quarta-feira, outubro 08, 2014

A importância da língua portuguesa na sala de aula



     A língua portuguesa nos remete ao saber ler, ouvir, escrever, falar e interpretar. Nesse sentido devemos priorizar a importância do domínio de nossa língua e que ela nos leva para um mundo amplo na área das linguagens.
     Desde os tempo primitivos as pessoas se comunicavam através da escrita nas pedras, que para alguns estudiosos diriam códigos e mais tarde ampliou-se esse conhecimento partindo para a escrita na lousa. Nesse tempo, as pessoas não usavam e nem conheciam os materiais para escrever, isto é, lápis, caneta e outros, Elas faziam uso da pena para escrever.
     Pode-se dizer que para assimilarmos alguns conhecimentos é necessário conhecermos as práticas pedagógicas que segundo Delors elas devem preocupar-se em desenvolver quatro aprendizagens fundamentais, que serão para cada indivíduo os pilares do conhecimento: aprender a conhecer indica o interesse, a abertura para o conhecimento, que verdadeiramente liberta da ignorância; aprender a fazer mostra a coragem de executar, de correr riscos, de errar mesmo na busca de acertar; aprender a conviver traz o desafio da convivência que apresenta o respeito a todos e o exercício de fraternidade como o caminho do entendimento; e, finalmente, aprender a ser, que, talvez, seja o mais importante por explicitar o papel do cidadão e o objetivo de viver. 
    A educação baseia-se nos quatro pilares , e os saberes e competências a se adquirir são apresentados, aparentemente, divididos. Essas quatro vias não podem, no entanto,Dissociar-se por estarem imbricadas, constituindo interação com o fim único de uma formação holística do indivíduo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.