terça-feira, outubro 21, 2014

Educação e Inclusão

Educação o maiores dos bens que se pode deixar para qualquer nação. Educação para todos, quando se fala para todos estamos falando em inclusão. A inclusão nas escolas nos fazer pensarmos de maneira diferente, abrindo novos caminhos que nos remetem a formação de uma nova geração. Geração está que entende que apesar das diferenças somos iguais.
A inclusão na escola vem em encontro das necessidades que estas crianças têm em relação ao mundo. Inclusão é interagir com o outro, dando condições para que este possa sim se sentir e estar inserido a este meio, se que aja distinção de qualquer maneira que for. Inclusão é muito mais que colocar alguém em uma sala de aula, é fazer com que ele se sinta parte dela e interaja com todos os que ali estão.
Segundo a UNESCO (1994), a origem do conceito de Escola Inclusiva deu-se em decorrência de uma concepção comum que condiz com a responsabilidade de uma pedagogia centrada na criança, capaz de educar a todas, inclusive aquelas com desvantagens severas. As crianças devem aprender juntas. Tal consenso concebe as diferenças como condição humana ao passo que tenta adequar a aprendizagem às necessidades da criança em respeito a sua dignidade.
Muitas são os que falam em inclusão, mas são poucos que buscam de maneira certa fazer com que está inclusão aconteça mesmo. Mas devemos entender que não basta apenas dar inserir estes alunos nas salas, mas também dar condições para os profissionais estarem ai.
Inclusão é muito mais do que apenas estar com estas crianças nas escolas, é nos colocarmos nos lugares destas crianças e a partir daí mudar toda esta situação, contribuindo assim para a verdadeira inclusão, sem distinção de qualquer maneira.


COMITE DE AJUDAS TECNICAS, CAT, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da Republica (SDH/PR), Brasília, 2007. UNESCO.
Professora Rose Andréia Pessôa Da Silva. 
 

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