terça-feira, outubro 07, 2014

A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO PARA O BOM VIVER

Hoje com as grandes evoluções tecnológicas ocorrendo em nossa sociedade percebemos cada vez mais a grande importância do conhecimento. Nossas crianças estão cada vez mais inseridas nesse meio; celulares, tablets, notebook... O mundo da informação ao alcance da grande maioria.

O papel do professor nesta imensa roda de saberes é mediar estes saberes, fazendo com que os alunos desafiem-se na busca do verdadeiro conhecimento que os tornará cidadão. Cidadãos conscientes, críticos, participativos que respeitem as demais pessoas e saberes que elas trazem durante sua evolução histórica .

Para termos cidadão que valorizem o espaço onde vivem, a família, a escola, professores, os colegas e demais funcionários, precisamos desafiá-los a buscar saberes novos para melhorar sua vida em sociedade.

O aluno na atualidade está sempre bem informado. Contudo quando chega aos bancos escolares, o desafio do professor é mediar transformar esta informação fazendo com que ele tire dela o que tem de bom para sua vida. Quanto mais aprende, mais ensina também. Compartilhar o conhecimento adquirido com outras pessoas o torna ainda melhor como pessoa no relacionamento com os outros.

Tendo como base os quatro pilares da educação aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver, e aprender a ser o aluno precisará saber pensar, saber comunicar-se e pesquisar, ter raciocínio lógico, fazer síntese e elaborações teóricas, ser independente e autônomo, ser socialmente competente, compartilhando saberes com as demais pessoas, respeitando os saberes construídos ao longo de sua história, para ter assim uma vida digna, plena com direitos e deveres.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.