Estimulação Essencial na Educação Especial
Estou cursando o quarto semestre de
pedagogia, emborra tendo pouco tempo de faculdade estou apredendo
muito. No momento estou trabalhando no turno matutino em um CEIM como estagiária e
no contraturno estou trabalhando no CAPP como professora com a educação especial,
na Estimulação Essencial. A importância da estimulação
essencial de crianças de 0 á 3 anos com
necessidades educativas especiais deve existir acompanhamento tanto
pelos professores e pais. O desenvolvimento cognitivo, afetivo,
psicossocial da criança envolve questões importantes no processo de
ensino aprendizagem. Assim, os professores devem criar estratégias
para garantia deste processo escolar. O desenvolvimento precoce
somente será possível se tornar efetiva, se o cérebro, ainda
moldável, receber os estímulos apropriados para favorecer o seu
desenvolvimento, consolidando e aumentando a estabilidade sócia
emocional da criança.
Um bom trabalho realizado com aluno
deficiente mental na Educação Infantil, através da Estimulação
Essencial, pode acelerar seu aprendizado, visto que o deficiente
intelectual tem dificuldades na aprendizagem, e que precisa da
estimulação e incentivo para desenvolver suas habilidades.
Toda criança, com ou sem
deficiência intelectual, precisa de estímulos para aprender a se
arrastar, engatinhar, sentar, andar e falar. Quando falamos que a
Estimulação Precoce da criança deficiente deve começar o mais
cedo possível, falamos de uma série de atividades específicas
usadas para desenvolver a capacidade daquela criança, de acordo com
seu grau de comprometimento e da fase de desenvolvimento em que se
encontra.
Hoje
sabemos, por exemplo, que o portador de deficiência tem apenas um
ritmo de aprendizagem mais lento, embora as etapas ultrapassadas
sejam as mesmas das crianças ditas normais. O objetivo da
estimulação é justamente acelerar esse processo no desenvolvimento
senso-motor, cognitivo e afetivo. A carência da estimulação nos
primeiros anos de vida diminui o ritmo natural do processo evolutivo
infantil, aumentando também o distanciamento dos padrões do
desenvolvimento psicomotor, sócio efetivo, cognitivo e da linguagem.
As
crianças atendidas pela Estimulação Precoce progrediram em seu
desenvolvimento global. Quanto mais cedo à criança deficiente for
diagnosticada e atendida, mais cedo tornará seu desenvolvimento
acelerado aumentando as possibilidades de interagir com o meio no
qual vive permitindo assim um melhor relacionamento com os demais.
Quanto à demora do diagnostico, maior a tendência a desenvolver
deficiências e a probabilidade de intensificá-las, dando origem a
danos duradouros no processo evolutivo decorrente de fatores
orgânicos ou ambientais.
Luiza
Carolina Talgatti.
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