quarta-feira, agosto 15, 2012

ANIMAIS


CURSO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
CHAPECÓ-SC
E.B.M REALEZA
TURMA: MATERNAL VESPERTINO
PROFESSOR REGENTE: ANGELA
PROFESSOR: GENECI
AGENTE EDUCATIVO: FRANCIELE

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 23 de abril à 23 maio de 2012.

PROJETO: ANIMAIS

JUSTIFICATIVA

Justifica-se o tema animais por sua presença no cotidiano das crianças, também pelo afetos que as crianças demostram ter por eles.
Os animais também estão presentes cotidianamente na vida das crianças, ou seja, em casa, a maioria possui algum animal de estimação, também se presencia os animais, nos desenhos animados, histórias, músicas, danças, jogos e brincadeiras. Também percebeu-se o interesse das crianças por animais nas diferentes atividades dirigidas durantes as aulas.

OBJETIVOS:
OBJETIVO GERAL:
Proporcionar atividades lúdicas e educativas onde as crianças possam compreender que os animais são seres vivos, que tem diferentes espécies e que todos precisam de cuidados e proteção.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Identificar diferentes tipos de animais (domésticos, não domésticos, peludos, répteis, aquáticos, selvagens … )
  • Identificar o habitat dos animais
  • Distinguir animais nocivos, domésticos, selvagens etc …
  • Desenvolver a criatividade
  • Reconhecer aspectos característicos dos animais
  • Reconher o alimento necessário para cada tipo de animal
  • Identificar a importância dos animais na sociedade

CONTEÚDOS

  • Diferentes tipos de animais (domésticos, etc …)
  • Animais que as crianças tem em casa
  • Nome dos animais
  • Cuidados
  • Relação com animais adulto x crianças
  • Som dos animais
  • Higiene dos animais
  • A importância dos animais na vida social do homem
  • Letras do Alfabeto
  • Números
  • Recorte e colagem
  • Dobradura

PRÁTICA SOCIAL INICIAL:

  • As crianças já identificam alguns animais.
  • As crianças já sabem que existem diversos tipos de animais.
  • As crianças já tem uma noção do que os animais comem.

PROBLEMATIZAÇÃO:

  • Você sabe quais são os animais domésticos, selvagens, répteis ?
  • Você sabe que os animais tem uma alimentação diferente da nossa ?
  • Você sabe que os animais precisam de cuidados ?
  • Você tem algum animal em casa ?

INSTRUMENTALIZAÇÃO:

- Histórias infantis: Sandro: o sapo - contar a história no tapete com fantoche – e fazer o dedoche do sapo.
  • História: O leão preguiçoso – contar a história – dramatizando-a e fazer um painel coletivo sobre a história com tinta guache.
  • História: Na Floresta – sentar no tapete com as crianças e contar a história com fantoche – desenho da história.
  • História – Fazenda – contar a história no tapete - recorte e colagem de diferentes animais da fazenda no painel.
  • História - O fantástico fundo do mar – contar a história com as crianças no tapete – desenho da história.
  • História – A Galinha Ruiva – dramatizar a história – reestruturar a história com as crianças, dando um final diferente em que todos os animais colaborem para fazer o pão – degustação do pão. Desenho sobre a história

FILMES:
  • Chapeuzinho Vermelho
  • Cocoricó
  • Cante e conte comigo
  • A Era do Gelo
  • Xuxa só para Baixinhos
Músicas:
A cobra não tem pé - confecção da cobra com casca de ovo para cada criança. Confecção com TNT – marrom da cobra com as crianças.

Meu pintinho amarelinho, O Sapo não lava o pé, Sapo Cururu, Borboletinha, Se eu fosse um peixinho e , Seu lobato tinha um Sítio …

Cds – Xuxa - Infantil – No ritno do bebê – Festa da criança – Caixinha de Música – Aline Barros
  • Confeccionar dobradura de peixe – música se eu fosse um peixinho.
  • Com massinha de modelar – confeccionar os animais
  • Desenho de animais da fazenda – com giz de cera.
  • Dobradura do gato – enfatizar animal domésticos
  • Dobradura da zebra – enfatizar que é um animal doméstico
  • Colar EVA amarelo no pintinho – música meu pintinho amarelinho … (trabalhar a cor amarela – animal )
  • Texto do Elefante – Sabem como eu sou ? - pintar o elefante
Sabem como eu sou ? EU SOU VELHO, ALTO E FORTE E ANDO MUITO DEVAGAR. TENHO MEDO DO ESCURO E SOU GORDO PRA DANAR. SOU ALEGRE E PREGUIÇOSO E GULOSO QUE DÁ GOSTO DIZEM QUE EU SOU BONITO, MAS SE ALGUÉM ME CHAMAR DE FRACO, VIRA LOGO MEU INIMIGO .
  • Montagem do macaco – enfatizar sobre a alimentação do macaco.
  • Atividade da letra C – associando com o nome das crianças com a letra C e de animais.
  • Atividade da letra D – Associando com o nome das crianças com a letra D e de animais
  • Jogos de montar – agrupar em quantidades
  • Números – contar quantos tem na sala de aula
  • No painel, fazer um coelho – colar algodão, enfatizando as sensações – pêlo.


AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada em todos os momentos e situações com as crianças através das atividades e observações do dia-a-dia das manifestações do conhecimento e desenvolvimento na perspectiva da totalidade das crianças.

PRÁTICA SOCIAL FINAL

- Se dará no decorrer das atividades propostas, onde será observado o interesse e envolvimento das crianças nas atividades desenvolvidas, e se conseguiram compreender a temática trabalhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.