Ao propor
uma atividade com crianças, é interessante que, o professor já
tenha preparado o material e o ambiente em que trabalhará com o
grupo. Temos que pensar o tempo de duração das atividades. Além
disso, a convivência
necessita do estabelecimento de algumas regras. A primeira seria:
Regras de convivência
Os momentos de conversa com todo o
grupo tais como as conversas de roda, são oportunidades que merecem
ser aproveitadas para a definição de
regras essenciais, tais como respeitar a vez do outro falar,
como usar o banheiro etc. É interessante que essas regras sejam
registradas e que fiquem disponibilizadas para todos. A criança
participa da construção de regras, aprende a ser parte de um grupo,
ao mesmo tempo em que desenvolve sua autonomia.
Normas de convivência, hábitos de
higiene e organização acompanham sempre adultos e crianças durante
a realização de qualquer tipo de atividade. O professor precisa ter
consciência que estas questões precisarão ser discutidas muitas
vezes com as crianças. Trata-se de um processo, no qual a criança
aprende com o tempo e com a repetição. É preciso ter paciência,
constância e firmeza. O exemplo dos pais e dos professores é
fundamental. A partir dele, as crianças se baseiam para construir as
suas próprias relações sociais.
LIMITES
E o que são
limites? É quando definimos o que pode e o que não pode ser
feito em diferentes situações. A compreensão do trabalho
pedagógico e da linha de pensamento educacional da família é
fundamental para todos: criança, educador e pais. A essência da
autonomia é que as crianças se tornem aptas a tomar decisões por
si mesmas. Autonomia significa levar em consideração os fatores
relevantes para decidir e agir da melhor forma para todos.
Castigos e recompensas
O ideal é que não precisemos
punir a criança e sim, consigamos fazê-la compreender o porquê da
proibição do castigo.
A criança não precisa ser recompensada com um presente ou com um
elogio por aquilo que ela fez. O prazer de agir corretamente já é o
suficiente para ela.
Com
base no texto os quatro pilares ( aprender a conhecer, aprender a
fazer, aprender a conviver, aprender a ser), de uma educação para o
século XXI e suas implicações na prática pedagógica faz – se
um comparativo com o texto pedagogia na educação infantil sobre
qual a importância da disciplina que atuo.
Katya C K Bertollo
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