Educação o maiores
dos bens que se pode deixar para qualquer nação. Educação para
todos, quando se fala para todos estamos falando em inclusão. A
inclusão nas escolas nos fazer pensarmos de maneira diferente,
abrindo novos caminhos que nos remetem a formação de uma nova
geração. Geração está que entende que apesar das diferenças
somos iguais.
A inclusão na
escola vem em encontro das necessidades que estas crianças têm em
relação ao mundo. Inclusão
é interagir com o outro, dando condições para que este possa sim
se sentir e estar inserido a este meio, se que aja distinção de
qualquer maneira que for. Inclusão é muito mais que colocar alguém
em uma sala de aula, é fazer com que ele se sinta parte dela e
interaja com todos os que ali estão.
Segundo a UNESCO
(1994), a origem do conceito de Escola Inclusiva deu-se em
decorrência de uma concepção comum que condiz com a
responsabilidade de uma pedagogia centrada na criança, capaz de
educar a todas, inclusive aquelas com desvantagens severas. As
crianças devem aprender juntas. Tal consenso concebe as diferenças
como condição humana ao passo que tenta adequar a aprendizagem às
necessidades da criança em respeito a sua dignidade.
Muitas são os que
falam em inclusão,
mas são poucos que buscam de maneira certa fazer com que está
inclusão aconteça mesmo. Mas devemos entender que não basta apenas
dar inserir estes alunos nas salas, mas também dar condições para
os profissionais estarem ai.
Inclusão é muito
mais do que apenas estar com estas crianças nas escolas, é nos
colocarmos nos lugares destas crianças e a partir daí mudar toda
esta situação, contribuindo assim para a verdadeira inclusão, sem
distinção de qualquer maneira.
COMITE
DE AJUDAS TECNICAS, CAT, Secretaria de Direitos Humanos da
Presidência da Republica (SDH/PR), Brasília, 2007. UNESCO.
Professora
Rose Andréia Pessôa Da Silva.
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