terça-feira, outubro 07, 2014

PEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

     
        Ao propor uma atividade com crianças, é interessante que, o professor já tenha preparado o material e o ambiente em que trabalhará com o grupo. Temos que pensar o tempo de duração das atividades. Além disso, a convivência necessita do estabelecimento de algumas regras. A primeira seria:
Regras de convivência
       Os momentos de conversa com todo o grupo tais como as conversas de roda, são oportunidades que merecem ser aproveitadas para a definição de regras essenciais, tais como respeitar a vez do outro falar, como usar o banheiro etc. É interessante que essas regras sejam registradas e que fiquem disponibilizadas para todos. A criança participa da construção de regras, aprende a ser parte de um grupo, ao mesmo tempo em que desenvolve sua autonomia.
       Normas de convivência, hábitos de higiene e organização acompanham sempre adultos e crianças durante a realização de qualquer tipo de atividade. O professor precisa ter consciência que estas questões precisarão ser discutidas muitas vezes com as crianças. Trata-se de um processo, no qual a criança aprende com o tempo e com a repetição. É preciso ter paciência, constância e firmeza. O exemplo dos pais e dos professores é fundamental. A partir dele, as crianças se baseiam para construir as suas próprias relações sociais.
LIMITES
       E o que são limites? É quando definimos o que pode e o que não pode ser feito em diferentes situações. A compreensão do trabalho pedagógico e da linha de pensamento educacional da família é fundamental para todos: criança, educador e pais. A essência da autonomia é que as crianças se tornem aptas a tomar decisões por si mesmas. Autonomia significa levar em consideração os fatores relevantes para decidir e agir da melhor forma para todos.
Castigos e recompensas
         O ideal é que não precisemos punir a criança e sim, consigamos fazê-la compreender o porquê da proibição do castigo. A criança não precisa ser recompensada com um presente ou com um elogio por aquilo que ela fez. O prazer de agir corretamente já é o suficiente para ela.
       Com base no texto os quatro pilares ( aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser), de uma educação para o século XXI e suas implicações na prática pedagógica faz – se um comparativo com o texto pedagogia na educação infantil sobre qual a importância da disciplina que atuo.
     

                                                        Katya C K Bertollo

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