terça-feira, outubro 07, 2014

Ser Educador no século XXI


     Ser educador no século XXI não é uma tarefa fácil, pois além de saber precisamos aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser. Pensar o papel do educador, do educando e a relação que se estabelece entre eles.
     Aprender a conhecer a realidade da nossa profissão. Os desafios que teremos que superar para obter bons resultados. Tornar esse processo prazeroso; tanto para o educador, como para o educando. Para isso precisamos estar sempre atualizados, buscando inserir novos métodos em nossa prática pedagógica.
      Além de sabermos o conteúdo, precisamos aprender a fazer, buscando sempre a melhor forma de repassá-lo. Fazer com que todos aprendam, nem que para isso tenhamos que desenvolver de diferentes formas nossa metodologia.
      Não podemos esquecer que nossos alunos estão inseridos em realidades diferentes, onde cada um aprende no seu ritmo. A partir do momento que entendemos isso, começamos a desenvolver trabalhos em grupos, onde cada um contribui com o que sabe e todos aprendem juntos.
      Assim, desenvolvemos o senso de responsabilidade pessoal, pensamento crítico e crescimento do educando em relação ao grupo, pois a aprendizagem precisa ser integral, onde cada indivíduo contribui com o que sabe sobre o tema proposto e juntos construímos o conhecimento. Estabelecendo relação entre educador, educando e conhecimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.