terça-feira, novembro 22, 2011

Jovens e as novas formas de comunicar-se


E.B.M. Padre José Anchieta
Professores: Jairo Francisco dos Santos/ Nadja Eberle
Disciplina: Língua Estrangeira/Inglês
Turma: 8º ano


Tema: Jovens e as novas formas de comunicar-se”


Justificativa:
A Escola Básica Municipal Padre José Anchieta está localizada na Rua Tapajós, Nº 283-D no Bairro Universitário no Município de Chapecó (SC).Teve seu inicio de funcionamento em 02 de maio de 1979. A maioria das famílias dos nossos alunos trabalham nas agroindústrias, porém muitas pais trabalham como diaristas, operários de empresas no próprio bairro e na construção civil. Nossos alunos desde cedo assumem a responsabilidade de cuidar os irmãos menores e dos serviços domésticos. Sabedor dessa realidade, a escola não mede esforços e dedicação para motivar os alunos, mostrando-lhe que a escola é um lugar importante para a construção de seu futuro, afinal, só o conhecimento significativo possibilita a liberdade e a qualificação para a vida pessoal e profissional. Levando em consideração que papel da escola contemporânea frente à utilização da internet vai muito além do domínio das técnicas pelos alunos, é necessário formar cidadãos capazes e engajados na sociedade do conhecimento, inclusive na dimensão virtual que permeia a vida dos jovens (crianças e adolescentes), o projeto Jovens e as novas formas de comunicar-sevisa desenvolver a habilidade de identificar o Gênero Textual ao ler um texto, pois acredita-se ser está uma estratégia que pode auxiliar o leitor a entender o texto lido. Compreender “como um texto funciona” ou saber identificar seus elementos é ferramenta necessária para ler um texto de forma eficaz. Por exemplo, ao ler uma história em quadrinhos o leitor precisa entender a função dos diferentes tipos de balões, ou das indicações de sons (onomatopéias) que acompanham a história, dessa forma, ao ler uma página de internet, o leitor tem que saber identificar onde há links e decidir a melhor forma de “navegar” durante a leitura em websites.

Objetivo Geral:

Trabalhar as semelhanças e diferenças entre adolescentes ao redor do mundo, bem como os mesmos se relacionam com as novas tecnologias. Além disso, trabalhar as relações sociais através de paginas na websites, respeitando as privacidades e as individualidades contribuindo para o crescimento individual e coletivo.

Objetivos Específicos:
* Compreender a importância das tecnologias nas vidas das pessoas;
* Identificar pontos comuns entre culturas diferentes;

* Criar envolvimento através de reações: perguntas e opiniões;

* Entender como se comportar no mundo virtual;

* Perceber o que tem de positive no mundo virtual e saber se posicionar frente o que há de negativo;

* Mostrar as inúmeras possibilidade construtivas de crescimento, aprendizado e entretenimento sadio que a Internet oferece.

Conteúdos abordados:
1. Uso de Estrangeirismos;
2. Greetings - Nos diferentes horários;
3. Introduce yourself and others;
4. Ask for the time - horas exatas e inexatas;
5. Numbers 1 to 100;
6. Interrogative words ;
7. Adjectives Pronouns;
8. Articles: The, a, an.
19. Family members: mother, father brother (… )
10. To have (present/ Affirmative form);
11. Can (Ability);
12. Review of: To be (Present)
13. Possessive case: This/These & That/Those
14. Simple Present Tense.
15. Present Progressive.


Prática Social Inicial:
* Reading strategy:
- Identificar o tópico e refletir sobre características do gênero textual.
- Usar a leitura para construir conhecimento sobre a estrutura da língua.
- Identificar o tópico de um texto através de leitura rápida.
Para desenvolver esta estratégia, no laboratório de informática, estudaremos páginas pessoais e blogs na internet. Também será realizado pesquisa referente a construção de avatares utilizando a ferramenta da webecam.

* Listening strategy:
- Fazer previsões antes do listening e verificar as previsões durante o listening.
- Associar o que é ouvido a imagem.
Para desenvolver está estratégia, assistir vídeos em Inglês que circulavam no You Tube e apresentar vídeos organizados pelos próprios alunos.


* Speaking strategy:
- Pedindo esclarecimento sobre o significado de uma palavra.
- Expressar certeza, incerteza e falta de conhecimento.
- Justificar posicionamentos desagradáveis.
Para desenvolver esta estratégia, a partir da ferramenta do programa Move Maker, produzir vídeos. Apresentar textos produzidos pelos alunos.


* Writing strategy:
- Usar um modelo para entendimento do gênero textual.
- Utilizar modalidade escrita e visual na produção de um texto.
Para desenvolver esta estratégia, pedir para os alunos escreverem em uma tela de computador impresso (folha de ofício), um texto nas características do MSN (Instant Messenger), utilizando pesquisa referente a pontos turísticos pesquisados. Produzir textos ilustrados com os avatares produzidos pelos alunos, revelando o perfil de cada aluno.
Problematização:

  • O uso dos diferentes meios eletrônicos deve ser feito de forma consciente e ético?
  • Você concorda que a formação da camada digital da cidadania deve ocorrer desde a infância?
  • Será que o comportamento das pessoas no mundo real é apenas reproduzido no universo virtual? Ou o iniverso virtual assim como o mundo real exige a prática da cidadania (respeito, regras de convivência, direitos, deveres, segurança, etc.)?
  • Qual é o papel da escola frente a inetnet?


Avaliação:
  • Trabalhos em grupo: confeccionou-se painéis relacionado ao uso da tecnologia digital.
  • Trabalhos individuais (avaliação escrita): Produção de texto na estrutura do MSN, referente aos pontos turísticos existentes em Chapecó (SC), no Estado de Santa Catarina e no Brasil.
  • Avaliação oral (leitura de textos produzido pelos alunos).
  • Avaliação de listening (ouviu-se um texto em Inglês, no qual o personagem contava sobre um passeio turístico).
  • Avaliou-se também a participação dos alunos na efetivação das atividades propostas.
Prática Social Final

Ao final da realização deste projeto, espera-se que os alunos percebam que a rede mundial de computadores surge e está moldando o cidadão do século XXI apesar de que ao mesmo tempo aprofunda ainda mais as desigualdades sociais.
  • Diagnosticar a aprendizagem reconhecendo o potencial de aprendizagem dos alunos;
  • Disponibilizar junto a equipe diretiva da escola a criação de um curso de informática no contra turno dos alunos.

Referência Bibliográficas

ROCHA, Analuiza Machado. Take Your Time/ Analuiza Machado Rocha, Zuleica Águeda Ferrari.
3ª. ed.reform. São Paulo: Moderna, 2004. Obra em 4 volumes para alunos de 5ª a 8ª séries.

MAURER, Jay. True Colors: an EFL course for real communication. 2ª edição. São Paulo. Editora Moderna, 2003.

RICHARDS, Jack C. Interchange: English for a international communication. 3rd printing. New York (USA), Cambridge University Press, 1994.

FERRARI, Mariza Tiemann. Inglês: volume único: ensino médio. São Paulo: Scipicione, 2000. – (Coleção Novos Tempos).
SANTOS, Denise/ MARQUES, Amadeus. Links: English for teens - 7º ano. 1ª ed. São Paulo: Ática 2009.

MURPHY, Raymond. Essential grammar in use: a self-study reference and practice book for elementary students of English: whit answers. 10th printing. New York (USA), Cambridge University Press. 1990.

Um comentário:

  1. A troca de experiências e a oportunidade de trabalhar com colegas de disciplinas diferentes, nos possibilita vivências diversificadas e aproximação maior com nossos colegas, principalmente quando atuamos no mesmo espaço.

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