terça-feira, outubro 07, 2014

Estimulação Essencial na Educação Especial


Estimulação Essencial na Educação Especial
Estou cursando o quarto semestre de pedagogia, emborra tendo pouco tempo de faculdade estou apredendo muito. No momento estou trabalhando no turno matutino em um CEIM como estagiária e no contraturno estou trabalhando no CAPP como professora com a educação especial, na Estimulação Essencial. A importância da estimulação essencial de crianças de 0 á 3 anos com necessidades educativas especiais deve existir acompanhamento tanto pelos professores e pais. O desenvolvimento cognitivo, afetivo, psicossocial da criança envolve questões importantes no processo de ensino aprendizagem. Assim, os professores devem criar estratégias para garantia deste processo escolar. O desenvolvimento precoce somente será possível se tornar efetiva, se o cérebro, ainda moldável, receber os estímulos apropriados para favorecer o seu desenvolvimento, consolidando e aumentando a estabilidade sócia emocional da criança. 
Um bom trabalho realizado com aluno deficiente mental na Educação Infantil, através da Estimulação Essencial, pode acelerar seu aprendizado, visto que o deficiente intelectual tem dificuldades na aprendizagem, e que precisa da estimulação e incentivo para desenvolver suas habilidades.


Toda criança, com ou sem deficiência intelectual, precisa de estímulos para aprender a se arrastar, engatinhar, sentar, andar e falar. Quando falamos que a Estimulação Precoce da criança deficiente deve começar o mais cedo possível, falamos de uma série de atividades específicas usadas para desenvolver a capacidade daquela criança, de acordo com seu grau de comprometimento e da fase de desenvolvimento em que se encontra.


Hoje sabemos, por exemplo, que o portador de deficiência tem apenas um ritmo de aprendizagem mais lento, embora as etapas ultrapassadas sejam as mesmas das crianças ditas normais. O objetivo da estimulação é justamente acelerar esse processo no desenvolvimento senso-motor, cognitivo e afetivo. A carência da estimulação nos primeiros anos de vida diminui o ritmo natural do processo evolutivo infantil, aumentando também o distanciamento dos padrões do desenvolvimento psicomotor, sócio efetivo, cognitivo e da linguagem.


As crianças atendidas pela Estimulação Precoce progrediram em seu desenvolvimento global. Quanto mais cedo à criança deficiente for diagnosticada e atendida, mais cedo tornará seu desenvolvimento acelerado aumentando as possibilidades de interagir com o meio no qual vive permitindo assim um melhor relacionamento com os demais. Quanto à demora do diagnostico, maior a tendência a desenvolver deficiências e a probabilidade de intensificá-las, dando origem a danos duradouros no processo evolutivo decorrente de fatores orgânicos ou ambientais.








Luiza Carolina Talgatti.

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