terça-feira, outubro 21, 2014

BULLYING E SUAS DIMENSÕES



É nas escolas que vem acontecendo algumas violências, que muitas vezes não chega ao conhecimento dos pais e menos ainda das profissionais responsáveis pela escola. Essa violência social ou bullying traz graves problemas individuais para a criança vitima de bullying.
Provoca graves traumas no educando, podendo sofrer efeitos negativos de auto-estima dificuldade de aprendizagem, falta de concentração e muita dificuldade de relacionamento. Em muitos casos a vitima não consegue a superação dos traumas causados pelo bullying dependendo das características individuais das mesmas.
Essa agressão afetará o comportamento do educando e a construção dos seus pensamentos e de sua inteligência, gerando sentimentos negativos e pensamento de vingança baixa auto-estima, dificuldades de aprendizagem, queda do rendimento escolar. Podendo desenvolver transtornos mentais e psicopatologias graves, além da sintomatologia e doenças de fundo psicossomáticas transformando-a em um adulto com dificuldades de relacionamento e com graves problemas. E desenvolverá comportamento agressivo ou depressivo.
Consequência preocupante para a saúde física e principalmente emocional dos educandos vitima, e dos educandos agressores, e das testemunhas. O que é pior: - A intimidação o medo e a vergonha são sentimentos silenciosos.
Segundo a uma reportagem da revista Educar para crescer Departamento de Segurança da Criança e dos Adolescentes da Sociedade Brasileira de Pediatria. Bullying esse fenômeno sem tradução certa para o português que significa violências físicas e psicológicas praticadas de forma recorrente por um individuo contra outro. A maneira de agredir é variada; física, moral, material e até sexual.
O ato violento, em geral é apenas um pretexto, qualquer coisa que diferencie a vitima: estatura, peso, pele, cabelo, sotaque, religião, notas, roupas, classe social, ou outras características que sirva de diferencial para o preconceito. Alguns sinais Físicos e comportamentais são notados como: Febre, vômito, dores de cabeça e medo na hora de ir para a escola.

Professora :Rosana Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.