quarta-feira, agosto 15, 2012

PROJETO FOLCLORE BRASILEIRO


CURSO TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO
NTM CHAPECÓ - SC
DISCIPLINA: Artes
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 1º bimestre
PROFESSORA PÓS-GRADUADA EM CRIATIVIDADE: ARTE E TECNOLOGIAS: Daiane Bortolosso
  1. TEMA:
        PROJETO FOLCLORE BRASILEIRO  

2.JUSTIFICATIVA:

        Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. Como agosto é o mês do Folclore, aproveitei para trabalhar com meus alunos as lendas e mitos da cultura popular brasileira, festas populares, festividades e comemorações, jogos, brincadeiras e outros. Expressar tradições culturais, conhecimentos, lendas, crenças populares, contos e cantigas roda. Assim é a melhor maneira de evidenciar o folclore para a garotada e fazer com que permaneça vivo nas gerações futuras. O saber popular busca assim, ampliar o conhecimento, a compreensão e análise das conquistas dessa cultura e seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições de um povo.





3. OBJETIVO GERAL:

      Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira: conhecer a importância do folclore para as crianças e comunidade.
  
3. 1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


- Estabelecer o contato com as diversas formas, materiais e imagens (obras de arte),
- Experimentar diferentes materiais e técnicas na produção artística,
valorizando a estética;
- Apreciar esteticamente a produção cênica/corporal, local e escolar;
- Apreciar danças folclóricas e populares;
- Expressar-se livremente, demonstrando valores estéticos.

4. CONTEÚDOS
 
- Personagens do Folclore brasileiro;
- Parlendas;
- Mitos;
- Brincadeiras/jogos;
- Cantos folclóricas;
- Danças folclóricas e danças populares.

5. PROBLEMATIZAÇÃO

- O que é Folclore?
- Quais as cantigas de nosso Folclore que você conhece?
- Como são os personagens de nosso Folclore?
- Quais as brincadeiras que conhecemos do nosso Folclore?
- Como são as danças Folclóricas?


6.PRÁTICA SOCIAL INÍCIAL:

- Você sabe o que é folclore?
- Você conhece alguma cantiga folclórica?
- Qual brincadeira folclórica você conhece?
- Qual personagem você conhece?

7. INSTRUMENTALIZAÇÃO:
Pesquisa de lenda, parlenda e mitos; Brincadeiras; Danças; Textos e poesias; Músicas; Cruzadinhas; Adivinhas; Provérbios; Jogos e brincadeiras; Dobraduras; Cartazes
8. AVALIAÇÃO:

A avaliação será processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. Será avaliado também se o aluno consegue localizar-se espacialmente. 

9. PRÁTICA SOCIAL FINAL:

- Observar a prática dos alunos quanto à valorização, o conhecimento e identificação do folclore brasileiros e seus personagens;
- Reconhecer as festas folclóricas; 

10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

CUNHA, Sergio. Arte, educação e projetos. Educação & Cia.3ª Edição -2005.
PROENÇA, Graça. História da arte. São Paulo: Editora Ática, 1994.
SCHILICHTA, Consuelo A.B.D., Tavares Isis Moura, TROJAN Rose Meri – Coleção Arte – Ensino Fundamental. Curitiba: Modulo 2006.
PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. – Brasília: MEC/SEF, 1998.

 


 


 

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