A língua portuguesa nos remete ao saber
ler, ouvir, escrever, falar e interpretar. Nesse sentido devemos
priorizar a importância do domínio de nossa língua e que ela nos
leva para um mundo
amplo na área das linguagens.
Desde os tempo
primitivos as pessoas se comunicavam através da escrita nas
pedras, que para alguns estudiosos diriam códigos e mais tarde
ampliou-se esse conhecimento partindo para a escrita na lousa. Nesse
tempo, as pessoas não usavam e nem conheciam os materiais para
escrever, isto é, lápis,
caneta e outros, Elas faziam uso da pena para escrever.
Pode-se dizer que para assimilarmos alguns conhecimentos é
necessário conhecermos as práticas pedagógicas que segundo Delors
elas devem preocupar-se em desenvolver quatro aprendizagens
fundamentais, que serão para cada indivíduo os pilares do
conhecimento: aprender a conhecer indica o interesse, a abertura para
o conhecimento, que verdadeiramente liberta da ignorância; aprender
a fazer mostra a coragem de executar, de correr riscos, de errar
mesmo na busca de acertar; aprender a conviver traz o desafio da
convivência que apresenta o respeito a todos e o exercício de
fraternidade como o caminho do entendimento; e, finalmente, aprender
a ser, que, talvez, seja o mais importante por explicitar o papel do
cidadão e o objetivo de viver.
A educação baseia-se nos quatro
pilares , e os saberes e competências a se adquirir são
apresentados, aparentemente, divididos. Essas quatro vias não podem,
no entanto,Dissociar-se
por estarem imbricadas, constituindo interação com o fim único de
uma formação holística do indivíduo.
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