quinta-feira, agosto 16, 2012

O SURGIMENTO DO UNIVERSO



Professora Pós Graduada em Educação: LUIZA ROLIM HUBNER

1. TEMA: O SURGIMENTO DO UNIVERSO
2. JUSTIFICATIVA:
Desde os tempos antigos, os homens sempre tiveram curiosidade e tentavam explicar a origem do Universo da forma que eles conseguiram imaginar.
Para isso, tiveram que criar lendas, inventaram mitos. Deram corpo e forma a seres considerados superiores aos homens e possuidores de poderes especiais. Por essa razão, esses seres eram considerados deuses.
Já, os astrônomos contemporâneos apontam diversas hipóteses para o surgimento do Universo. Para eles, toda matéria do universo formou-se a partir de uma “grande explosão”, que ocorreu aproximadamente 15 bilhões de anos. Essa explosão recebeu o nome de Big-Bang.
A teoria do Big-Bang, diz que toda a matéria existente estava concentrada em um ponto, e uma forte “explosão”, fez com que ela fosse fragmentada e sofresse expansão criando o Universo que conhecemos hoje.
A formulação da teoria do Big-Bang, só foi possível graças ao acúmulo de registros e aos estudos realizados ao longo da história do ser humano.
O cientista Newton, foi o primeiro a sistematizar a moderna ciência da natureza, formulando definições e noções de massa, força, inércia, espaço, tempo e movimento.
A necessidade de trabalhar o conhecimento científico, partiu da curiosidade que os educandos tem sobre o surgimento do Universo.

  1. OBJETIVO GERAL:

Sistematizar elementos relacionados aos conceitos físicos, partindo de hipóteses que as crianças trazem do seu cotidiano.

    1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

    • Levantar hipóteses de como surgiu o Universo.
    • Estabelecer relações com fenômenos naturais e científicos.
    • Compreender como se formou o Universo.

  1. IDENTIFICAÇÃO DA TURMA:
Alunos da 3ª Série do Ensino Fundamental, do turno Vespertino, da Escola de Educação Básica Professora Luiza Santin.

  1. METODOLOGIA / ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

    • Iniciando a aula sobre o Universo, questionando num primeiro momento os alunos, com as seguintes perguntas:
. O que é o Universo?
. O que existe no Universo
. Como surgiu o Universo?
    • Será registrado em cartazes a visão dos alunos sobre o tema, através de desenhos. (em grupos)
    • Após, cada grupo apresentará seu desenho, explicando o que construíram.
    • Partindo desta visão, os alunos farão uma pesquisa, para o desenvolvimento do conhecimento científico, sendo que para isso, utilizarão a Internet, livros, revistas, jornais, dicionários, etc.
    • Com o resultado da pesquisa, os alunos produzirão um texto individual, ilustrando-o, baseado no conhecimento científico.
    • Complementando a pesquisa, será apresentado, uma fita de vídeo “Explosão Big-Bang”, permitindo que a criança comece a estruturar conceitos científicos mais complexos, relacionados à física, especialmente as forças da natureza.
    • Para representar a explosão, será usado um balão, contendo dentro, (papel picado, pedrinhas, arroz, feijão, bolinhas de isopor, etc. Com isso, será feito uma observação dos objetos que estavam no balão, relacionando com o que existe no Universo hoje.
    • Será feito questionamentos sobre o conceito de Universo, que eles tinham no primeiro momento da aula e após a experiência.
    • Contextualizar um texto informativo: “O Universo” (ANEXO)

  1. RECURSOS UTILIZADOS:

    • Vídeo
    • TV
    • Livros
    • Dicionário
    • Cartazes
    • Textos da mídia
    • Balão

  1. AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita enquanto sujeito histórico social, onde o aluno será avaliado através de:
    • Participação
    • Interesse
    • Observação
    • Criatividade
    • Organização
Desta maneira o aluno, consegue ver, relacionar, aprender e se posicionar, elaborando seu próprio conhecimento.


O Universo

O Universo teve um começo, hoje chamamos de Big-Bang.
O Universo antes era um pouco brilhante e quente, menor que um átomo. Com uma explosão primordial ele começou a se expandir. Finalmente o hidrogênio no espaço se resfriou e começou a formar estrelas e galáxias que surfam pelo espaço, que continua a se expandir.Calcula-se que de 15 a 20 bilhões de anos começou o Big Bang.
Big Bang, uma das teorias sobre a origem do Universo. Foi uma grande explosão que teria dado origem a toda matéria existente. Como decorrência dessa explosão o Universo continua a se expandir até hoje, até que chegará ao ponto em que voltará a se contrair. Depois ocorrerá novamente uma expansão e o ciclo se repetiria.
Outra teoria afirma que o Universo não teve início e não terá fim, sendo sua matéria continuamente reposta.
O Universo é formado por Corpos Celestes que podem ser estrelas, planetas, cometas, satélites, galáxias, nebulosos buracos negros ou quasares.
Galáxias: conjunto de milhões de estrelas que giram em torno do centro de um núcleo. É um conjunto de estrelas de diversos tipos e nebulosas gasosas.
Estrelas: Corpos luminosos e quentes que possuem luz e calor próprios resultantes da fusão nuclear.
Plantas são corpos celestes que giram ao redor das estrelas.
Cometas: formados por gelo e poeira, supõem-se que haja um milhão de cometas em órbita do sol. Periodicamente, os cometas se aproximam da Terra, podendo ser observados. O mais famoso é o cometa Halley, que se aproxima da Terra a cada 76 anos. Sua primeira aparição em 1759, comprovou a teoria da gravitação de Newton. Em 1986, causou frustração aos amadores.
Galáxias: são um conjunto de estrelas, poeira e gases. Há vários tipos de galáxias, sendo as principais as aspirais e as elípticas. Supõe-se que a Via Láctea onde está localizado o sol seja do tipo espiral.
O sol é apenas uma das 100 bilhões de estrelas que fazem parte da Via Láctea.
Nebulosas: corpos celestes com extensão de luz indistinta. A dois tipos, difusas ou remanescentes.
Buracos Negros: são corpos celestes, que possuem enorme força gravitacional, atraindo até mesmo a luz.
Quasar: Corpo celeste do tamanho de uma estrela, mas que emite energia, equivalente a de uma galáxia.

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