para gostar do outro.



5. PRÁTICA SOCIAL INICIAL


Oralmente consegue identificar atitudes mais solidárias em casa na escola, na sociedade, na prática cotidiana. Observa-se dificuldades em relacionarem-se e aceitar as diferenças.


6. PROBLEMATIZAÇÃO


* Como é seu nome?
* Quem escolheu seu nome? Qual sua importância?
* Como é o seu corpo?
* Como era antes (nascimento)?
* O que mudou?
* Quais os cuidados que precisamos para ter uma boa saúde?
* Quais são as partes do seu corpo?
* Como são as famílias?
* A família é importante?


7. INSTRUMENTALIZAÇÃO


* Confecção de alfabetos,
* Confecção de painéis,
* Contação de histórias,
* Filmes, músicas,
* Recorte e colagem,
* Material dourado, livro didático, informática, literatura.


8.AVALIAÇÃO

A avaliação é um processo contínuo e ocorre com a intenção de verificar os resultados do processo ensino aprendizagem dos educandos, onde será observado os seguintes critérios: participação, tarefas extra-classe, trabalhos individuais e coletivos, organização do caderno, responsabilidade, atividades escritas, avaliações.


9. PRÁTICA SOCIAL FINAL


Será observada as mudanças ou não das atitudes e no relacionamento com os colegas, professores, família ...

10. REFERÊNCIAS

* Bigodo e Gimenez, Matemática do Cotidiano e Suas Conexões - 1ª série, SP: 1ª ed. 2005.

* Claudia Maria Luna, Leda Maria Kcicera – Ideias em Construção, Língua Portuguesa – 1ª série, SP, 2ª ed. 2006.

* Hugo Luiz de Menezes Montenegro, Maria Suely de Oliveira, Geografia Fundamental – 1ª série, Ed Aaraiva, SP. 2007.

* Ernesta Zamboni, Sônia Calellar, História – 1ª série, Ed. Atual, 1ª edição, SP 2004.

* DVS envolvendo os conteúdos trabalhados em sala de aula: videoteca da escola.

* Marcia Santos Fonseca, Ciências Para Você, 1ª edição, Ed. Positivo – SP 2006.

* Jormais, revistas, propagandas de diversas áreas.

* Proposta Curricular de Santa Catarina, Florianópolis: IOESC, 1999.

* Leite Márcia, Morelli Bia, Guimarães Luciana, Primeiros textos - Alfabetização, SP: FID, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.