terça-feira, outubro 21, 2014

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL


     Sabe-seque até pouco tempo atrás o ensino da Educação Infantil não tinha muita importância. Hoje, percebe-se que isso vem mudando, o mundo todo está despertando e valorizando mais esse ensino.
  Pode-se dizer que a Educação Infantil constitui-se em uma ferramenta importantíssima que contribui de forma positiva para o aprendizado futuro da criança, favorecendo o desenvolvimento das habilidades infantis em seus aspectos físicos, psicológico, intelectual e social. Esse ensino tem-se revelado primordial para uma aprendizagem efetiva. 
 Na Educação Infantil a criança esta mais propensa a aprender e se desenvolver socialmente, ou seja, através da interação com outras criança e com os professores a criança começa a perceber-se como parte integrante de sua sociedade, iniciando assim mais profundamente o seu processo de socialização. Neste sentido, entende-se que a Educação Infantil é o alicerce da aprendizagem, que deixa a criança pronta para as aprendizagens futuras.
Outra concepção é o desenvolvimento da autonomia, considerando que no processo do ensino aprendizagem a criança tem interesse e desejos próprios, que é um ser pequeno, mas capaz de interferir no meio em que vive. Portanto, deve-se entender a função de brincar na educação infantil como uma ferramenta indispensável para a aprendizagem, pois o brincar permite conduzir a criança ludicamente, para suas descobertas cognitivas, afetivas, interpessoal, de inserção social. A Brincadeira leva ao conhecimento da linguagem oral, escrita e matemática.
O ato de brincar torna-se uma forma de comunicação, e é por meio do brincar que a criança pode reproduzir o seu cotidiano. Entende-se assim, que o ato de brincar possibilita a aprendizagem, facilita a construção da reflexão da autonomia e da criatividade, estabelecendo desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem. Neste sentido, se faz necessário conscientizar os pais, os educadores e sociedade em geral da importância da ludicidade e que a mesma deve estar sendo vivenciada na infância, ou seja, que o brincar faz parte de uma aprendizagem prazerosa, não sendo somente lazer, mas sim, um ato de aprendizagem.
Professora: Marli Pedroso

educacao-infantil.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.